Alguma vez você já ficou curioso para saber em quais lugares do seu site os visitantes mais clicam? Saiba que existem ferramentas que mostram o mapa de calor do site (heat map) e indicam as principais ações que os usuários realizaram. Para saber mais sobre o assunto, confira as dicas no vídeo abaixo:
Comportamento do Usuário
Uma das ferramentas mais completas do mercado para monitorarmos as ações de um usuário em um site é a Crazy Egg. Com ela, você identifica onde as pessoas clicam, quanto tempo elas ficam atentas a uma determinada região do site, quantas dão scroll na página e o que faz com que elas deixem o site.
Através do heat map, que nada mais é do que uma representação gráfica em cores, você consegue identificar o mapa de calor do site, ou seja, os pontos que mais chamam atenção do usuário em uma determinada página.
Funcionamento
Para começar a mapear as ações do usuário, basta inserir um código do Crazy Egg nas páginas que você deseja monitorar. A partir daí, o trabalho fica por conta da ferramenta, que será responsável por coletar os dados e disponibilizá-los em relatórios.
Os insights fornecidos pela ferramenta ajudarão você a melhorar a experiência do usuário e a conversão de suas páginas. Com a Crazy Egg você entenderá quais são os melhores lugares da página para inserir banners, formulários, caixas de captura de e-mails, entre outros elementos.
Resultados Práticos
Ao usar a ferramenta de heat map aqui na Agência Mestre, percebemos que os usuários estavam clicando em alguns elementos que pareciam ser clicáveis, mas na verdade não eram. Quando nós entendemos o comportamento do usuário nas páginas do site, conseguimos redesenhar o layout e aumentar nossa taxa de conversão.
Quando descobrimos que os usuários do nosso site não encontravam o formulário de contato e orçamento, decidimos deixar o menu superior do site fixo, para que quando eles rolassem a página, ainda pudessem enxergar o botão de orçamento. Isso deu muito certo! Os cliques no botão de orçamento aumentaram consideravelmente.
Conclusões
Quanto mais você otimizar a experiência do usuário, melhor serão seus resultados. Por isso, nosso conselho é que você busque a melhoria contínua. Procure entender de fato o que o seu usuário procura e como ele se comporta em suas páginas. Dessa forma você poderá deixar as coisas mais visíveis e fáceis para ele, o que consequentemente aumentará sua taxa de conversão e a satisfação do usuário.
Sucesso!