Espera-se que a segmentação com base no Interesse dos usuários seja uma forma dos anunciantes encontrarem uma audiência mais relevante.
No entanto, dados de um estudo realizado pela Universidade Estadual da Carolina do Norte mostram que essa segmentação pode ser até 33% imprecisa. Para comprovar o estudo, pesquisadores da NC State fizeram dois testes, e obtiveram resultados semelhantes.
Como foi realizado o experimento?
O primeiro teste, realizado com 14 contas criadas apenas para este experimento, foi utilizado para identificar quais interesses eram associados aos usuários, de acordo com o conteúdo que consumiam ao rolar o feed.
No primeiro momento, os resultados foram 32,33% irrelevantes. De acordo com Aafaq Sabir, um dos autores desse estudo, “A principal descoberta aqui é que o Facebook adota uma abordagem agressiva para inferência de interesse”.
Um ponto importante que deve ser observado é o quanto os conteúdos básicos podem influenciar os interesses atribuídos aos usuários, afinal, todas as contas utilizadas nessa primeira fase não possuíam histórico na plataforma.
No segundo momento, a equipe procurou utilizar um grupo diversificado de usuários. Utilizando uma extensão de navegador para coletar os dados de 146 participantes ao redor do mundo, foi verificado que 29,3% dos interesses que o Facebook listou para os participantes não eram realmente de interesse.
Por que essas informações são importantes?
Embora o estudo realizado tenha um grupo amostral muito pequeno em comparação com o total de usuários da rede social, 33% de imprecisão é uma quantidade preocupante, algo que poderia levar os anunciantes a questionarem seus investimentos.
Os especialistas explicam que a melhor alternativa é analisar o desempenho da conta e realizar ajustes nas categorias de interesse com base nos dados apresentados. Dessa forma, entendemos que os resultados do estudo nos mostram onde podemos encontrar o problema, não como solucioná-lo.
Além disso, a Meta está sempre procurando melhorar suas segmentações, para que seus usuários recebam sempre o melhor conteúdo possível. Por isso, é recomendado manter atenção aos termos de interesse, que podem sofrer alteração e impactar negativamente seus resultados.
Mais sobre Facebook Ads
- a Meta oferece diversas opções de segmentação para que seus anúncios sejam entregues ao público certo, veja como a segmentação geográfica pode afetar seus resultados;
- existe horário certo para anunciar? Alguns padrões no hábito de uso da internet por parte dos usuários podem ser importantes para definir o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook Ads!;
- sua conta o Facebook Ads foi bloqueada e você está impedido de anunciar na maior rede social do mundo? Calma! Leia nosso artigo: conta de Facebook Ads bloqueada: como evitar esse problema?
Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana os principais acontecimentos sobre Marketing Digital.