Segundo o maior buscador do mundo, o acesso à antiga versão do Search Ads 360 deverá ser descontinuada até o início de 2024, por isso, os anunciantes devem migrar para a nova plataforma anunciada pelo Google no dia 17 de abril de 2023.
Confira os detalhes sobre essa novidade e como realizar a migração corretamente:
Upgrade para o novo Search Ads 360
Desde fevereiro de 2022, o Google possui uma nova versão do Search Ads 360. A ferramenta é utilizada por profissionais de marketing para avaliar, gerenciar e otimizar suas campanhas de pesquisa em vários canais.
Agora, após mais de um ano do lançamento, o buscador está informando aos anunciantes que devem realizar a migração definitiva para a nova plataforma até o primeiro trimestre de 2024, quando a versão original – ativa há mais de 10 anos – será descontinuada.
Conforme anunciado pelo buscador em seu blog oficial:
“Continuamos aprimorando o novo Search Ads 360 com base em seus comentários para garantir que você tenha as ferramentas necessárias para executar campanhas bem-sucedidas em vários canais.”
Para esclarecer, é possível executar uma campanha de anúncios de pesquisa no Google Ads sem o uso do Search Ads 360. No entanto, esse aplicativo é especialmente útil para profissionais que gerenciam várias campanhas de pesquisa em diferentes plataformas. Se você é uma agência ou gerencia várias campanhas, o Search Ads 360 oferece uma plataforma de gerenciamento viável e eficiente.
Como realizar a migração para a nova ferramenta do Search Ads 360?
A maioria dos anunciantes já pode agendar a sua atualização para a nova versão do Search Ads 360. É importante que a migração seja realizada com antecedência pois, mesmo que a ferramenta não seja desativada antes de 2024, alguns produtos e recursos já estão sendo desabilitados gradualmente, dificultando a otimização de campanhas.
Para tornar a transição o mais fácil possível, o Google exibirá uma notificação no produto quando o agendamento da atualização estiver disponível para cada usuário. Além disso, uma data recomendada de atualização será sugerida, que pode ser adiada até janeiro de 2024.
Para evitar problemas, o Google recomenda que os usuários agendem sua atualização com antecedência suficiente antes do encerramento definitivo da versão antiga do Search Ads 360, previsto para ocorrer entre fevereiro e abril de 2024.
O que há de novo nessa edição do Search Ads 360?
O buscador afirma que, após o update, os usuários terão acesso a novos tipos de campanhas e recursos empresariais e ainda poderão manter o acesso à interface de usuário anterior do Search Ads 360 até o encerramento.
Segundo informações compartilhadas no blog oficial do buscador, alguns usuários que já migraram para o novo Search Ads 360 relataram melhorias significativas em seu fluxo de trabalho e até mesmo uma redução de 20% em sua carga de trabalho. Além disso, anunciantes como a Conforama viram melhorias no desempenho de seus anúncios ao combinarem lances do Floodlight com os novos tipos de campanha oferecidos pela plataforma atualizada.
Outros recursos apresentados são:
Suporte aprimorado aos mecanismos de busca além Google
O novo Search Ads 360 pretende simplificar a gestão de campanhas de pesquisa em vários canais, com uma interface de usuário atualizada e soluções empresariais exclusivas, com suporte aprimorado para Google Ads, Microsoft Advertising e Yahoo!
A ferramenta agora possui acesso a recursos do Google Ads, como informações sobre leilões e anúncios Discovery. Além disso, foram adicionados recursos do Microsoft Ads, como ajustes de lance de idade e sexo e URLs finais para dispositivos móveis.
Inovações corporativas
Outra novidade anunciada é um recurso de modelos, que permitirá a maioria dos usuários automatizar a criação e atualização de anúncios em grande escala usando feeds de dados.
E, pensando no acompanhamento de métricas dos projetos, a ferramenta também oferece relatórios avançados e integrações corporativas com o Looker Studio. Assim, os anunciantes podem criar painéis personalizados para visualizar rapidamente as principais métricas e áreas de desempenho.
Após vários feedbacks dos usuários, o buscador também atualizou a visualização e o gerenciamento de informações de faturamento, com uma nova função de usuário chamada “Administrador e Faturamento”, os usuários podem visualizar e editar todas as configurações de faturamento em um só lugar.
Planejamento orçamentário e aprimoramento do desempenho
Por fim, o buscador também realizou diversas atualizações no recurso anunciado em 2022, exclusivamente no novo Search Ads 360: o Performance Center. Ele auxilia os usuários a controlar seus orçamentos em campanhas e mecanismos de pesquisa de forma integrada e sem o uso de planilhas.
O objetivo do buscador é facilitar ao máximo o período de migração dos anunciantes, por isso, é provável que novas ferramentas e recursos sejam anunciados pelo Google até 2024.