Neste novo vídeo da Mestre TV, Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, vai tratar sobre o orçamento investido em campanhas em mídia e ensinar a mensurar os degraus de investimento necessários para que resultados esperados sejam alcançados.
A primeira dica dada por Fábio é ter a chamada verba de guerra. Explicando o termo, seria um valor inicial investido nos anúncios para que possa ser analisado o quanto é entregado de retorno. As opções são Facebook, Linkedln, Google, entre outras. Cada uma vai ser mais adequada dependendo para uma ocasião em questão, por exemplo, o Facebook costuma ser mais barato que o Linkedln e o Google ficaria na posição intermediária em relação aos valores dos anúncios.
Valor de guerra para campanhas de mídia
Quando tratamos de orçamento destinado aos anúncios, como Fábio enfatizou, é necessário uma verba de guerra. A dúvida que surge é de quanto deve ser a verba inicial? Claro que essa dimensão gira na proporção da empresa. Contudo, Ricotta sugere que os valores sejam entre 2.000 a 10.000 reais. É bom lembrar que essa referência é fornecida para quem nunca fez um investimento em campanhas de mídia.
A sugestão de é que o valor investido rode por dois meses, para que seja feita uma comparação dos resultados obtidos a cada mês. É possível também analisar métricas como a taxa de conversão, CTR (relação de cliques e impressões) dos anúncios.
Expectativa de retorno de investimento em campanhas de mídia
Sem dúvidas, a meta principal dos custo com campanhas de mídia é entregar valores superiores ao que o que foi investido, ou seja, gerar lucro. Caso o valor investido for maior do que o valor obtido com a campanha, pode ser que exista um problema na forma como o anúncio é feito. Outro fator possível é que o tempo de compra do usuário seja longo. Fábio dá o exemplo da Agência Mestre, na qual o tempo de fechamento de contrato é de 45 dias.
Esse aspecto do tempo não é uma realidade vivida por e-commerces, pois a conversão ocorre de maneira mais rápida. Porém, quando falamos de empresas B2B, o ciclo de compra é mais longo, fato que vai justificar o tempo para enxergar e analisar os resultados dos valores investidos em mídia.
Caso o tempo de fechamento de uma compra da sua empresa ser mais que dois meses, o ideal é que seu investimento em mídia acompanhe esse período, se possível que seja o dobro.
Tempo de Fechamento
Para que fique claro, o tempo de fechamento para a ocorrência de uma conversão pode ser entendido por meio do CRM, pelo Pipedrive é possível estimar o ciclo de venda.
Como escalar a verba para campanhas de mídia?
Para conseguir mensurar qual o valor deve ser investido, é importante analisar a métrica do CPA, custo por aquisição. Ou seja, seria qual preço poderá ser pago por conversão e qual lucro esse investimento entregará para minha empresa. Para definir o custo máximo, alguns pontos devem ser analisado, como:
- Preço de venda;
- Margem de lucro (sem levar em consideração os lucros dos anúncios);
- Lucro médio por venda;
Fábio exemplifica:
Imagine que seu preço de venda seja 100 reais e sua margem de lucro 30 reais, ou seja, seu lucro médio por venda será de 30 reais. Por meio desses valores, fica visível que o teto de gastos para investimento é de 30 reais. Contudo, com esse valor, não há lucro, apenas são cobertos todos os custos, sem que ocorra prejuízo. Caso contrário, sua empresa estará pagando para que aconteça a venda de um produto.
Calculando o CPA
Fábio explica, portanto, a importância de conhecer o CPA para que os valores de investimentos tenham efeito efetivo. Para ter esse dado, basta calcular: o valor gasto por campanhas de mídia divido pela quantidade de conversão. Exemplificando, imagine um gasto de 1000 reais em anúncios que renderam quatro conversões, fazendo uma divisão simples, é encontrado o valor de 250 reais por conversão ou aquisição.
É importante lembrar que para compreender se o valor encontrado é uma boa referência ou não, é preciso analisar sua taxa de lucro. Por fim, Fábio Ricotta esclarece a importância de realizar um investimento inicial com a verba de guerra, pois é a partir desse ponto que é possível realizar testes e conseguir mensurar o CPA. Lembrando que cada mídia terá um CPA diferente.
Gostou deste vídeo? Confira mais no episódio 135 – Por que Seus Anúncios Estão Vendendo Pouco?