O novo bloco de anúncios do AdSense tem como objetivo melhorar o engajamento do usuário no seu site.
Para isso, a “Pesquisa de conteúdo relacionada” pretende ajudar no direcionamento dos usuários para mais elementos relacionados em seu site. Utilizando o novo recurso, os editores poderão criar experiências de pesquisa ainda mais úteis e abrangentes.
Fonte: Blog Oficial AdSense
Basicamente, o bloco de anúncios funciona como um prompt de conteúdo sugerido em seu site, que encaminha os usuários para mais páginas que estejam relacionadas ao conteúdo que já estão visualizando.
Pronunciamento Oficial do Google
De acordo com o buscador, o novo recurso é: “uma unidade de navegação contextual que mostra aos usuários termos de pesquisa relacionados à página que estão visualizando no site de um editor”.
O Google explica que, quando o usuário clica em um termo de pesquisa, ele é redirecionado para uma página de resultado no site do editor do anúncio, onde encontrarão outros tópicos relevantes.
“Como resultado, a pesquisa relacionada de conteúdo pode ajudar os editores a aumentar o engajamento do site — incluindo tráfego do site, visualizações de página e impressões de anúncios — e gerar receita incremental.”, diz o buscador.
Dessa forma, é possível aumentar o tempo de permanência de um usuário em suas páginas, além de fazer com que ele visite mais páginas e fique exposto a mais anúncios, aumentando o engajamento com a sua marca.
Uma solução preocupada com a privacidade
Pensando em uma internet sem cookies, a “Pesquisa de conteúdo relacionada” é um dos primeiros recursos de anúncios desenvolvido para suprir a necessidade de rastrear os usuários com práticas que ficarão — muito em breve — no passado.
O Google reforça que esta é uma solução que preserva a privacidade do usuário, de forma que: “Ele usa o conteúdo da página, em vez de dados do usuário, para fornecer termos de pesquisa relevantes. Enquanto isso, os anúncios na página de pesquisa segmentam o termo de pesquisa em que o usuário clicou, e não os dados reais do usuário.”
Ou seja, dessa forma será possível fornecer soluções de anúncios mais personalizadas, sem a necessidade de cookies. Utilizando o novo modelo de dados baseados em tópicos, será possível rastrear o desempenho dos anúncios, sem expor os dados do usuário.
Mais sobre Tráfego Pago
- Os anúncios digitais devem representar 55,5% do total de investimento em anúncios no cenário global, 14,8% a mais que em 2021;
- além disso, os gastos com anúncios para celular devem crescer novamente, superando o crescimento de 23% em 2021;
- utilize o Google Ads para levar seu negócio ao alcance de mais pessoas! Confira nosso e-book sobre como anunciar no Google e descubra as possibilidades que o buscador oferece para você.
Quer ficar por dentro das novidades sobre o Google? Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana os principais acontecimentos sobre Marketing Digital.