Após descontinuar o eCPC ou CPC Otimizado nas campanhas do Google Shopping, o Google anuncia o encerramento do modelo em todas as campanhas até Outubro de 2024.
Confira os detalhes da novidade, um ano após o encerramento parcial no Google Shopping.
Google Ads descontinuará o CPC otimizado
A partir de outubro, o Google Ads descontinuará o uso do CPC otimizado (ECPC) em campanhas de pesquisa e display. A mudança impacta diretamente a forma como os gestores de tráfego ajustam suas estratégias de lances.
O CPC otimizado foi uma ferramenta amplamente utilizada por anunciantes para ajustar automaticamente os lances com base na probabilidade de conversão, aumentando as chances de resultados sem sair do modelo de CPC manual.
No entanto, com o avanço de soluções automatizadas e baseadas em IA, como os Lances Inteligentes, o Google está migrando sua base de usuários para essas opções mais sofisticadas.
A partir de outubro, os anunciantes deverão ajustar suas campanhas para utilizar outros tipos de automação de lances oferecidos pela plataforma. Segundo compartilhado, o cronograma será:
- Outubro: opção eCPC removida para novas campanhas.
- Março de 2025: todas as campanhas eCPC restantes serão transferidas para CPC manual.
Fim das Campanhas de CPC Otimizado no Google Shopping
Desde 2023, todas as campanhas do Google Shopping que usam eCPC foram atualizadas para lances manuais de CPC.
Conforme anunciado pelo Google Ads, as campanhas no formato de custo por clique otimizado foram descontinuadas no Google Shopping a partir de outubro de 2023. Os anunciantes foram informados por e-mail que, após a mudança, suas campanhas seriam atualizadas e devem se comportar como se estivessem usando lances manuais de CPC.
Por que o buscador está atualizando as campanhas de CPC Otimizado no Google Shopping?
Com seus novos avanços de IA e outras atualizações realizadas constantemente pelo buscador, o Google informa que está adotando estratégias e campanhas mais avançadas à medida que sua tecnologia melhora.
O buscador ainda destaca que o eCPC foi lançado há mais de 10 anos, período em que novas estratégias como ROAS desejado e Campanhas Performance Max surgiram e se tornaram opções mais atuais para alcançar os mesmos (ou melhores) resultados.
Próximos passos: o que os anunciantes devem fazer?
O Google publicou algumas recomendações para que os anunciantes que estão utilizando o eCPC possam atualizar suas campanhas antes da atualização automática do Google Ads. As orientações são:
- Para as campanhas padrão do Shopping, os anunciantes podem testar o “ROAS desejado de um clique” para Shopping, que pode ser encontrado nas configurações de campanha.
- Outra alternativa é testar uma solução totalmente automatizada do Google Ads, as Campanhas Performance Max.
No entanto, caso os anunciantes não realizem nenhuma atualização, suas campanhas serão atualizadas automaticamente em outubro e passarão a agir com a configuração de lances manuais.
Por que se atentar a essas mudanças?
Com a chegada do quarto trimestre, os anunciantes de e-commerce terão datas muito importantes para o varejo, como a Black Friday e as festas de final de ano. Por isso, acompanhar as mudanças das campanhas do Google Shopping é um requisito para garantir os resultados esperados nesse período.
Segundo o Google, as mudanças para lances manuais de CPC é uma forma de ter mais controle sobre lances e orçamentos, o que pode ser vantajoso para os varejistas nesse período. No entanto, esse processo requer mais tempo e atenção para gerenciar as campanhas.
Além disso, é esperado que, nos próximos anos, o buscador venha a otimizar grande parte dos seus processos de publicidade online, o que indica a possibilidade de remoção do CPC otimizado em todas as campanhas do Google Ads no futuro.
Conte com o apoio de uma agência de performance para garantir resultados acima da média!
Em períodos de sazonalidade torna-se mais importante a atenção às campanhas de mídia paga no Google Ads e demais canais de publicidade online. Afinal, esse é um período em que o seu negócio e toda a concorrência estão brigando mais acirradamente pela atenção dos clientes.
Aqui na Agência Mestre, nós entendemos a importância de contar com um time especializado durante esse período. Recentemente, em um período de sazonalidade, ajudamos um dos nossos clientes a conquistar um crescimento de 54,6% no seu faturamento, contando com estratégias de Mídia Paga!
Além de criar campanhas que convertem o ano todo, podemos ajudar o seu negócio a se destacar frente à concorrência e conquistar ainda mais resultados em períodos de sazonalidade relevantes para a sua estratégia. Descubra como a Mídia Mestre pode te ajudar!