Você já tentou acessar um site e por um erro de digitação e foi parar em outro? Pois bem, isso é mais comum do que você pensa. Criminosos e concorrentes podem aproveitar dessa brecha para vender como se fosse a sua marca ou roubar dados do usuário. Essa técnica é conhecida como typosquatting.
O Brasil é o nono colocado no ranking mundial de registros de domínios e desde o ano 2000, pelo menos 100 empresas brasileiras já apresentaram queixas relacionadas a disputas de domínios.
Em 2023, ocorreram cerca de 4.678 tentativas de golpes financeiros digitais por hora no Brasil. Estima-se que 24% dos brasileiros com mais de 16 anos (cerca de 40,85 milhões de pessoas) foram vítimas de golpes digitais nos últimos 12 meses.
Realmente são números que saltam aos olhos e fazem uma empresa valorizar a sua marca no digital, tornando prioridade a sua proteção. Abaixo detalho como você pode proteger ainda mais o seu espaço.
Como proteger a sua marca
Faça uma lista com os principais erros de digitação que podem ocorrer na digitação, outras extensões de domínios (.com, .net, .org, entre outros), slogans ou apelidos e outras formas que a sua marca é conhecida.
Em seguida, você precisa fazer o registro destes domínios que elaborou. Para isso, você fazer o registro do domínio pela Hostgator:
Na tela, basta inserir um dos domínios que você pretende registrar, clicar na lupa e executar o passo a passo para o registro da mesma.
Reforço, a recomendação é que você escolha apenas os principais referentes à sua marca. Vale lembrar que, após aquisição do domínio é fundamental realizar o apontamento de DNS para o seu servidor.
Evitando conteúdo duplicado
Como já falamos anteriormente, ter múltiplos domínios pode gerar conteúdo duplicado e confundir o Google e os usuários. Assim, precisamos criar uma regra de redirecionamento, que faz com que qualquer um dos domínios que registramos, levem ao domínio principal/oficial da sua marca.
A fim de evitar esse problema adicione o seguinte código no seu .htaccess:
RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www.meudominioprincipal.com.br$ [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://www.meudominioprincipal.com.br/$1?utm_source=%{HTTP_HOST}&utm_medium=Redirect&utm_campaign=Dom%C3%ADnios%20Suplementares [L,R=301]
Isso irá adicionar um redirecionamento 301 em todos os domínios que forem diferentes do seu domínio principal, para isso substitua o endereço www.meudominioprincipal.com.br pelo seu domínio, recomendamos que você utilize o site htaccess.mwl.be para testar o seu domínio.
Caso você trabalhe com outras linguagens no seu site, vale olhar o nosso artigo sobre redirecionamento 301, onde explicamos como fazer em outros cenários.
Mensurando os acessos
Ao criar o redirecionamento 301 você não terá dados por ferramentas como o Google Analytics ou outras ferramentas tradicionais de análise de acesso. Você conseguirá por meio do Google Search Console, ver quantos cliques a partir da busca orgânica recebe ou ainda pelo painel da sua empresa de hospedagem, sendo esse último, o melhor para ter uma ideia do quanto as pessoas estão errando na digitação do seu domínio.
Esse código também permite rastrear os acessos e comportamento dos visitantes que acessaram o site por meio de desses domínios com o Google Analytics, para isso acesse o menu Aquisição à Todo trafego à Origem Mídia e busque por “Redirect”, serão todos acessos que entraram nessa regra.
Outras aplicações
Se você anuncia seu site em meios off-line, é possível utilizar uma lógica semelhante para mensurar o comportamento dos visitantes impactados ela campanha, para isso insira o seguinte código antes do exemplo anterior:
RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} dominiodacampanha.com.br$ [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://www.meudominioprincipal.com.br/$1?utm_source=ORIGEM&utm_medium=MEIO&utm_campaign=CAMPANHA [L,R=301]
Realize as seguintes substituições no código:
- dominiodacampanha.com.br: O domínio de origem da sua campanha;
- ORIGEM, MEIO e CAMPANHA: Descreva respectivamente os elementos da campanha que você deseja que sejam exibidos no Google Analytics.
Ao realizar estas mudanças, você conseguirá ter dados dos UTMs e assim registrar a “origem” de qual domínio a pessoa utilizou. Por exemplo, se você anunciar em um outdoor ou em um panfleto, com uma URL específica, como www.dominiodacampanha.com.br, será possível saber que os usuários tiveram origem naquela ação. Esse é um dos formatos que as empresas utilizam para mensurar o resultado dessas ações offline.
Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Olá! Parabéns pelo Blog! Tenho uma dúvida! Minha empresa tinha um nome, porem após algumas mudanças mudamos o nome da empresa, isso significa que temos um site com o nome da empresa antiga e outro com o nome da empresa nova, porém o site da empresa antiga redireciona para o novo site…Utilizei a opção de redirecionamento lá no Cpanel! E necessário urar o código? O Google esta entendendo que o conteúdo esta duplicado?
Muito bom artigo . Obrigado por compartilhar tais informações maravilhoso.