Olá pessoal !
Hoje é o meu primeiro post aqui no Agência Mestre. Espero que gostem.
No mundo da otimização de sites, a localização é importante. Os search engines não estão só preocupados em fornecer aos usuários resultados de buscas relevantes baseados em keywords (Como o Search Engine Trabalha com as Keywords) e no que o usuário está realmente procurando, mas também em fornecer resultados no idioma correto. Não seria nada legal se uma pessoa aqui no Brasil estivesse fazendo uma pesquisa em português e recebesse resultados em Egípcio ou Chinês. Por isso, os search engines são capazes de fornecer resultados de pesquisa no idioma correto.
Algumas pessoas não entendem porque seus sites não têm um bom posicionamento nos resultados de busca, mesmo depois de ter colocado em prática varias técnicas de SEO e especialmente se estão tentando alcançar um bom posicionamento em um search engine de outro país.
Muitos search engines, incluindo o Google, não definem o país onde um determinado site está localizado baseando-se somente no nome do domínio, mas também na localização física do website, verificando endereço IP.
Então, se você quer que seu site tenha um bom posicionamento, por exemplo, no Google Brasil, não seria uma boa idéia hospedar seu site no Japão ou na Austrália, isto iria dificultar o rankeamento do seu site.
Outros fatores também influenciam no posicionamento da site como pode ser visto no post Fatores que Influenciam o Posicionamento de Sites nos Buscadores
Alguma dúvida em relação aos termos de SEO consulte nosso glossário SEO e SEM.
Por hoje é só… T+ !!!
Fonte: WebConfs
Aproveito para falar… Que nas ferramentas para webmasters do Google ( http://www.google.com/webmasters ) , depois de cadastrado e confirmada a propriedade de um domínio, é possível definir a localização geográfica (país) do mesmo, o que ajuda na classificação das pesquisas para o país informado. Sites que têm conteúdo internacionalizado, geralmente em inglês, não deve ser boa idéia ativar isso, mas nos outros casos, sim 🙂
E aí Marcos!
É isso mesmo!
No google webmasters tools ele tem essa possibilidade de definir o país alvo do seu site. normalmente ele define pela TLD (.com.br – Brasil, .co.uk – Inglaterra, etc).
Bem observado!
Abraços!
Certo, mas se eu tenho por exemplo:
nome.com.br
nome.co.uk
nome.es
nome.com
O melhor a fazer seria deixar o .com como padrão e redirecionar os outros. Ex:
nome.com.br redireciona para nome.com/br
Isso seria o ideal ou qual a melhor maneira de se fazer isso?
Como saber se uma empresa de hospedagem tem o servidor aqui no Brasil ou em outro país?
Outra dúvida: existe algum site ou programa que mede a velocidade do servidor ?
Demétrios: perguntas repondidas no outro post que você fez a mesma pergunta – 10 dicas de SEO para melhoria do site.
Pretendo criar um site no idioma espanhol. Mas vou espeda-lo aqui mesmo no brasil. Por esse motivo sairei perdendo?
E já que pretendo pegar todos os países que falam espanhol.
O melhor é eu pegar um domínio nomesite.com ou um nomesite.es ?
Olá Robson,
Por não hospedar seu site no país onde está seu público alvo você terá uma dificuldade maior para conseguir um bom raking para esse público.
No caso do domínio, se o seu site visa as pessoas que falam espanhol o melhor seria escolher um domínio nomedosite.es
Espero que tenho ajudado…
E obrigada pelo comentário…
Dúvida:
Tenho um site .COM e o mesmo é destinado ao público brasileiro. Já informei no Google Webmaster que o mesmo é um site Brasileiro.
Minha dúvida é: Sendo um site em PT porém .COM terei dificuldade em ter um bom posicionamento no resultado das buscas? Se a resposta for SIM, a diferença é grande de perca de posição comparado ao .COM.BR ?
Ter um domínio .com.br é melhor para rankear no Brasil, mas ter um domínio .com não é fim do mundo, pelo menos não ainda. Mas o Google Brasil vai ser bem mais simpático se for um domínio .com.br.
Mas o domínio .es não seria mais voltado para a espanha? Alem da espanha, pretendo pegar os sites da argentina, méxico, chile… todos que fale espanhol. o certo não seria eu assinar um domínio .com?
obrigado, Nathalia
Oi Robson,
Já que você não possui nenhum país específico como público alvo, então escolha um domínio .com
Obrigada pelo comentário
Nathalia
Tenho um site “.net” mas hospedado no Brasil (ao menos a empresa é brasileira) mas ele não aparece no Google quando é selecionada a opção “Páginas do Brasil”…
Oi Júlio…
Páginas de sites “.net” aparecem sim quando a opção “Páginas do Brasil” está selecionada… Você pode comprovar fazendo a seguinte busca “site:.net”..
Existe algum outro motivo para não estar aparecendo, pois o “.net” não influencia…
Obrigada pelo comentário…
T+…
Essa informação ainda é válida? Porque o quem de sites brasileiros hospedado em servidores americanos não tá no gibi. Eu li que quando você tem um domínio nacional, não precisa ter um servidor no Brasil, já que o Google entende que se trata de um site para brasileiros, mas se tiver um domínio neutro, como o .com, mas o site estiver hospedado no Brasil, o Google também não terá dificuldades, já que ele soluciona essa equação com informações do endereço IP do servidor, identificar o país do site. Mas se for um site com domínio neutro, hospedado em um servidor fora do país, aí sim o Google terá dificuldade. Mas nesse caso, a pessoa pode segmentar o país de destino no Webmasters Tool, e tá tudo resolvido.