Olá, hoje vamos discutir um pouco sobre a padronização do SEO que vem sendo cogitada lá fora. Os profissionais de SEO estão tentando entrar em acordo sobre normas e padrões oficiais para as técnicas de SEO e como as empresas se adaptariam a elas. No Brasil, a otimização de sites feitas pelas “grandes empresas” se resumia, até bem pouco tempo, a campanhas de PPC que consumiam muito dinheiro e não obtinha resultados a longo prazo. Essa realidade vem mudando aos poucos, e também é possível encontrar empresas de SEM e SEO de verdade por aqui.
Desse modo, é importante estar atento às tendências e novidades estrangeiras. Estabelecer um padrão SEO para se trabalhar, dentro de uma empresa, tem vantagens e desvantagens. Vamos ver alguns pontos dos dois lados da moeda.
Benefícios da Padronização do SEO
- Pode gerar uma imagem positiva das empresas desse ramo na imprensa e na mídia tradicional sobre SEO. Assim atrair setores e empresas que ainda não conheciam o serviço, ou seja, conseguir mais clientes.
- São potencialmente úteis em uma defesa contra ações judiciais ou questões jurídicas, por exemplo. Ter padrões regulamentados conta muito perante a lei e evita problemas com clientes e concorrências desleais. Apesar de ser um setor novo de serviços no Brasil já há empresas que tentam fazer propagandas negativas de outras para se promover.
- Tem o potencial de cria mais confiança entre os clientes e os prestadores de serviços. Novamente, normas atraem tradicionalistas, o que pode resultar em muito mais negócios.
- Cada empresa pode criar suas próprias políticas e regulamentos, independentes de órgãos oficiais, desde que não desrespeite as regras gerais. Isso dá mais liberdade para a empresa traçar sua estratégia de mercado.
Potencial Negativos das Normas SEO
- Normas criam fronteiras, fora das quais os membros das companhias não poderão trabalhar. Isso implica num limite na experimentação e na inovação das técnicas aplicadas. E também o cuidado ainda maior em contratos e associações.
- A definição de normas teria necessidade de constante atualização e revisão, como a indústria e as suas táticas – talvez a cada 3 ou 6 meses. Isso significa gasto de tempo e mão-de-obra que poderiam ser empregados em novas técnicas SEO e aprimoramento das antigas.
- Conflitos podem surgir entre aqueles de opinião diferente sobre determinada norma ou padrão.
- Sempre haverá pessoas do contra.
- Clientes de empresas que defendem as normas (ou mesmo empresas rivais) podem proibir ou sancionar algumas campanhas e isso poderia criar algumas disputas desagradáveis. O que é um fato no mercado atual, mesmo sem as normas.
- Dinheiro e esforços seriam gastos com a promoção da sua política de normas desviando recursos do SEO
- Fóruns de SEO seriam forrados de denúncias a empresas ou sites que violaram as orientações de SEO. Muitas vezes com intuito apenas de denegrir a imagem de concorrentes. Mas é um argumento positivo, quando falamos de empresas que realmente abusam da confiança dos clientes.
- Algumas empresas de SEO, que não acatarem essas normas podem arrebanhar clientes, por pregarem a idéia de serem mais criativos e potencialmente mais eficazes do que aqueles se submetem às normas. E, assim como existem os tradicionalistas, há os que são sempre a favor de quebrar regras e gerar conflitos.
Bem, por enquanto nos cabe esperar e ver se as normas vão mesmo ser aplicadas. Se trarão mais benefícios do que conflitos só o tempo dirá. Contribua com sua opinião. Deixe seu comentário.
Não entendeu algum termo ou sigla? Dê uma olhada no Glossário SEO e SEM e tire suas dúvidas. Se não conseguir esclarecer, comente ou escreva para nós!
Oi Clara!
Mandou bem no post! Esta é uma questão muito interessante mesmo que está sendo discutida internacionalmente.
Vamos ver qual o resultado disso lá fora e, se o resultado for positivo, com certeza não vamos deixar o Brasil de fora dessa!