Neste artigo, você vai aprender mais sobre otimização de URL, conhecer cada detalhe sobre o assunto e até compreender como potencializar seu site por meio da construção destes links.
Sempre estou por dentro dos processos aplicados aqui na Agência Mestre e gosto de entender a área de SEO, assim como o que acontece no decorrer dos projetos, olhando desde a visão do Assistente de SEO, passando pelo Analista de SEO e em seguida pelo Coordenador do Projeto.
Quando você observa todo o projeto de fora, você consegue ver um padrão na repetição de tarefas, entre outros detalhes:
Dado este cenário, vou hoje compartilhar alguns pontos relevantes sobre a otimização de URLs, mas também quero destacar duas frentes:
- URLs Amigáveis: onde precisamos estruturar o novo conjunto de URLs para o cliente e em seguida validar uma a uma as URLs produzidas;
- Redirecionamentos: onde, no decorrer do projeto, precisamos redirecionar uma URL para outro endereço e, em muitos casos, enviados documentos com muitas URLs para serem redirecionadas;
O que saber antes de fazer a otimização de URL
Um dos assuntos que sempre tratamos no Curso de SEO ou quando repassamos em projetos de clientes é sobre URLs. Apesar do assunto parecer muito completo, ele é bem simples de entender. Parta sempre do princípio que uma URL óbvia é uma ótima URL.
Quando você olha para a barra de endereços do navegador e se consegue saber qual o conteúdo da página, antes mesmo de carregar esse conteúdo, temos uma URL perfeita. Uma única e simples linha que transmitirá informação suficiente sobre conteúdo e chamará atenção por si só através de e-mails, links inclusive mecanismos de busca!
Dicas de como fazer otimização de URL
Ainda que o bom senso aqui seja um forte indicador, separei alguns itens que você precisa verificar sempre:
1. Use URLs Curtas
Apesar de não existir uma regra junto aos mecanismos de busca para manter URLs mais curtas, a sugestão aqui é que quanto mais curta a URL, mais fácil será lembrá-la, copiá-la, passar adiante, usá-la de todas as formas possíveis, facilitando sua divulgação.
É mais uma relação de confiança e fácil assimilação.
2. Muito Cuidado com Parâmetros na URL
Em muitos casos é necessário que o sistema gerenciador do site (CMS) precise incluir parâmetros na URL para conseguir executar um filtro, uma busca ou alterar uma ordenação de informação. Isto é bem comum mas ao mesmo tempo gera um certo problema junto aos mecanismos de busca, pois aumentam as chances da ocorrência de conteúdo duplicado.
3. Remova as Sessions IDs
Sessions ID’s em URLs como por exemplo www.meusite.com.br/jsessid=15dfeg78w9, em sua grande maioria, são utilizados apenas para marcar usuários, fazendo com que os mecanismos de busca, ao revisitarem o mesmo conteúdo, encontrem uma nova URL, gerando conteúdo duplicado.
Desta forma, se o seu CMS ou código cria estas variáveis de sessão, recomendo fortemente que você procure marcar o usuário com Cookies e não com uma variável de sessão na URL.
4. Use palavras-chave na sua otimização de URL
Na busca de tráfego para um site, um dos pontos mais clássicos para contribuir no processo de SEO é tornar as URLs mais amigáveis, utilizando-se de palavras-chave na URL, especialmente quando a competição dentro do conjunto de palavras-chave a se usar é alto. Para páginas dinâmicas com CMS você provavelmente terá uma opção de ativar “permalinks” ou “URLs amigáveis”, facilitando todo o processo. Agora, se o seu projeto é organizado na mão, você precisará criar pastas e nomes dos arquivos já pensando em qual conteúdo cada uma vai conter.
5. Utilize palavras e não números
Palavras descrevem muito melhor um conteúdo do que números, portanto, ao criar “pastas” ou nomes de páginas, evite p123/arq321/… ou /?p=123 , uma vez que /noticias/esporte/ será muito mais informativo, contendo os termos principais que serão encontrados dentro da página.
Se não for possível neste momento, ter as URLs sem números, não se preocupe pois esta é uma recomendação apenas e não resultará em perda de posicionamento.
6. Padronize as URLs
Estabeleça um padrão para o site e siga-o! Se estiver decidido que os separadores serão hífens, que assim sejam em todas as páginas. A padronização ajuda a manutenção e compreensão do site, bem como a navegação.
Maiúsculas e Minúsculas
As URLs podem conter tanto letras maiúsculas quanto letras minúsculas, mas preferencialmente, use letras minúsculas. Isto cria uma padronização e facilita a leitura pelos usuários.
7. Utilize hífen para separar as palavras
Às vezes uma frase acaba se tornando uma URL e a melhor forma, mais recomendável, de se separar as palavras dentro dessa URL é usando hífens. Contudo, alguns desenvolvedores utilizam-se de alternativas como o underline (_) e o mais (+). Porém, o hífen tem maior aceitação e uso.
Quando falamos de opinião do Google, o seu engenheiro Matt Cutts, já afirmou que o uso de hífens é a melhor maneira de se separar as palavras-chave de uma URL, pois os robôs de busca reconhecem o hífen como sendo um espaço em branco diferentemente do underline ou underscore.
Mas fique atento para não usar muitas keywords deixando a URL muito grande e parecendo spamada como por exemplo: www.meusite.com.br/futebol/flamengo/o-retorno-do-adriano-para-o-flamengo-deve-ajudar-o-time-carioca-a-ganhar-mais-jogos. Você pode conferir abaixo o vídeo do Matt Cutts sobre o assunto:
8. Faça a canonização de URLs
Hoje em dia, um dos maiores problemas junto à URLs é duplicação de conteúdo, como já mencionamos anteriormente no artigo. O ponto aqui é reforçar que você verifique se a adição de parâmetros na URL altera ou não o seu conteúdo e, se existe o uso da tag canonical para que não gere conteúdo duplicado.
Um teste simples é verificar uma URL, adicionando parâmetros falsos:
- www.meusite.com.br/diretorio/o-nome-da-minha-pagina
- www.meusite.com.br/diretorio/o-nome-da-minha-pagina?utm_source=facebook
- www.meusite.com.br/diretorio/o-nome-da-minha-pagina?abbba=teste
- www.meusite.com.br/diretorio/o-nome-da-minha-pagina?teste
Se no teste acima todas as páginas carregam exatamente o mesmo conteúdo, você precisará verificar se há a existência da tag canonical para prevenir o conteúdo duplicado. Basicamente este processo é chamado de canonização de URL’s.
9. Faça o redirecionamento 301 ao fazer otimização de URL
Evite ao máximo ter que mexer na estrutura das URLs do seu site, principalmente se ela estiver lá há um bom tempo. Porém em casos de extrema necessidade, você precisa considerar fortemente o uso de redirecionamento 301 para a nova URL, minimizando os danos da mudança.
Um ponto importante, que muitos realizam e depois vira um grande problema é não redirecionar toda e qualquer URL antiga do seu site para a página inicial do seu novo site, para “agilizar o processo”. Isto na verdade vai causar uma grande confusão junto aos mecanismos e fazer com que toda a sua autoridade fique direcionada para a página inicial.
Um caso bem comum em SEO é redirecionar uma URL para outra, seja para mover um conteúdo de lugar, seja para “aposentar” uma página antiga, ou ainda para remover a página de um produto que não está mais disponível. Para todos os casos, você pode fazer uma listagem do que deve ser feito e o tipo de redirecionamento a ser aplicado. Com base nesta listagem, o time de TI poderá efetuar os redirecionamentos requeridos.
O ponto aqui é fazer 1 para 1, ou seja, redirecionar cada URL antiga para uma URL nova correspondente.
Pastas influenciam na indexação?
Muitas pessoas costumam me perguntar nos cursos sobre a quantidade de “pastas” ou diretórios em uma URL. Afirmo a você que isto não irá influenciar no seu posicionamento. O que influencia e tem um peso significativo é a profundidade para encontrar uma página, ou seja, está relacionado à arquitetura e não a quantidade de pastas.
Frases na URL
Às vezes uma frase acaba se tornando uma URL e a melhor forma, mais recomendável, de se separar as palavras dentro dessa URL é usando hífens (noticias/esporte/gols-da-rodada). Existem alternativas como o underline (_) e o mais (+). Porém, o hífen tem maior aceitação e uso.
Conclusões
A definição de URLs é um trabalho que começa no momento da criação da arquitetura do site, facilitando a configuração para o time de desenvolvimento e também ajudando aos colaboradores do projeto a entenderem qual página fala sobre qual assunto.
Apesar de, nos dias de hoje, ser muito mais fácil utilizar URLs amigáveis, ainda existem projetos que precisarão alterar as suas URLs. Assim, lembre-se sempre de que para alterá-las você precisará utilizar um redirecionamento 301, de URL antiga para URL nova e, ainda sim, poderá perder um pouco de tráfego orgânico.
Espero que você tenha gostado do artigo sobre otimização de URL e dos esclarecimentos compartilhados. Caso tenha alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários!
Mandou bem fazendo a referência sobre Bijeção! Perfeito o exemplo!
Ótimas dicas! Eu estava querendo mais saber sobre URL mesmo. Eu estou criando um site e ele vai ter algumas páginas dinâmicas. Queria saber justamente qual é o impacto disto para a máquina de busca, e se tem como ou se faz sentido eu pegar essa página dinâmica e transformar num HTML estático (ou quase =P)?
Só um comentário “Assine o Feed de Comtentários” dá uma arrumada nisso ae! hehehe
Abraço!
Muito legal cara. Vou seguir essas dicas. 🙂
Boa! Gostei do post. Falou tudo sobre as urls. Eu naão sabia que o – era um “padão” na separação de url =)
Bom, foi um exemplo matemático xD
Muito bom esse texto ! Parabéns
Apenas uma dúvida…a opção de redirecionamento chamada “aliase” atrapalha ou não o posicionamento?
Aguardo comentários e obrigado !
Nota 10 para todas as dicas. Tava meio perdido neste assunto.
Obrigado mesmo.
falando de diretórios vale a pena criar esses diretórios por questões de SEO, exemplo:
Ao invés de: omega-ano2000-chevrolet.htm
Colocar
carros/chevrolet/omega-ano2000.htm
carros/fiat/stilo-ano2005-ar-direcao.htm
Fica aí a dúvida
Bom, respondendo os comentários antigos hehe..
Hummel! Sim! Faz sentido e é aconselhável dar cara de link estático para um link dinâmico. Sem dúvidas.
Rodrigo, não conheço esse redirecionamento “aliase” que você mencionou. Mas, quanto a redirecionamento, se for temporário, use 302, se for permanente, use o 301.
Demétrio, eu recomendaria algo como:
carros/chevrolet/2000/omega/modelo.php?id=123
carros/fiat/2005/stilo/modelo.php?id=321
eu acho que não vale a pena citar todas características do carro (stilo-ano2005-ar-direcao.htm) na url.
Abraços a todos e obrigado pelas visitas e comentários!
E desculpem também o atraso nas respostas, rsrs
Outro dúvida que surgiu sobre diretórios: desta vez com as imagens, em relação a SEO tem algum peso a mais ou a menos dividir as imagens em sub-diretórios:
“imagens/aluguel/apartamentos”
“imagens/aluguel/flats”
“imagens/compra/casas”
“imagens/compra/sitios”
e como tratar o nome da imagem para ter um bom peso em SEO?
Seria assim:
“imagens/compra/casas/casa-perdizes-av-antartica.jpg”
Isso mesmo Demétrio.
Não entendi, devo utilizar “imagens/compra/casas/casa-perdizes-av-antartica.jpg” ?
Em SEO isso tem peso maior que colocar simplemestes todas imagens em “imagens”
Demétrio, para decidir isso, você deve ter em mente a usabilidade do site.
Você pretende disponibilizar 50 imagens? 100? Talvez não seja necessário dividir em subdiretórios.
Mas se você vai disponibilizar 1000 imagens, 10000 imagens, começa a ficar interessante categorizar para facilitar o controle.
O endereço absoluto onde você vai salvar a sua imagem não é importante, apenas o nome do arquivo. Mas a estrutura do site para apresentar essas imagens sim.
imagens/casas/ – para acessar fotos de casas
imagens/carros/ – para acessar fotos de carros
E um diretório qualquer no seu servidor para guardar as imagens. Mas fica muito mais organizado se você mantiver a estrutura de diretórios categorizada.
Entendeu?
Muito interessantes essas dicas, gostei do SEODicas vou visita-lo mais vezes.
Olá Roberto!
Obrigado pela visita e pelo comentário! Volte sempre!
Tem muito mais dicas de SEO por vir ainda.
Fala aí Frank,
Sempre tive uma dúvida e nunca perguntei (não sei pq)……Agora vai: Em um site que vende diversos produtos que serve para 3 nichos de mercado o que é melhor em questão de SEO?
Criar um subdiretório com as palavras-chave dos 3 nichos, exemplo:
/mercado-loja-farmacia/estantes.htm
/mercado-loja-farmacia/gondulas.htm
Ou usar essas palavras-chave na URL, exemplo:
/produtos/estantes-mercado-loja-farmacia.html
/produtos/gondulas-mercado-loja-farmacia.html
O que traz maior peso no SEO?
2ª dúvida: É melhor trabalhar com palavras-chave sempre no singular, ou sempre no plural, ou mesclar numa mesma página singular e plural? Qual das três opções fortalece mais uma página?
E aí Demetrios!
Na sua primeira dúvida, eu acho que você deve fazer do modo que fique mais claro para uma pessoa. Qualquer que seja a ordem das palavras, a search engine vai reconhecer que é uma palavra, mas uma pessoa pode se confundir se era mercado-loja-farmacia ou loja-mercado-farmacia ou etc.
Quanto a segunda dúvida, eu trabalharia as 2 formas em uma mesma página. Mas escolher entre uma das duas formas, singular ou plural, depende da keyword mesmo. É questão de fazer uma boa pesquisa.
Abraços
Nessa questão de plural, pesquisando sobre palavra chave, percebi que jogos tem um numero de pesquisa maior… Entaum é mais vantagens eu colocar jogos, pois assim eu abrangeria as palavras jogo e ainda jogos???
Ateh mais!!!
A resposta está nas páginas de busca mesmo. Procure jogos e jogo no Google, os resultados para jogo são praticamente os mesmos de jogos, ou seja, o Google entende que na busca por um ou outro, no fim das contas a pessoa quer a mesma coisa.
E, no conjunto de resultados de jogos + jogo, os sites do conjunto de jogos são mais relevantes, visto que eles populam os 2 resultados de busca. Sinal de uma concorrência mais alta.
E o que a search engine da mais peso: palavra-chave no diretório ou na página ?
Valeu pelas respostas…
Demétrios, você está perdendo o foco, o que a search engine dá mais peso é conteúdo!
A estrutura de diretórios é uma boa opção de organização e mais natural do que
site.com.br/linha-de-produtos1-categoria-subcategoria1-subcategoria2-detalhes-produtoX.html,
não concorda?
De uma forma ou de outra, as palavras-chave estarão na URL. Eu recomendo diretórios.
Nas palavras-chave das URLs é melhor trabalhar no singular ou plural?
venda-carro-novo-usado.htm
ou
vendas-carros-novos-usados.htm
Faça uma pesquisa de kwds para descobrir isso! Vai depender do caso…
Qual é mais de confiança: a ferramenta de palavra-chave do google adwords ou o google insights for search?
O feeling sobre o que realmente está acontecendo na web…
Frank,
Descobri esse site a pouco e já ví que você é fera em SEO… rs
Desde faz tempo tenho uma dúvida que talvez possa me esclarecer (e também aos outros usuários).
Meta-tags: Devem ser colocadas em todas as páginas do site ou apenas na inicial? Atualmente só coloco na ‘index.xxx’, mas já li algo sobre colocar em todas…
Agradeço desde já.
Valew
Ola Alexandre! Obrigado pelo elogio!
Quanto as meta tags, utilize sim em todas as páginas, mas atencao: cada página deve ter suas próprias meta tags – únicas e exclusivas.
Nao vale repetir nem uma!
Volte mais vezes ao blog e visite tambem o nosso
Forum de SEO.
Abraços!
Muto boa as dicas para urls, estou desenvolvendo meu site e estou buscando informações antes da indexação nos bescadores, porém tenho ainda uma dúvida. A url pode ter o mesmo nome do dominio e não ser considerado spam? por ex: http://www.mudejatransportes.com.br/transportes-cargas. Veja que a palavra transportes consta duas vezes. Isso é bom ou ruim para os buscadores?
No auguardo,
Grato.
ATT
Jefferson
Olá Jefferson!
O Google (leia-se: Matt Cutts, neste momento) costuma recomendar nao ultrapassar 5 palavras em uma URL, ou 4 hifens: mude-ja-transportes-cargas-passageiros (somente um exemplo!).
Claro, também nao vale: transporte-transportadora-transportar-cargas-mudanca
Portanto, acredito que sua URL esteja adequada sim.
Ola antes de mais parabéns a vocês todos pela qualidade do site, tenho aprendido muito.
Eu comecei a relativamente pouco tempo a escrever num blogue e seo ainda é bastante complicado.
Tenho uma duvida se me puder ajudar ficarei grato.Uma url como esta é ma?
http://atulo.net/?paged=2 ,a questão é que escrevo diariamente sobre um tema em geral como posso assimilar só um conteúdo a url?
Noe, se cada pagina tiver seu proprio valor no parametro, entao voce tem URLs distinas para cada conteudo: paged=1, paged=2, paged=3, etc.
A URL pode ficar melhor que isso ainda, utilizando palavras ao inves de numeros para identificar as paginas.
Abs! Obrigado pelo comment!
Olá. Agradeço muito pelos artigos e qualidade do site, como noé disse, tenho aprendido muito…
Eu na verdade gostaria de aproveitar uma dúvida do Demétrios a respeito de diretórios
o exemplo dado por ele foi : /mercado-loja-farmacia/estantes.htm
O que seria mais indicado na estrutura de diretórios?
manter /mercado-loja-farmacia/estantes.htm ou /mercado/loja/farmacia/estantes.htm
Pergunto isso porque as vezes existem alguns sites que não exigem necessariamente vários diretórios pois o conteúdo não é muito extenso. Isso é justificativa para hifenizar diretorio (como no exemplo) , ou tanto faz , ou seja, se restringe apenas à organização?
June, URLs muito longas ou com muitos hifens nao sao recomendadas. O Matt Cutts disse uma vez que 5 palavras sao suficientes pra definir uma URL. Ele nao disse que era uma regra, foi apenas um comentario. Se voce se policiar, vai ver que isso e verdade, voce consegue definir o conteudo de uma pagina com 5 palavras na URL.
O mais indicado e a organizacao de diretorios:
/mercado/loja/farmacia/remedios-hipertensao.htm
Desculpe a falta de acentuacao e caracteres especiais, o meu teclado nao esta configurado corretamente.
Abs.
Muito obrigada pela ajuda.
existem coisas que são simples ao nosso ver, mas quando a gente pára pra pensar a respeito ficamos em dúvida.
mais uma vez, parabéns pelo conteúdo e obrigada!
Abs.
Frank,
E com relação às páginas dinâmicas onde a maioria do conteúdo vem do banco de dados? Como podemos trabalhar a URL?
Existem alguma técnica para aplicarmos nesse caso?
Sergio, existe técnica sim, é a chamada URL rewriting. Aqui no blog nós temos um post sobre como fazer a reescrita da URL no Apache. Para outros servidores é questão de procurar mesmo como pode ser feito, mas tem jeito sim.
Frank,
Valeu pela dica, eu já até um material bem legal com sua dica.
Eu só não entendo o seguinte. Como a página é dinâmica e o conteúdo é buscado no banco no momento em que o usuário faz o clique em um link, como o buscador consegue indexar essa URL? Ou seja, a URL não existe antes que alguem execute o comando para gerá-la mas mesmo assim os bots conseguem entender que elas existem?
Obrigado
ehehhe.. entendi..
é que o buscador vai se comportar justamente como uma pessoa. Ele vai tentar visitar o link. Quando ele fizer isso, vai gerar uma requisição ao seu sistema, que vai consultar o banco, montar a página e responder ao buscador, do mesmo jeito que aconteceria com uma pessoa.
Se funciona para uma pessoa, funciona para um buscador.
Valeu Frank!!!!
“Se funciona para uma pessoa, funciona para um buscador.” -> Ótima dica!
oOps! Valeu pela correção Ricardo, passou desapercebido mesmo. É mau de ficar lendo em inglês – traffic.
Fala Frank.
Primeiramente, parabéns e obrigado por este material disponibilizado.
Bom… li o artigo de Celso Fernandes sobre a ordem dos elementos na url porém fiquei na dúvida sobre usar IDs e páginas antes ou depois das palavras chaves na url.
Como não percebi ele respondendo muitos posts por lá… achei melhor lançar a questão aqui, já que o artigo engloba.
Estou reescrevendo minhas URLs com mod_rewrite e minha dúvida é no exemplo abaixo:
http://www.meusite.com.br/noticias/1/a-casa-caiu/2
onde
noticias = secao
– 1 = id da noticia no BD
– a-casa-caiu = nome da notícia para deixar claro o conteudo da pag, não é referencia para interagir com bd ou arquivos
– 2 = página
ou seria mais otimizado assim
http://www.meusite.com.br/noticias/a-casa-caiu/1/2
Obrigado
E aí Roberto!
Olha, o mais otimizado mesmo é nao utilizar os números, já que eles nao agregam valor semantico nenhum.
Mas, se nao houver outro jeito, deixa pro final.
Abraço!
Roberto,
nao ha mais necessidade de se usar ID como na url:
http://www.meusite.com.br/noticias/1/a-casa-caiu
uma sugestao à todos, que eu uso e com suceso
titulo da noticia: “a casa caiu no rio”
link da noticia: “a-casa-caiu”
http://www.meusite.com.br/noticias/a-casa-caiu
basta criar uma coluna no banco que represente a URL e efetuar a consulta com esse valor
dessa forma vc vai buscar o link e nao a id
usar:
* FROM noticia where link = ‘”¶metro&”‘”
no lugar de:
* FROM noticia where id = ‘”¶metro&”‘”
Ótima dica do Leandro!
opa, que bom que agradou 🙂
dessa forma nao se fica preso ao ID e pode trabalhar com link e titulo independentemente, usando um link com informacoes apenas necessarias
[]s
Frank,
estou com url http://www.meusite.com.br/produtos/bolsa.html
gostaria de saber como deixar assim
http://www.meusite.com.br/produtos/bolsa
queria tirar o .html
qual o codigo do htaccess para fazer isso ?
Sem o html fica bem melhor na busca?
Obrigado desde já !!
Luiz, não se preocupe com isso. Tirar o .html da URL não vai ajudar nas buscas nem um pouco, perto do tanto quanto produzir um bom conteúdo e ganhar uns links vai te ajudar. É melhor você investir seu tempo nisso.
Não se preocupe com o .html, os usuários estão acostumados e a search engine não vai desvalorizar seu site por isso.
realmente nao influi para ‘search engine’
tb nao tente se procupar se a url fica grande para o usuario grava-la de cabeça, pois isso nao acontece.
preocupe-se em fazer o usuario chegar ate o produto
se o usuario quer acessar o link ‘bolsa’, tenha em mente que o caminho será via ‘produtos’ e que bolsa é um produto da empresa
esse é o ponto chave do negocio
[]s
E aí leandro!
Existe um caso remoto em que URLs simples ajudam sim. Se você oferece bolsas (/bolsa) e pulseiras (/pulseira), ou bolsas de couro (/bolsa-couro), um usuário “avançadinho” pode tentar acessar /bolsa-tecido.
Realmente para navegação do usuário, é mais útil um sistema de navegação fácil de usar e entender (usabilidade), mas para search engines, ter palavras-chave na URL é uma boa opção.
Abraços e valeu pelo comment!
sim Frank, concordo…
mas nesse caso nao haveria distibuicao de produtos e departamentos, seria uma zona total hehehehe
nao haveria um menu de navegação (vc esta aqui: loja/departamento/produto/estilo), se houvesse seria na intuição
ao meu ver, a url ja deixou de ser navegavel a anos, o menu de navegação acabou sendo mais informativo do que a propria url
[]s e to acompanhando 🙂
Boa cara, bem intuitivo e explicativo seu post. Parabens!
Valeu Fernando! =)
Olá Frank, como vai?
Me diga uma coisa, caso eu tenha uma marca relacionada à um produto, o que dá mais importância a busca ?
http://www.marcakeyword.com ou http://www.keywordmarca.com ?
Grato Vilson
Olha Vilson, não é esse detalhe que vai definir qual site vai ficar na frente… Ter a keyword no nome de domínio é muito importante. Cumprida esta etapa, busque as outras.
Frank, sou eu novamente,quanto a subdomínios, difícilmente eles são indexados, eu tentei cadastrar um subdomínio no webmaster tools, mas dá erro, é por ser subdomínio ? pois fiz as mesmas etapas como fiz com outros domínios, e os domínios estão funcionando.
Obrigado, Vilson
Olá Vilson! Na verdade não existe nada de especial quanto a subdomínios. Eles são indexados normalmente, como qualquer outra página.
E, também, não existe nada de especial para se cadastrar um subdomínio no GWT, é o mesmo processo e funciona da mesma maneira.
O subdomínio pode estar mal configurado ou o servidor pode estar respondendo de maneira incorreta. Da parte de Search Engines, elas não tratam subdomínios com nenhum tipo de particularidade.
Olá Frank,
excelente artigo, realmente mostrou seu ponto de uma forma convincente e clara.
Só gostaria de te orientar… há um erro de português
na “padronização” onde diz: “Estabeça um padrão para o site e siga-o! ” seria estabeleça não?
Continue esse ótimo trabalho!
Att,
Luana Clara.
Oi Luana,
problema corrigido, obrigado pelo aviso!
Olá Frank,
Parabéns pelo artigo e todo o conjunto da obra =)
Tenho a seguinte pergunta:
Por limitações de meu aplicativo, não posso fazer algo como /porta/sala/meu-quarto mas posso fazer o seguinte:
/aplicativo?caminho=porta-sala&comodo=meu-quarto
Há alguma desvantagem neste segundo método? Sei que não é tão intuitivo quando uma estrutura de diretório mas mesmo assim os keywords estão depois da interrogação. Os search engines penalizão key-words ou dão tratamento diferenciado quando elas vêm depois da interrogação, o que em geral indica uma chamada dinâmica?
Oi Julio, na verdade não há perda nesse caso, há falta de ganho, percebe a diferença?
Abraços.
Frank, obrigado pela resposta. Percebo a diferença embora sua resposta não agregue dados concretos. Pesquisei um pouco mais o assunto e descobri o seguinte:
Até certo tempo atrás o uso de query strings não era recomendado pois SEs poderiam evitar a indexação por risco de cair em spider traps. No entanto, isto não parece mais ser um problema. SEs (principalmente o Google) parecem não mais evitar query strings. O nível de indexação pode ser afetado pela profundidade, de forma que o uso de muitos parâmetros em query strings pode ser prejudicial, bem como utilizar muitos níveis de diretórios em URLs.
Não encontrei informação que indique que SEs considerem palavras chaves em URLs importantes, embora sua resposta indique o contrário. Pelo que percebi, a priori, palavras chave no URL apenas possívelmente aumentariam o CTR pois fica mais visível o resultado em um SERP. Você teria mais informações que indiquem que o URL impacta no posicionamento?
O uso de parâmetros é especialmente prejudicial para leitura de pessoas. SEs geralmente são indiferentes para ler e acessar essas URLs.
A Agência Mestre tem um estudo sobre detalhes de URL e correlação com rankings. Nota-se que as primeiras posições, no geral, tem palavras-chave na URL e são relativamente curtas.
Mas isso é correlação, não regra. Contudo levantam suspeitas.
Não testamos URLs amigáveis ou não, mas de longa data recomenda-se o uso de URLs limpas.
Olá Frank, parabéns pelo artigo, sei que já faz um tempo da escrita dele, mas tenho uma dúvida.
Li alguns comentários a respeito da nomenclatura de imagens e gostaria de saber o que é mais recomendado, gerar o html de qual forma:
OU
(sem a extenção) ?
Ou é recomendado colocar a extensão para que motores de buscam consigam trabalhar melhor sobre imagens ?
Em Asp.Net Mvc isso seria possível, montando uma Action no Controller que retorna uma Imagem… ai renderizando ao browser….
Obrigado!
Felipe, o sistema de comentários do WordPress elimina alguns códigos HTML não permitidos e você usou no seu comentário, por isso não apareceu. Mas acho que sei o que você perguntou.
No Google, pelo menos, funciona assim: ao solicitar um arquivo a um servidor, ele verifica o cabeçalho do arquivo para identificar o tipo dele (exe, jpg, mp3, html, …), e não somente a extensão do arquivo.
O importante no nome da imagem é que ela tenha o nome com a keyword que representa a imagem: se é a imagem de um computador, nomeie como computador.jpg; se é um carro, carro.gif; e assim por diante.
Olá,
ótimo artigo! ajuda bastante a tirar duvidas na hora do desenvolvimento…
mas estou com uma duvida que esta me matando
estou desenvolvendo um projeto onde será exibido o nome do produto…
por exemplo
http://www.meusite.com.br/produto/celulares/nokia-modelo-660kb-3g
se eu apresentasse a url assim
http://www.meusite.com.br/produto/celulares/1234/nokia-modelo-660kb-3g
haveria algum tipo de interferência quanto a indexação da url?
a primeira forma de exibir o link é melhor esteticamente apenas
ou tambem tem outras vantagens sobre a segunda forma?
grande abraço!
Olá Felipe!
1. As boas práticas (inclusive do Google) recomendam URLs curtas e descritivas. Adicionar 1234 na URL deixa-a mais comprida e não descreve melhor.
2. No UaiSEO de Março/10, o Fábio Ricotta mostrou o estudo desenvolvido na Agência Mestre no qual apareceu a correlação (e não causalidade) de que é comum URLs curtas nas primeiras posições. (Estudo está no artigo 74 dicas do UaiSEO).
3. Eu recomendo fortemente não usar esse 1234 na URL, realmente não há necessidade. Mas, se de tudo você não conseguir programar de outra forma, deixe-a no final da URL …/nokia-modelo/1234, assim você aproxima “celulares” de “nokia-modelo” na URL.
Abs,
Quero saber como vocês fizeram para excluir o nome CATEGORY do url do WordPress, se foi plugin ou algum codigo que mudaram?
Podem me ajudar
Existe sim um plugin que faz essa remoção, mas todo WordPress (a partir de alguma versão – 2.9, 2.8) responde com artigos da categoria se você tenta acessar http://www.blog.com/nome-da-categoria/.
Bom dia,Frank
Gostaria muito de deixar minhas URls amigáveis mas minha loja está hospedada na plataforma da Ciashop e eles disseram que não podem fazer isso para mim.Teria como eu fazer sozinha sem ter acesso á plataforma?
Obrigada
Oi Gisele, essa é difícil de responder. Depende mesmo de que tipo de acesso você tem.
Acredito que seja possível configurar o servidor para responder requisições com URLs amigáveis, algo no caminho do artigo Utilizando mod_rewrite para criar URLs amigáveis, e de forma independente da plataforma.
Olá Gisele, um dos pontos que eu não gosto nas plataformas ciashop são o formato das urls (entre outras limitações).
Eu acho muito mais interessante contratar uma hospedagem e utilizar magento, ele já deixa as URLs amigáveis de forma automática.
Abraços
Uso em meu blog um re escritor de URLs e elas ficam deste jeito:
…articles/2011/11/20/my-second-article.htm (mudarei de articles para artigos, para deixar mais claro e limpo)
O motor de busca lê a URL da mesma forma ou não (o re-escritor é do servidor (Apache) não do meu CMS (Wolf CMS))?
Vitor, passe suas URLs na nossa ferramenta HTTP Header Checker. Se a resposta HTTP for 200 OK, então a resposta é sim, o motor de busca lê a URL da mesma forma.
Se ele retornar 404, algo está errado. Se retornar 301 ou 302, é porque está com redirecionamento. E assim por diante…
Frank você se superou com esse seu otimo artigo.Parabéns!
Obrigado! 😉
Frank, isso continua valendo?
“…Um problema maior, é que os subdomínios podem acabar sendo tratados como diferentes domínios pelos motores de busca…”.
Estávamos aqui no escritório discutindo sobre a utilização de subdomínios para o portal de um cliente, de forma a separar os canais: veículos, multas, empresas, etc.
Oi Carolina. A escolha entre subdomínios ou subdiretórios é muito pertinente a cada estratégia/abordagem. No caso geral, recomendo subdiretórios aos nossos cliente.
Mas subdomínios são aplicáveis em determinados casos também.
O quesito tratamento de subdomínio como parte integrante do domínio, ou não, também é um pouco pertinente ao contexto. Por exemplo, o Pontofrio, hoje, tem seus subdomínios tratados como parte integrante do domínio principal. Mas se olharmos para blogspot, wordpress.com e outros, cada subdomínio é considerado uma entidade isolada.
Espero ter esclarecido.
Olá,
Antes de tudo, obrigado por esta e todas as outras dicas do mestreSEO!!!!
Queria saber se pode me orientar. Tenho um blog que necessita ser organizado por data, pois lidamos com eventos. Atualmente, ele está trabalhando com URLs dinamicas mas vou mudar sua estrutura para URLs estática.
1) é adequado criar diretorios de anos/mes? (temos muitos posts)
2) como o google enxerga a urls e qual a melhor forma de escreve-las:
meusite.com.br/2012/05/meu-evento-sobre-qualquer-coisa.html
(o google entende estes diretorios como sendo ano/mes?)
ou melhor escrever: meusite.com.br/meu-evento-sobre-qualquer-coisa-2012-05-30.html
Enfim, qual a melhor opcao para organizar os eventos por data no servidor e ao mesmo tempo ser bem visto pelo google?
Um grande abraço!!!
R.Diniz
ola, uso o wordpress. Gostaria de saber sobre as perdas de posts, onde as URLs ficam explo:
/estudo
/estudo-2
/estudo-3
/estudo-4
/estudo-5
essas urls são consideradas repetidas?
tenho mesmo que encontrar uma maneira de não permitir esse acrescimo de numeors nas URLs?
Se é um caso de paginação, então você pode paginar.
Se é um caso em que cada URL dessa é um estudo diferente, então use o nome do estudo na URL, conforme sugerido no artigo.
Esclarecido?
Mais uma vez foi convertido em HTML meu código. Irei repetir minha pergunta:
Olá Frank,
Gostaria de saber, se no front-end é mais correto criar URLs com o link completo ou simplificado:
href=”http://exemplo.com.br/categoria/produto”
ou
href=”categoria/produto”
Abçs
Anderson, o ideal é sempre utilizar a URL completa (ou absoluta, como também é chamada), pois assim você previne qualquer erro de criação desse link que eventualmente possa acontecer.
Inclusive, se for link em texto, na evetualidade de copiarem o conteúdo, a URL absoluta vai garantir o link correto para o seu site. A URL relativa iria quebrar no outro site.
Uma pergunta que ninguém nunca fez, acredito!
Há alguma diferença em seo no caractere usado no espaço da url, exemplo: – ou + ou _
exemplo:
nomedosite.com.br/nome-da-categoria
nomedosite.com.br/nome+da+categoria
ou ainda
nomedosite.com.br/nome_da_categoria
?
Olá Frank, muito esclarecer o seu post.
Fiquei com a seguinte dúvida: o ideal é que a url fique curta, como você disse. Para isso posso deixar de repetir após / palavra que já consta no domínio.
Por exemplo: num blog com domínio gabarito-do-concurso.com que eu fizesse uma postagem com o título ” Gabarito do concurso da Petrobrás já no site da Cespe eu poderia construir a URL gabarito-do-concurso.com/2013/06/petrobras-ja-no-site-da-cespe ou seria recomendável gabarito-do-concurso.com/2013/06/gabarito-do-concurso-da-petrobras-ja-no-site-da-cespe – ou seja, no primeiro exemplo não repeti gabarito-do-concurso, que são palavras chaves importantes para o assunto tratado no blog.
Outra questão: É imprescindível incluir preposições, artigos, como de, da, o, a no URL?
Agradeço se puder responder, já que não encontrei em lugar nenhum e nem nos 87 comentários deste post.
Abraço e sucesso.
Mais de um ano depois da sua postagem e eu ainda estou procurando por uma resposta a essa pergunta…
Fala ae Frank.
Então, estou em dúvidas em relação a indexação, pois qual o melhor formato de url.
[1] meudominio.com.br/imoveis/sao-paulo/santos/apto/2-dorms.html
[2] meudominio.com.br/imoveis-sao_paulo-santos-apto-2_dorms.html
[3] meudominio.com.br/imoveis/estado/sao_paulo/cidade/santos/tipo-imovel/apto/dorms/2.html
há algum problema de indexação se eu publicar o [1], que é a forma mais curta e legivel possível, até por questão as Keywords que estou usando ?
Olá Frank,
Meu site está com todo indexado pelo Google há anos com URLs dinâmicas, tipo site.com?id=324.
Quero muito usar as URLs semanticas (otimizadas), mas tenho uma dúvida: quero continuar aceitando as URLs antigas e também as novas, para não perder meus links para as páginas já indexadas antigamente. Posso fazer isso? será considerado URL duplicada (Bijeção)? Obrigado, ótimo artigo, estou acompanhando o Checklist SEO.
Excelente artigo de SEO 🙂
O post é antigo, porém, as dicas são ótimas e devem ser seguidas ainda hoje. Parabéns pelo post
Olá Frank
Me ajude a entender como faço para colocar a palavra chave e não o titulo do post logo após o nome do site ex: meusite.com.br/franquiasbaratas ou meusite.com.br/hotmart na URL.
obrigado
mostra o link do site
A url amigável vem para nos facilitar a antecipação de conteudo.
quem nunca saiu de uma pagina pois viu que abriu outro link
obrigado agência mestre
Olá! Qual a melhor maneira de parametrizar de forma diferente e criar padrão para acessos mobile em apps e no website/appstore?
Tenho toda a padronização para URLs website mas gostaria de ajuda para apps.
Obrigada!
Nossa :O, agenciamestre.com desde o meu primeiro site em 2009 eu buscava dicas aqui, muito gratificante saber que esse portal ainda existe.
Parabéns hoje e sempre pelo desempenho e qualidade em todos os artigos!
Abs amigo.
Olá Frank, Parabéns pelo site e conteúdo, incrível! Está me ajudando muito.