O software de otimização de conteúdo, InLinks, analisou os links internos de 60.259 páginas de destino em todo o mundo para determinar quantas oportunidades haviam sido aproveitadas e os comparou com quantos links novos sua ferramenta conseguiu criar.
Com o objetivo de obter melhores resultados, os projetos selecionados foram limitados àqueles que possuíam ao menos 1 página de destino definida, o que levou à constatação de que 82% de todos os links internos das páginas estudadas estavam ausentes antes da otimização.
Confira alguns outros insights obtidos:
- apenas 3.100 sites tinham pelo menos um link interno para uma página de destino;
- apenas 5% de todos os sites atingem uma pontuação de links internos de 80%.
Importância dos links internos
Apesar de serem subestimados, realizar linkagens internas é de extrema importância para:
- auxiliar o Google a encontrar novas páginas em seu site;
- melhorar a navegação e experiência do usuário;
- o aumento do tráfego orgânico.
Por que as oportunidades de links internos são perdidas?
Com a criação de novas páginas, surgem as oportunidades de linkagem. No entanto, para que elas sejam aproveitadas, seria necessário um monitoramento e documentação constante de termos utilizados em cada um desses materiais. Dessa forma, seria possível reotimizar o conteúdo de artigos antigos.
Mas, muitas empresas não possuem esse tipo de controle e organização sobre suas páginas, o que leva a perdas de oportunidades de linkagens internas.
Quer ficar por dentro de dados como o da pesquisa acima na sua caixa de entrada? Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.
Aprenda tudo sobre links internos
- Entenda mais sobre a quantidade de links internos por página, leia nosso artigo sobre o tema!
- Quer ficar na primeira página do Google e atrair visitantes muito mais qualificados para o seu site? Baixe o material gratuito “O Guia Completo do SEO”!