Alguns dias atrás o Yahoo! implementou de vez em sua página inicial o famoso Assistente de Busca (Yahoo! Search Assist) que mostra sugestões em tempo real ao digitar uma palavra-chave em sua caixa de busca.
Uma inovação e tanto para um buscador do tamanho do Yahoo! e é aí que muitos perguntam: o Google deveria fazer o mesmo? Deveria incluir por default em sua página inicial? Ou melhor, habilitar o Google Suggest direto em seu buscador?
Agora podemos observar alguns problemas:
- Incluir um assistente de busca, “força” o usuário a escolher uma das palavras abaixo. Ele pode chegar a pensar que aquelas palavras são as únicas existentes naquele buscador.
- Esta tendência de oferecer ao usuário termos mais comuns de busca, faz com que o pessoal que trabalha com SEO perca muitas páginas de otimização. Uma das técnicas de SEO é criar páginas com erros gramaticais ou ainda domínios similares a outros famosos.
- Diminui muito a possibilidade de anunciantes para keywords com erros gramaticais e aumenta muito o número de pessoas que irá tentar anunciar nas palavras “sugeridas”.
O último item pode ser o que segura o Google de fazer uma alteração desta. Imagine quanto dinheiro o Adwords deixará de ganhar porque alguém não quer mais anunciar em “Agência Mestre” e agora tem que anunciar, por um preço bem mais alto, em “Agência Mestre”. Complicado não é?
O que vocês acham? Seria bom para os usuários? Seria bom para anunciantes? E os profissionais de SEO?
A google já tem um sistema desses…
Só não é usado na página principal
A interface clean ia perder todo o charme 😛
Pra quem quiser usar o serviço o link é esse
http://www.google.com/webhp?complete=1&hl=en
[]’z
Diego Luiz
Há algumas suge4stões de busca relacionada, mas fica lááááá em baixo..
🙂
Quando eu usava o navegador Flockr, ele tinha uma funcionalidade parecida. É até bem útil.
“Uma das técnicas de SEO é criar páginas com erros gramaticais”
Desculpe discordar Fábio, mas criar páginas com erros gramaticais não é uma boa estratégia de SEO.
O próprio Google tem o recurso, “você quis dizer” e às vezes ele mesmo corrige.
Para casos de misspeling recomendo apenas links patrocinados.
Um grande abraço
Ola paulo
Eu discordo um pouco de você, isso porque no começo deste site, ao procurarmos dicas de SEO no google, aparecia “você quis dizer dicas de SEXO”, mas mesmo assim aparecia as pesquisas de SEO.
E onde trabalhamos, há um erro muito comum entre palavras, e atacamos as duas, para que ambas sejam bem posicionadas.
Faço das palavras do Heron as minhas palavras. Muito do SEO de hoje é ligado a palavras com erros gramaticais.
Existem usuários que nem sabem o que é o “Você quis dizer?” do Google. Se eles avistarem nos primeiros resultados algo similar ao que pesquisam, ele vão clicar. É fato.
Lembro que um site deve ser feito para pessoas e não para ferramentas de busca.
Vocês acham que fazer sites com erros de português só para atingir quem comete erro é uma boa idéia?
Sem pensar em SEO, isto leva a perda de credibilidade. Jamais recomendaria alguém a montar sites com erros de português.
Entendi Heron, então sua dica é fazer um site de SEO com palavra-chave “sexo” já que as pessoas podem digitar errado? Será uma boa idéia?
Por coincidencia eu tinha comentado exatamente este exemplo que você deu em 2006:
http://www.marketingdebusca.com.br/busca-por-seo/
Gostei da discussão. É dela que nasce a luz.
Um grande abraço Fábio e Heron.
Olá!
Depois de muito pesquisar só encontrei esta forma de tirar uma dúvida sobre o uso do g-mail. Tenho vários grupos para organizar meus contatos e, não sei se acontece somente comigo, mas quando quero adicionar alguém a caixa que mostra todos os grupo não dá “scroll”. Assim não posso ver os útlimos grupos e muito menos organizar os contatos. Uma coisa “boba” mas que vem dificultando bastante a minha vida. Estou fazendo algo errado no uso da agenda de contatos ou relamente a “super mega” empresa falhou neste aspecto? Como posso fazer sugestões diretamente para a google?
Obrigada!