Olá leitores da Agência Mestre!
Muito do que se fala em otimização de sites é como aumentar suas visitas, como aumentar o seu PageRank, como ganhar mais links e tudo o que você pode fazer com o seu website para que ele consiga se destacar para os mecanismos de busca. Todos os pontos que citei possuem um pilar de sustentação: o website deve estar pronto.
De nada adianta fazer técnicas de SEO on-page quando não se possui nenhuma página, ou ainda pensar em ganhar links, se você sequer possui um conteúdo ao qual um outro website possa te referenciar.
Hoje vamos tratar de um assunto pouco divulgado que é quando você comprou o seu domínio e ainda não possui nenhum conteúdo nele, mas não deseja que os robôs de busca indexem o “nada” que você “possui”.
A primeira regra que você deve saber é que nunca deve ser exibido que o seu site está em construção. Não coloque um título ou uma página com um único escrito “Este site está em construção”. Este é o erro mais comum.
A segunda é não deixar uma listagem dos arquivos do seu servidor. Para que já navega na web, em alguns casos que você tira a sua página inicial (normalmente a index.php) o servidor exibe uma listagem de arquivos. Entre em contato com o seu administrador dos servidores para não deixar acontecer este fato.
A terceira regra, que seria opcional, é a de fornecer um código aos robôs de busca, dizendo que o seu site ainda não está pronto. O código 503 de retorno diz:
The server is currently unable to handle the request due to a temporary overloading or maintenance of the server. The implication is that this is a temporary condition which will be alleviated after some delay.
Assim, ao retornar este código ao robô de busca, a mensagem que ele entende é: “o servidor está passando por mudanças temporárias e devo voltar depois para verificar”.
Espero que vocês tenham gostado destas informações para não deixar que os mecanismos de busca indexem o seu site antes de que ele esteja pronto.
Um abraço e até a próxima.
Legal, não sabia que havia um código de erro específico para dizer ao robô que o site está em construção.
Só uma dúvida, esse redirect é feito do mesmo jeito que o 301, apenas alterando o número do erro e a mensagem que se passa?
Olá Fábio!
No caso da terceira regra o código 503 que você citou deve ser colocado no robots.txt ou no .htaccess?
Já que geralmente esses código de redirecionamento e etc são colocados lá!
Abraços!
Olá Marcelo,
Este código é bem divulgado em vários lugares e é bem interessante usá-lo. Você pode configurar um “PHP” ou uma página de outra linguagem para retornar no header o código 503.
Seria a mesma idéia do 301, mas no 301 você indica a nova página para o navegador. Neste caso você indica apenas o código.
Até mais
Daniel,
Só completando meu comentário acima, você pode usar no PHP a função header() que faz o retorno do cabeçalho pro navegador.
Existem alguns exemplos de como retornar um código no header neste post:
https://www.agenciamestre.com/seo/redirecionamento-301-em-php-asp-htaccess-coldfusion-e-ruby-on-rails
Muito interessante!
Então dá pra fazer uma espécie de header(“HTTP/1.0 503 Service Unavailable”); o robô já entende?
Exatamente Daniel.
Tive experiências com isso, fiquei com a página sendo indexada numa posição boa, só que quebrada. Demorou intermináveis semanas pra reindexar novamente!
muito boa a dica, realmente poucas pessoas conhecem o código 503 e ele é muito útil durante a construção de sites. Parabéns.
Olá, Parabens pelo post , muito util
As vezes os sites que administramos passam por manutenção ficando, temporariamente, indisponíveis para o usuário. Gostaria de exibir uma página personalizada informando o tempo estimado de manutenção. Nesse caso, de manutenção do site, o código 503 é o mais adequado?