Bom dia leitores do Agência Mestre Blog, hoje apresento a vocês alguns dos maiores mitos do SEO:
Mito 1: SEO é Meta Tags e Submissão aos Diretórios
Esse é um mito muito comum entre os webdevelopers, muitos acreditam que só ajustar as meta tags e submeter o seu site para os diretórios já é o bastante. Na verdade estas são tarefas muito importantes e que devem sim ser feitas, mas só isso não adianta. Esse é a apenas o primeiro passo que deve ser tomado em uma campanha de SEO.
Mito 2: Os web developers em geral entendem de Search Engines
Este mito é falso por 2 motivos: primeiro que grande parte dos desenvolvedores web simplesmente não entende mesmo o funcionamento das search engines e nunca chegou a se preocupar seriamente com isso, segundo que as search engines estão sempre sendo modificadas e adaptadas a cada nova falha ou técnica black hat que surge, e como essas modificaçações não são divulgadas dificilmente vamos ter algum profissional que possa dizer conhece completamente as search engines.
Mito 3: Ficar submetendo constantemente o seu site constantemente melhora o seu Ranking
Outro mito falso, ficar submetendo regularmente o seu site ou então criar dispositivos de submissão automática não é algo muito efeitivo. O melhor a se fazer é investir em uma boa campanha de link building ( links bons, não confundir com link farming ) e deixar que os crawlers naturalmente cheguem ao seu site e o reindexem. As campanhas de criação de links para o seu site também são interessantes pois além de crawlers também trazem visitantes e PageRank.
Mito 4: Pague US$ 25 mensais e tenha o seu site mês que vem na primeira posição da primeira página do Google
Companhias que prometem serviços assim não podem ser sérias. Primeiro porque SEO é um processo longo e contínuo, ou seja, é uma campanha e depois que por um custo tão baixo assim não é viavel. Mesmo que você pague um valor razoável e contrate uma empresa séria não alimente esse mito de primeira posição, seu site dificilmente irá alcança-la a não ser para keywords ou frases super específicas. O seu site estando na primeira página já vai indicar que a sua campanha de SEO foi um sucesso.
Mito 5: Links ruins vão afetar o seu rankeamento
Ouro mito comum é o de que receber links “ruins”, ou seja, provenientes de link farms ou sites não relacionados ao seu vão piorar o seu rankeamento. Na realidade eles não ajudam e nem atrapalham, só vão atrapalhar se o seu site participar ativamente de algum esquema fraudulento, ou seja, quando além de receber links da link farm também apontar links para a mesma.
Mito 6: Campanhas de Pay per Click são a Chave
Campanhas de PPC podem sim ser uma boa extratégia para tornar o seu site mais popular, mas não se pode apoiar exclusivamente nelas. Algumas companhias nem podem usar PPC pois o preço para o click das keywords é muito caro e inviabiliza este negócio.
Montar um site não otimizado para as search engines e depois comprar uma campanha de PPC pode até funcionar mas tenha certeza que assim que o PPC acabar o seu tráfego irá cair vertiginosamente.
Bem, por hora é isto, agora vocês já conhecem algumas coisas que não devem fazer ou acreditar. Qualquer duvida consulte o nosso glossário de SEO. Abraços e até a proxima.
Gostei das suas colocações. Mas será que links ruins não fazem mal? Tenho minhas dúvidas…
Bom dia Carlos !
Então, o mito de que todo link ruim é malefico realmente existe. Nem todo link ruim vai te prejudicar.
Explicando melhor: se uma rede de sites de spam linkar para o seu site, isso não vai te prejudicar pois não se pode controlar quem aponta link para você. Agora nos caso em que um ou alguns sites ruins linkam para você regularmente e você linka de volta por exemplo, isto é caracterizado sim como fraude.
Outra situação: se um site ruim apontar um link para você tudo bem, agora, se este mesmo site criar sistematicamente links para você, isso também causará punição.
Resumindo: links ruins não vão atrapalhar, o que vai te punir é participar de esquemas de manipulação de resultados.
Qualquer outra dúvida Carlos, sobre este ou outro assunto de SEO, pode comentar nos posts, teremos prazer em responder.