SEO

Google e o Uso de Menus Internos nos Mini Sitelinks

Por Bruno Nassar

Neste artigo, trago mais uma novidade que o Google nos apresentou: o uso de menus internos para compor os mini sitelinks de uma página. Saiba como essa novidade pode influenciar o SEO.

Bruno Nassar

Olá leitores da Agência Mestre!

No artigo de hoje, trarei uma novidade do Google: o uso de menus internos de páginas (como menus da Wikipedia) nos mini sitelinks. Os mini sitelinks são geralmente áreas mais populares do site e que possuem uma grande quantitade de acessos. Por exemplo, os links da Agência Mestre na busca por Tutoriais SEO:

Mini Sitelinks Agência Mestre

No resultado, aparecem áreas do site muito visitadas: a categoria Google SEO, um artigo de minha autoria Google, Eu Quero Mais PageRank, e um artigo do Frank – Meta Tags SEO.

A novidade agora,  notada recentemente por um usuário do fórum do WebmasterWorld, foi que o Google passou a usar os menus internos da Wikipedia nos mini sitelinks (você pode acompanhar aqui). A prinicípio, só foi notado o uso dos menus internos na Wikipédia, porém isso pode ser um sinal para todos os SEOs.

Por exemplo, o resultados da busca por Minas Gerais:

Google Mini Sitelinks do Wikipedia

Os mini sitelinks do resultado da Wikipedia, nada mais são do que menus da navegação interna da página sobre o estado de Minas Gerais, como você pode notar na figura abaixo, nas áreas destacadas pelo retângulo vermelho.

MGWikipedia

E Qual a Influência Disso no SEO?

Para nós SEOs, descobrir se realmente o Google vai passar a usar esse sistema para todos os sites será uma questão de testes. Passe a utilizá-los em páginas cujo o conteúdo é muito extenso e coloque-os na parte superior da página  além de sempre usar poucas palavras, recomenda-se o uso de 1 a 3 palavras, o que teoricamente facilita na sua identificação.

Mas isso não é obrigatório. Na primeira imagem do artigo, nota-se um link com 5 palavras – o meu artigo Google, Eu Quero Mais Pagerank.

O principal fator que temos que levar em consideração é o fato do Google estar interpretando completamente uma URL mesmo com o uso da hash (#).

Será esse um indicativo de que o Google passará a interpretar todas as informações de URLs após #? Como por exemplo, na página de vídeos para assinantes da Agência Mestre, onde existe um menu com um link para cada vídeo (/#vídeo1).

Será esse um primeiro passo para interpretação completa de parâmetros? Bom, nos resta aguardar para ver.

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. Avatar

    Então seria o cara de começarmos a pensar em algo como /#video-seo-01 por exemplo.

  2. Avatar

    isso muda a função da # nas urls. abs!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?