Ferramentas como SEMrush e Mozcast registraram oscilações incomuns na volatilidade dos resultados de pesquisa, o que pode significar uma possível atualização do Google.
Apesar do Google não apresentar sinais de atualização para SEO, alguns relatórios das ferramentas de rastreamento do algoritmo mostraram dados atípicos nos últimos dois dias. Durante a primeira semana de Fevereiro, muitos profissionais notaram essas oscilações, veja alguns exemplos em diferentes plataformas:
SEMrush
Fonte: Blog Search Engine Roundtable
Mozcast
Fonte: Blog Search Engine Roundtable
Algoroo
Fonte: Blog Search Engine Roundtable
E no Brasil, já conseguimos ver algo?
Utilizando a ferramenta Google Algorithm Changes, é possível visualizar que o Brasil apresenta uma variação muito semelhante aos registros norte-americanos.
Fonte: advanced web ranking
Essa ferramenta analisa a volatilidade nos resultados de pesquisa do Google, relacionando com atualizações recentes do algoritmo. No dia 6 de Fevereiro, o registro de variação foi de 7.34, considerado um índice alto, indicando possível atualização também no Brasil.
Nesse cenário é muito comum a incerteza sobre uma atualização, afinal, o Google vem mostrando sinais sutis desde o final de dezembro, com intervalos pontuais e atualizações não confirmadas até o momento.
Como não houve nenhum pronunciamento oficial, é difícil dizer se o Google está caminhando para um Core Update, no entanto, tivemos indícios de muita novidade a partir da nova API de Inspeção de URL e a nova robots tag Indexifembedde.
Caso você tenha reparado essas alterações em seus relatórios nos últimos dias, fique atento a esses pequenos updates não confirmados e às novas ferramentas que o Google está disponibilizando, afinal, o algoritmo está sempre em manutenção.Quer ficar sabendo de todas as atualizações sobre Google e SEO na sua caixa de entrada? Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.