O especialista em SEO, Martin Meany, realizou um teste aplicando diferentes copies nas titles de páginas de produtos, com o objetivo de comprovar a hipótese de que clientes são mais propensos a clicar em resultados de pesquisa orgânicos que utilizam conteúdo com foco comercial, usando linguagem como “grátis” ou “melhor valor”. Confira o resultado!
O teste
Meany atualizou diversos titles para páginas de produtos que ofereciam smartphones para que eles aparecessem nas SERPs na frente de seus concorrentes. O Indicador-chave de desempenho foi o CTR, observado no Google Search Console.
A metodologia
O teste teve duração de seis semanas e foi feito em todas as páginas de produto dos celulares do site “Three”. Para que a comparação fosse justa, os dados de CTR de controle foram coletados nas seis semanas anteriores à atualização dos títulos das páginas.
O especialista utilizou a nova funcionalidade de “Testing Group Test” de SEO para criar três grupos:
- títulos de páginas de conteúdo comercial: foco em aspectos financeiros de uma decisão de compra;
- títulos de página de conteúdo funcional: direto ao ponto, deixando claro que a pessoa encontraria exatamente aquilo que estava procurando;
- títulos de páginas de conteúdo emocional: de acordo com as próprias palavras do especialista, uma abordagem mais suave e fofa.
Fonte: Moz. Pilares utilizados para realização do teste.
Títulos de páginas de conteúdo comercial
iPhone 12 Pro Max | Compre agora ao nosso melhor preço de sempre | Three
Títulos de página de conteúdo funcional
Samsung Galaxy A02s | Um telefone de nível de entrada poderoso | Three
Títulos de páginas de conteúdo emocional
iPhone 11 | Obtenha o iPhone que você sempre quis | Three
Resultados obtidos
Fonte: Moz. CTR antes e depois.
Os resultados do teste:
- comercial: +1%;,
- funcional: +9%;
- emocional: -31%.
Os clientes responderam melhor ao grupo de copy funcional. Enquanto a copy emocional, foi um fracasso, reduzindo em -31% o CTR.
A hipótese inicial do especialista não se comprovou, se ele tivesse realizado esse tipo de modificação nas campanhas de seu cliente, sem realizar o teste antes, teria um resultado no mínimo, decepcionante.
Aprenda mais sobre SEO
- Você sabia? 61% das Title Tag são reescritas pelo Google!;
- Os resultados aprimorados, ou rich snippets, estão cada vez mais presentes nas páginas de resultados de busca (SERPs), aprenda a como usar dados estruturados para ranquear no Google;
- Aprenda tudo o que você precisa saber para ficar na primeira página do Google e atrair visitantes muito mais qualificados para o seu site com nosso Guia Completo do SEO!
Faça parte da nossa Lista VIP e receba resultados de estudos de caso como esse e outros assuntos relacionados ao marketing digital na sua caixa de entrada!