Olá leitores da Agência Mestre,
Estou de volta em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha” que reúne diversas dúvidas e questões que os nossos leitores e assinantes enviaram e discutiram ao longo da semana. Como de praxe, vamos começar o nosso artigo com as discussões do nosso fórum de SEO, em seguida, trazemos as dúvidas enviadas ao meu Formspring e por fim o nosso Q&A com as dúvidas da semana.
Então vamos as dúvidas e discussões:
Perguntas e Respostas do Fórum
Como vocês puderam acompanhar, o nosso fórum está crescendo cada vez mais, com mais participantes e dúvidas. Desta forma, selecionei os tópicos que achei mais relevantes nesta semana. Não se esqueça que o nosso fórum é gratuito, logo, você pode colocar as suas dúvidas, divulgar uma vaga de SEO ou apenas dar um alô. Aproveite e crie um post por lá.
Nofollow adianta alguma coisa?
Esta é uma das dúvidas mais recorrentes quando fazemos algum tipo de Q&A. Um dos nossos usuários do fórum levanta a dúvida se nofollow funciona. Vale a pena acompanhar a discussão.
Data errada no Google
Em uma dúvida super interessante, um dos usuários do fórum coloca em discussão a questão de datas que o Google coloca nas snippets dos resultados. Segundo ele, o Google está interpretando de forma errada as datas e assim está causando uma queda de visitas. Confira com mais detalhes esta intrigante discussão.
Site com mais páginas é bom para o Google?
Um dos usuários do fórum trouxe uma discussão do seu dia-a-dia para o fórum, perguntando sobre o que é mais interessante, várias páginas com pouco conteúdo ou poucas páginas com muito conteúdo. Confira este debate onde vários usuários estão opinando.
Perguntas e Respostas do Formspring
Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.
O que acontece com um site que tem ótimos backlinks mas bloqueia o Google de indexar o site (com noindex)?
Esta é uma pergunta muito interessante pois temos 2 cenários possíveis. Mas antes de entender os dois cenários, vamos entender o que é a meta tag noindex. Esta meta tag diz aos mecanismos de busca que a página que ele está visitando não deve ser exibida nas pesquisas dos usuários, mas pode ser lida e interpretada pelos mecanismos de busca. Explicando melhor, o Google lê a página, extrai as informações, tais como links, e segue todos os links daquela página. Esta meta tag é escrita da seguinte forma:
Vejamos agora os dois casos:
O primeiro é quando você já possui um website e adiciona a meta tag noindex em todas as suas páginas. Ao visitar as suas páginas, o Google entende que deve remover todas as suas páginas do seu índice, ou seja, quando alguém buscar termos onde o seu site seria exibido, o seu website é eliminado dos resultados. É importante dizer que as páginas irão desaparecer do índice do Google conforme o mesmo for as indexando, lendo a informação da meta tag. As suas páginas só retornam ao índice quando você remover esta meta tag.
O segundo caso é quando você já lança o website com esta meta tag noindex, logo, o Google não irá exibir nenhuma página por causa da diretiva.
Em ambos os casos, o Google irá passar todo o link juice entre as suas páginas e os links que você realizar.
Olá Ricotta, Tudo bem? Eu acabei de ler dois artigos: um a favor e o outro contra link wheel. Qual a sua opinião? Você acha que é uma estratégia válida para ganhar links ou pode ser considerada uma tática de spam pelo Google? Abs. – por Daniel Sayon
Grande pergunta Sayon! Vamos explicar um pouquinho sobre Link Wheels para os que ainda não estão familiarizados.
A link wheel é uma estratégia que é utilizada para manipular o PageRank, onde você cria diversos websites e páginas na web, com a finalidade de fortalecer um ou um grupo de website que lhe pertence. Um simples exemplo de uma link wheel seria criar diversos blogs no WordPress.com, no Blogspot.com e no Tumblr.com, e ao criar artigos dentro deles, você faria sempre links entre estes blogs e também para o seu website principal.
Desta forma, o que fica é que ao invés de lutar por conseguir diversos domínios apontando para o seu website principal, você, artificialmente, cria websites e páginas para isso.
Na minha visão, eu acho muito custoso criar uma estratégia assim. Eu entendo que isolar diversos websites, tanto em IP (casse C), CPF (os .br), o domínio com registro privado, além de criar conteúdo para cada um deles, é um trabalho gigantesco. Existe o velho conceito que isso funciona, mas eu particularmente nunca testei em grande escala como diversos black hatters fazem. Creio que o seu tempo e investimento possa ser mais direcionado a produzir conteúdo e promover guest posts em blogs relacionados. O efeito é praticamente o mesmo, mas com mais qualidade.
Fabio, você nao acha que o SEO só terá vida enquanto os buscadores estiverem emergindo com seus algoritmos? Uma coisa que o Google afirma e reafirma é que devemos sempre produzir conteúdo para pessoas e o resto deixa com ele (google, algorítimo). Isso nos leva a pensar que vai chegar um momento onde nao será mais necessário profissionais de SEO para preparar páginas e fazer todo o trabalho necessário para que um site seja bem visto pelos buscadores, uma vez que os algoritmos estarão bons o suficientes para entender o conteúdo e classificá-los por sí só, sem levar em conta os fatores manipuláveis com os quais os SEOs trabalham. O que você acha? – por Sergio Braga
Para ser honesto, não sei. Quando comecei na área, cerca de 6 anos atrás, muitos profissionais já diziam que os mecanismos de busca iriam ficar melhores e o SEO deixaria de existir. Nos cursos da Agência Mestre eu gosto muito de falar a seguinte idéia: “Sempre que um algoritmo for usado para classificar informação, poderemos melhorar a informação que ele tenta classificar, dando mais relevância a mesma”.
Em sua pergunta você mesmo direciona o nosso futuro, quando fala em “devemos sempre produzir conteúdo para pessoas”, podemos pensar no trabalho do profissional de SEO como entendendo a mente humana, respondendo as perguntas que cada um possui. Isso é o maior valor por trás da troca de informação na Internet.
Cabe a nós, profissionais de SEO, entendermos quais os pequenos fatores que os mecanismos de busca acoplam em seus algoritmos para entender melhor a informação e assim, poderemos “ajudá-los” a entender melhor estes fatores.
Perguntas do Q&A
Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.
Na última semana não tivemos a seleção de dúvidas do Q&A por conta da gravação do Campus Party, logo, selecionei abaixo as principais dúvidas do nosso Q&A destas duas últimas semanas:
Um de nossos assinantes pergunta qual a vantagem de linkar internamente com nofollow dado que o uso do nofollow pode induzir a um desperdício de link juice. Na resposta, mostramos como ele deve proceder e como o processo funciona.
Um de nossos assinantes traz um problema bem comum em sites de classificados: ele possui diversos cadastros, mas não pode mudar o seu conteúdo. Em seguida, ele pergunta o que sugerimos para ele aumentar o conteúdo do seu website. Como sempre, conduzimos nosso assinante a uma solução muito interessante.
Domínio com palavra-chave
Em outra pergunta de nossos assinantes, discutimos sobre a escolha de um domínio. O assinante deseja saber se ao repetir um termo no domínio pode ajudar a ter um melhor rankeamento.
Uma assinante pergunta sobre a forma correta de se usar palavras-chave com e sem acento. Em seguida ela pergunta palavras compostas e stop words. Confira os detalhes desta dúvida clicando nesta pergunta.
Legal. Já vi profissionais usando a estratégia de criar vários sites e focar o link de todos apenas para um (funcionou muito bem, pelo menos aumentou muito o Page Rank, só não sabia q se chamava “link wheel”) :P…
Eu ganho alguns links nofollow extritamente relacionados ao nicho de um de meus blogs… neste caso será que o Google não faz uma avaliação e pensa:
1. “Uhm… ele não confia no site, vamos indexar e analisar se o site é ‘relacionado+confiável’
2. É, parece que o site é confiável, e ainda percebi que é do mesmo nicho, mesmo assunto, totalmente relacionado, etc…
3. Esse link é confiável, vamos atribuir os méritos!
No meu ponto de vista, não é pq vc atrubui nofollow ou não confia no link que o Google não vai passar o Link Juice.
Obrigado pela resposta! Sem dúvida o Q&A é de grande ajuda para os profissionais e estudantes de SEO . Abraço
Bem, estou com o problema da data errada no Google. Resolvi fazer o seguinte:
Na “breadcrumb” (onde antes ficava Início -> Pilotos -> Nome do piloto) inseri a data atual no fim. Em termos de indexação, parece ter solucionado o problema.
Ao pesquisar pela página http://www.corridadeformula1.com/piloto/felipe-massa/ no Google, ela estava com uma data mais atual.
Vou esperar para ver se, com o tempo, melhora em termos de posicionamento novamente.
Fábio,
Antes de mais nada gostaria de agradecer a grande ajuda que você e seus companheiros dão ao mundo do SEO e SEM.
Em meu site eu fiz tudo (ou quase) que a cartilha de SEO manda: Títulos bem pensados, descrições bem feitas, muito conteúdo (+ de 1100 posts), muitos comentários (+13.200) Title e Alt em todas as imagens, enfim segui todos os conselhos dos profissionais em SEO como você.
Aí me deparo com um Blog (gostaria muito de colocar o link dele aqui para que fosse feito um estudo) sem nenhum conteúdo de texto, sem comentários, apenas com imagens e com PR5 e na primeira página com a palavra chave “artesanato”.
Não existe explicação em meu entendimento.
Por onde eu posso iniciar para poder entender melhor esse acontecimento.
Muito obrigado.
Marcelo
Eu também gostaria de saber, porque não posta a url?
Grande Ricota!
Puxa! tenho acompanhado algumas de suas dicas! valeu mesmo ! ! !
Estou com um site que fiz no WordPress e estou usando o wordpress seo vc tem algumas dicas de como configura-lo para melhores resultados ou ele faz tudo meio que automatico? Outra coisa em quanto tempo mais ou menos o google consegue rastrea-lo com uma certa relevancia? Desculpa que sou novo no assunto…
muito obrigado ! ! !