Olá leitores da Agência Mestre,
Voltamos em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha”, que a cada semana vem ficando mais interessante pelo nível das perguntas, tanto do meu Formspring quanto dos nossos assinantes no Q&A.
Nesta semana, selecionei uma dúvida sobre o Google Preview, que nada mais é do que um teste que o Google está realizando com alguns usuários. Em seguida, uma dúvida sobre a diversidade de IPs que te linkam e como isso influencia no seu rankeamento. Por fim, duas dúvidas muito conectadas sobre backlinks, texto âncora e domínios. Ambas giram sobre o mesmo assunto e objetivo. Vale a pena olhar bem estas dúvidas para testar algumas idéias que coloquei por lá.
Já na nossa área do Q&A estamos com algumas dúvidas em andamento, mas as duas principais são relacionadas a como vender SEO, realmente em termos abertos, onde o nosso assinante pergunta qual a melhor forma de vender o serviço de SEO. Logicamente, não escondemos o jogo no nosso Q&A e abrimos como funciona a forma de cobrança dos nossos serviços. Já a segunda dúvida, discutimos um assunto delicado sobre Black Hat e Microsites. A discussão é excelente e o ponto levantado pelo nosso assinante é muito legal.
Então vamos as dúvidas:
Perguntas e Respostas do Formspring
Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.
Ricotta, o que o preview de sites nas buscas orgânicas pode afetar quanto a SEO?
Resposta: É uma pergunta muito pertinente para o momento! Para os que não viram, o Patrick Altoft publicou em seu blog o que parece ser um teste do Google para uma espécie de preview dos resultados direto em sua interface, ou seja, ao passar o mouse sob um dos resultados, ele já carrega uma thumbnail do website, como você pode ver abaixo:
O que eu acho que isso muda para SEO é que na verdade temos que esperar. Primeiro para ver se esta feature será habilitada para todos os usuários, como foi o caso do Google Instant. Depois, temos que esperar esta feature chegar no Brasil, algo que não vimos com o Instant. Em seguida, se tudo der certo, podemos pensar em analisar o visual da informação da thumb que aparece e se podemos, de alguma forma, manipular esta thumb , de modo a exibir a informação de sua página de modo que agrade mais ainda o usuário. Isto pode soar como uma espécie de “cloaking” mas foi a primeira idéia que veio na cabeça. Enfim, vamos esperar.
O número de domínios com o mesmo IP realmente pode influenciar negativamente? Se sim, existe uma quantidade aceitável?
Resposta: O que devemos entender primeiro é que conforme estudos realizados, a diversidade de domínios que te linkam é um fator muito correlacionado com os rankings, ou seja, aparenta ser verdade que quanto mais websites “mencionam” (linkam) o seu website, maior a sua chance de rankear. Este é um ponto bem importante quando pensamos em SEO e link building.
Em seguida, para analisar melhor esta informação entenda o seguinte: cada domínio na Internet possui um IP. Agora imagine que você possua 200 domínios diferentes te linkando. Boa métrica correto? Não, pois e se estes domínios forem do mesmo IP, não é algo estranho? A Internet é tão grande, tão vasta, que simplesmente as 200 fontes de links que você possui estão no mesmo servidor ?!
É um pensamento bem válido, logo, eu não pensaria em uma quantidade mínima ou que possa me prejudicar, mas sim, olhando no geral, quanto maior a diversidade de IPs que me linkam, melhor o meu site poderá rankear.
Olá Ricotta, um domínio com a keyword p/ qual você quer otimizar é um diferencial tremendo. No caso d eu querer otimizar a kw “vacas” mas só tiver disponivel o dominio “vaca.com.br” esse domínio tb passaria a ser um diferencial? mesmo ñ estando no plural?
Resposta: Honestamente eu não tenho dados sólidos para responder o que você perguntou mas gostaria de dar o meu “pitaco informal”.
Bom, quando pensamos em keywords no plural e singular no nome do domínio o que logo vem na minha cabeça é: o nome do domínio influi no tipo de backlinks que você vai receber. Por exemplo, um domínio como carro.com.br tende a receber links onde o texto âncora é “carro”. Já o domínio carros.com.br tende a receber links onde o texto âncora é “carros”. Isso irá fazer a diferença a longo prazo, pois os mecanismos de busca entendem os “tokens” dos textos âncoras, ou seja, em um texto âncora “Compre Carros”, eles irão entender os tokens “compre”, “carros” e “compre carros” como termos para a sua página.
Pensando em um exemplo mais simples, se o seu website é “João Flor” e você deseja vender flores na Internet, a chance de você ganhar links da forma “Compre no João Flor”, “Descontos no João Flor” e etc, fará com que o seu website seja mais forte para “flor” e não para a palavra “flores”. Esta segunda, será mantida em um segundo plano por conta do seu ramo de atuação.
Concluindo, creio que depende muito do mercado, mas certamente o que irá tender é o termo que você tiver no nome do seu domínio.
Meu caro, você acha válido hospedar meu site no dominio palavrachave.com e, após uns meses, se tiver um bom resultado, voltá-lo para o dominiooriginal.com, fazendo redirecionamento do palavrachave.com?
Resposta: Esta dúvida é bem interessante e se conecta muito bem com o tema da pergunta anterior. Há um tempo atrás realizamos alguns testes muito parecidos com o que você falou mas começamos direto com um website do tipo palavrachave.com, que continha um conteúdo bem interessante e ganhou diversos links por conta disso. Cerca de 6 meses depois, redirecionamos todo o website para dentro de um website principal, uma categoria na verdade, e esta categoria passou a receber todo o link juice que aquele domínio palavrachave.com tinha, juntamente com os seus textos âncora.
O que eu concluí com esta idéia é que ao ter um website como o palavrachave.com eu “atraio” links para esta palavra-chave e assim ganho relevância facilmente. Depois de um tempo, passar este website para dentro de uma categoria do site principal acabou funcionando muito bem.
Eu não recomendo o que você sugeriu, de mudar o seu dominiooriginal.com e depois voltar com ele. Isso pode ter um problema bem sério em termos de perder posicionamento e isso pode demorar para recuperar. É como mudar um domínio mesmo, você acaba perdendo algumas posições por um tempo.
Perguntas do Q&A
Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.
Vamos então as dúvidas da semana:
Cobrança de um serviço
A dúvida do nosso assinante é bem interessante e é uma dúvida recorrente: como cobrar por um serviço de SEO? Ele levanta os pontos de se deve cobrar por hora, por job, por fee mensal ou outra forma. Nesta pergunta, o Frank Marcel abre o jogo de como trabalhamos aqui na Agência Mestre e fala da nossa filosofia de trabalho para os projetos de SEO.
Link Building por Imagem nos MicroBlogs – Seria Black Hat?
A dúvida de um dos nossos assinantes é ao referenciar diversas imagens de um site de ecommerce que ele controla em seus blogs (que ele também controla)
o Google pode lhe punir? O Frank entra em detalhes das diretrizes do Google e fala um pouco mais de como este tipo de estratégia não prejudicar nenhum dos websites que você controla.
O Nosso Curso de SEO
Para quem já estava pedindo, já abrimos inscrições para a nossa nova turma do Curso de SEO em São Paulo. Esta turma do nosso curso está com data marcada para os dias 20 e 21 de Novembro.
Assim como na última turma, estamos com o novo módulo de eCommerce, o qual causou uma excelente impressão nos nossos alunos, além de é claro, todo o conteúdo atualizado e com as últimas novidades da área de SEO. No curso você encontrará com a nossa equipe, poderá tirar as suas dúvidas e ainda aprender muito mais sobre a nossa área.
Vale ressaltar que até hoje, dia 08/10, você obtém o melhor desconto. Após o dia de hoje, o valor passará a ser de R$ 899,00. Logo, corra e garanta já a sua vaga.
aliás, ainda sobre o preview de sites, vcs não acham q isso vai fazer a taxa de cliques cair? pq se eu puder ver o site antes de clicar já seria suficiente. (logico que vai ser bom se o site realmente for relevante, ne…)
Acredito nisso também Renata, faz bastante sentido. Mas não acho que teremos uma mudança muito relevante nesse número.