Olá,
Hoje vou falar um pouco de como conseguir um bom ranking para buscas locais. Uma pesquisa local foca um grupo de pessoas numa determinada região, o que pode ser muito conveniente no caso de comércio e serviços. Por exemplo, se você tem uma loja – física – de sapatos, em Itajubá- MG, provavelmente quer aparecer em buscas nesse estado ou região muito mais do que em buscas na Austrália.
Entre os ramos que mais se beneficiam pela promoção local, destacamos:
- Provedores hospedagem: hotéis, motéis, aluguel de apartamento/casa;
- Fornecedores de Alimentos: bares, restaurantes, pizzarias, supermercados;
- Prestadores de serviços (principalmente consultores, cujos clientes preferem conversar pessoalmente): advogados, médicos, mecânica de automóveis, vendedores (empresas imobiliárias), etc;
- Atividade física: ginásios, estádios (fornecendo vários cursos), aluguel de acessórios (tacos de golfe);
Então, como otimizar seu site para aparecer melhor para seus clientes potenciais? Se você pretende investir em links patrocinados, o AdWords tem uma definição de localização da propaganda realmente interessante. Você também pode contratar uma empresa de otimização de sites, se preferir. Mas, se prefere usar o SEO, vamos às dicas:
- Coloque a localização de sua empresa nas meta tags;
- Faça com que seu endereço/localização apareça em todas as páginas (um texto discreto no rodapé funciona perfeitamente);
- Faça links apontando para sua página de localização;
- Tenha uma página de localização!!
- Coloque nas âncoras dos links o nome do seu estabelecimento junto com a localização;
- Divulgue seu site em diretórios locais e coloque links para sites com posição geográfica perto da sua;
- Coloque sua localização geográfica também no conteúdo e, se possível, cite-a perto do nome da sua empresa;
Outra dica interessante é criar páginas que relacionem sua empresa ao local onde se encontram e que podem ser úteis para clientes e a comunidade local. Exemplos de páginas:
- Páginas de direção, com mapas de localização;
- Páginas do tipo: “O nosso negócio e da comunidade local”, “Lugares para ficar quando nos visitar”, “Locais para jantar quando nos visitar”, “Lugares para ver quando nos visitar”, “Parques, museus e escolas na área para as crianças de potenciais compradores (dependendo do tipo do seu negócio)”;
Também pode-se fazer páginas sobre a organização e os seus objetivos, ofertas, e abordagem quanto aos clientes.
O que colocar exatamente em uma página de localização?
- Endereço completo, desde o país ao CEP;
- Seu telefone/fax, com o código de área;
- Código de aeroportos;
- Nomes das Regiões metropolitanas próximas;
- Gírias Locais, ou seja, nomes que os habitantes da região usam para designar determinados locais;
Tente descobrir como as pessoas locais chamam o seu produto, a área, a loja e quais as palavras eles usam. Use essas palavras em seu site e em sua publicidade. Além disso, é importante abranger um leque vasto de keywords que os seus clientes poderão recorrer quando procurarem por seu produto ou serviço (o que funciona em todo o mundo, é claro).
O Google tenta estimar exatamente a localização da empresa, e seu ranking para determinada região é baseado na quantidade de vezes que a empresa é mencionada juntamente com a localização dessa região. Ou seja, não adianta ter apenas um endereço em suas páginas, é preciso também informações do endereço mais específico que você pode fornecer. Disponibilize para seus visitantes informações concretas, como endereço físico e número de telefone. Isso irá aumentar sua credibilidade. Promova seu site em páginas específicas por localização, como o Google Maps.
Ficou alguma dúvida? Consulte nosso Glossário SEO e SEM, nosso Tutorial SEO e Dicas para aumentar seu tráfego.
Muito bom o seu post! Além de bem escrito e esclarecedor, vai de encontro com minhas necessidades atuais de posicionamento de sites locais.
Parabéns!
Legal, vou usar essas dicas num site local que mantenho, de um bairro de SP. Ele é relativamente bem acessado via Google, mas agora que fui parar para pensar que nunca tentamos otimizá-lo visando mais acessos pelos buscadores!
Ótimas dicas! Eu aplico muitas delas em um web-site que possuo e com certeza funcionam bem mesmo!
Outro detalhe bem interessante e útil para pesquisas segmentadas por cidades é o Local Business Center do Google…
É possível cadastrar gratuitamente as empresas e sempre que houverem buscas com as keywords usadas na descrição da empresa, pode aparecer um mapinha do google maps.
Por exemplo:
Busque no google por “web design em ribeirao preto”.
Tchau
Penso que o grande problema é quando o seu site não tem localidade, isto é, ele abrange todo um país ou até o mundo.
Muito esclarecedor o artigo! Me ajudou muito, tenho uma loja de roupas e produtos importados em minha cidade e gostaria de rankear em pesquisas locais.
Obrigado!