Olá leitores do Agência Mestre! Depois de um longo tempo volto a escrever para o blog. Neste meu primeiro post do ano trago uma entrevista do Matt Cutts, um dos nomes do Google mais comentados, com Stephan Spencer.
A entrevista durou cerca de meia hora e eles conversaram sobre diversos temas envolvendo seo, sem e google. Vou trazer o conteúdo da entrevista em partes aqui. Vamos lá.
Conteúdo duplicado
Quando se faz um artigo baseado em um outro (curiosamente o caso aqui!), Matt recomenda linkar para o original, isso ajuda o buscador a identificar o original e manter sua relevância para a busca mais alta, quer dizer, o original vai continuar sendo a principal referência para àquele tema mesmo que o segundo artigo receba links.
Busca por páginas: site:www.meusite.com
Muita gente sabe para quê serve a busca site:www.meusite.com, ela mostrava o número de páginas indexadas referentes ao domínio meusite.com. Na entrevista, Matt afirma que esta busca está desativada, ou seja, não mostraria mais as páginas indexadas referentes ao domínio e sim, faria uma busca comum pelo termo. Contudo eu fiz um teste com site:www.mestreseo.com.br e a resposta foi uma SERP com as páginas do sedicas.com.br indexadas pelo google.
Matt afirma que esse tipo de busca não estaria sendo útil e que teria sido encerrada essa opção.
Flash
it can be difficult to pull the text out a Flash file. I think we do pretty well.
Essas foram as palavras exatas de Matt Cutts. Não me inspirou muita confiança. Ele comenta ainda que, anteriormente, o google desenvolvia seu próprio código para extrair textos de arquivos flash, mas, hoje em dia, eles usam a própria ferramenta desenvolvida pela adobe: search engine SDK tool. Não se tem muito ainda desta ferramenta, que é muito interessante e ainda está em desenvolvimento.
Por hoje fica por aqui, mas em breve trago mais um trecho desta entrevista.