Segundo o portal The Information, a OpenAI pretende lançar um novo mecanismo de busca na web, parcialmente desenvolvido com o Microsoft Bing.
Entenda como essa novidade pode impactar sua estratégia de SEO:
Novo Buscador da OpenAI
Segundo uma fonte relatou ao portal americano The Information, em 15 de fevereiro, a OpenAI está desenvolvendo um novo mecanismo de busca para a web, que contará inicialmente com apoio de recursos do Bing, buscador da Microsoft.
Apesar de se tratar de uma possibilidade, os indícios apontam que a OpenAI realmente está seguindo para uma nova plataforma de busca online, visto que:
- a startup já desenvolveu um rastreador da web, conhecido como GPTBot, que pode ler o conteúdo das páginas quando permitido pelo site;
- os usuários do GPT-4 (versão Plus ou Enterprise do ChatGPT), já podem realizar buscas com o Bing nas conversas com o chatbot;
- a Microsoft utiliza elementos no GPT-4 para aprimorar a busca no Bing.
A OpenAI pode competir com o Google?
Com a novidade, a comunidade de SEO iniciou o questionamento: um novo buscador da OpenAI poderia realmente competir com o Google?
Já vimos, nos últimos anos, o nascimento de alguns buscadores que prometeram “matar” o Google, mas acabaram não tendo tanto sucesso, como o You.com e o Neeva.
Apesar da OpenAI ter conseguido um sucesso surpreendente com o ChatGPT, a verdade é que a própria Microsoft nunca conseguiu “alcançar” o Google quando se trata de pesquisa online.
Por isso, o ceticismo é um dos sentimentos que já observamos na comunidade. Além disso, o Google hoje é um verdadeiro sinônimo da pesquisa; os buscadores que tentam se colocar como concorrentes do maior buscador do mundo precisam considerar uma verdadeira mudança de comportamento de um consumidor que habitualmente utiliza o Google cerca de 3x por dia.
Continue acompanhando este artigo fazendo parte do nosso Canal no Telegram! Lá, você recebe todas as atualizações sempre que tivermos novidades.