O rebranding do Twitter já começou! Conheça o “X”, novo substituto do pássaro azul da rede social.
And soon we shall bid adieu to the twitter brand and, gradually, all the birds
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
A partir do dia 24 de julho de 2023, o Twitter deixará de existir como conhecemos e o famoso “pássaro azul” será substituído pelo novo X. A mudança teve início com um tweet do atual dono da rede social, Elon Musk, dizendo que “em breve daremos adeus à marca do Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
Confira todos os detalhes dessa mudança e acompanhe nosso canal no Telegram para receber notificação sempre que este artigo for atualizado:
Rebranding do Twitter para o X
Na noite do dia 23 de julho, Musk fez uma série de tweets (iniciados pelo tweet mencionado acima), sobre as mudanças na marca do “Twitter” para o novo X, um nome/letra que o bilionário utiliza frequentemente em suas marcas e produtos.
O bilionário lançou um “desafio”, informando aos usuários da rede que: “se um logotipo X bom o suficiente for postado esta noite (23 de julho), iremos ao ar mundialmente amanhã (24 de julho)”.
Hoje, pela manhã, o Twitter já estava de cara nova:
Além dos tweets, fontes afirmam que Musk teria enviado um e-mail para os funcionários do Twitter informando que a empresa se tornaria X e que eles não deveriam mais utilizar o endereço do Twitter, segundo publicado no Threads pela editora-gerente da Platformer, Zoe Schiffer.
O Twitter já foi renomeado como X Corp em março deste ano, por isso, as mudanças atuais estão mais direcionadas para o logotipo e identidade visual da rede social.
It’s an exceptionally rare thing – in life or in business – that you get a second chance to make another big impression. Twitter made one massive impression and changed the way we communicate. Now, X will go further, transforming the global town square.
— Linda Yaccarino (@lindayacc) July 23, 2023
Novo logo do X para substituir o pássaro azul do Twitter e outras mudanças na identidade visual
O logotipo escolhido por Musk foi oferecido pelo co-fundador da Twin Birch (uma rede de lojas de estilo de vida sustentável), e investidor da Tesla, Sawyer Merritt.
https://t.co/l6GwY7ZJSv pic.twitter.com/yGumsMZ9NY
— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) July 23, 2023
Musk considerou o logotipo “art déco minimalista” e informou que faria alterações para refiná-lo. Logo em seguida, a CEO do Twitter, Linda Yaccarino, também compartilhou o GIF e comentou: “X está aqui! Vamos fazer isso”.
Como os usuários estão reagindo às mudanças do Twitter para o X?
A mudança na marca do Twitter está causando impactos – positivos e negativos – nos usuários da rede social. É certo que o rebranding marca um ponto divisor na história da rede social, com uma declaração de que o Twitter de Elon Musk não será mais a rede que era antes do bilionário comprá-la.
Isso, para os usuários mais antigos e “apegados” da rede, pode ser um ponto negativo, essencialmente, pela desassociação da rede ao nome. Marques Brownlee, produtor de vídeos e um dos usuários mais antigos do Twitter, tweetou que “continuará chamando de Twitter”, ao que Musk respondeu: “Não por muito tempo.”
Not for long
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
No entanto, aqueles que estão mais interessados nas mudanças de Musk, consideram que a mudança é um ponto positivo e esperam mais novidades em breve.
Adeus ao pássaro azul do Twitter
Mais de uma década após sua apresentação, o logotipo oficial do Twitter foi oficialmente substituído pelo X na manhã do dia 24 de julho. O pássaro azul que era considerado inseparável da rede social abriu espaço para o novo X minimalista tanto na página inicial da rede, quanto na foto de perfil da conta oficial (o @twitter) e na tela exibida durante o carregamento do site.
Alguns locais específicos da rede social ainda apresentam o pássaro azul, como o favicon do site e no aplicativo mobile, mas ainda é o começo da fase de rebranding.
O “pássaro azul” foi desenhado em 2012 por Martin Grasser ao lado de Todd Waterbury e Angy Che, para substituir a primeira versão da logo com o pássaro. Grasser realizou uma “despedida” para o pássaro em sua conta do Twitter:
Today we say goodbye to this great blue bird
This logo was designed in 2012 by a team of three. @toddwaterbury, @angyche and myself,
The logo was designed to be simple, balanced, and legible at very small sizes, almost like a lowercase “e”, a 🧵 pic.twitter.com/pogZnorRko
— martin grasser (@martingrasser) July 24, 2023
O logotipo do pássaro azul estava, até então, inteiramente integrado ao Twitter, pois os “tweets” começaram a ser chamados assim antes mesmo que o pássaro fosse adicionado. Quando questionado sobre “como chamaríamos os tweets agora”, Musk respondeu: “X’s”:
x’s
— Elon Musk (@elonmusk) July 24, 2023
O que mais podemos esperar do X, novo substituto do Twitter?
A história da compra do Twitter por Elon Musk é longa e confusa, mas o bilionário deixou seus objetivos para a rede social claros desde o começo. No início (em outubro), apesar de quase desistir de sua oferta para comprar o Twitter, Musk utilizou a própria rede social para contar que pretendia criar um “aplicativo de tudo” e a compra seria uma forma de acelerar essa criação:
Buying Twitter is an accelerant to creating X, the everything app
— Elon Musk (@elonmusk) October 4, 2022
É esperado que, nos próximos meses, Musk invista em novos recursos e funcionalidades para a criação de seu superapp.
Como o rebranding para o X pode impactar a publicidade online no Twitter?
Em 15 de julho, Musk comunicou que o Twitter estava com o fluxo de caixa negativo devido à uma queda de quase 50% da receita com publicidade, além de uma sobrecarga de dívidas.
Segundo Musk, a rede “precisará atingir o fluxo de caixa positivo antes de se dar ao luxo de qualquer outra coisa”:
We’re still negative cash flow, due to ~50% drop in advertising revenue plus heavy debt load. Need to reach positive cash flow before we have the luxury of anything else.
— Elon Musk (@elonmusk) July 15, 2023
Isso ocorreu porque diversos anunciantes diminuiram ou cortaram seus investimentos em publicidade no Twitter com a compra de Musk, em outubro de 2022. No entanto, o ex-CEO afirmou – em abril – que muitos dos anunciantes estavam voltando e que a recuperação do fluxo de caixa era iminente.
No entanto, as novas mudanças de Musk podem gerar novas incertezas nesses anunciantes e fazer com que segurem seus investimentos por mais algum tempo.
Nesse período, outra rede social como o Threads pode ser uma alternativa para esses anunciantes, caso a Meta entre com um recurso de publicidade em sua nova rede social. Confira todos os detalhes sobre essa guerra das redes sociais em nosso artigo completo!