Bom dia leitores da Agência Mestre, ontem li um artigo que tratava da evolução, em termos de visitantes, das redes socias mais conhecidas e utilizadas atualmente no mundo. Nesse comparativo, foram utilizados dados de um comparativo feito a um ano atrás.
Com o recente aniversário do Facebook, que completou seus 5 anos de vida, muito deve ser comemorado pois a rede social conseguiu se tornar a mais popular no mundo, deixando para trás o MySpace. Outra rede que chamou a atenção com uma subida estratosférica é o Twitter, que em pouco tempo tem conquistado um número cada vez maior de seguidores pelo mundo, inclusive eu, me siga no twitter.
Fonte: Compete.com
Agora fica a dúvida, qual o feito mais impressionante? O Twitter passar da vigésima segunda posição para a terceira, ou a perda de terreno do MySpace para o Facebook? Bom eu diria que a subida do Twitter e para todos nós usuários quanto maior a concorrência melhor.
Os gráficos abaixo são um comparativo entre as principais redes socias, do Google Trends e Alexa, respectivamente.
Mas todos nós sabemos que não importam somente a quantidade de visitantes mas sim a qualidade do visitante do seu site, pois não adianta ter milhares de visitas quando não há uma boa conversão, mas isso é assunto para outro post.
Dois dos principais pontos a se analisar em um site de redes socias, são visitas por um único visitante e o tempo de permanência no site, que são indicativos da qualidade do site. Enquanto o Facebook teve uma significativa melhora em ambas as áreas o MySpace se manteve regular no número de sessões e teve uma queda muito grande no tempo de permanência no site por parte de seus visitantes. Já o Twitter devido a sua escalada no rank, naturalmente teve um aumento em ambas as métricas.
Fonte: Compete.com
Fonte: Compete.com
As redes socias hoje são uma das formas mais populares de divulgação de conteúdo e opiniões da internet. Saber quais as mais utilizadas, quais atingem melhor o seu nicho de atuação são essencias para uma boa campanha de midia social. No Brasil, o Frank Marcel fez um estudo muito interessante sobre as redes socias nacionais, intitulada A Melhor Rede Social de Conteúdos do Brasil.
Definir qual delas utilizar irá depender do seu objetivo, porém optar pelas mais utilizadas no mundo é sem dúvida a melhor alternativa.
Muito boa a matéria!
Impressionante como o Twitter explodiu. Comecei a usar há pouco tempo e ainda estou me acostumando com ele mas é bem bacana, estou gostando. Mas será que mantém a posição 3?
Aproveitando o comentário, quem está no Twitter siga @tuitersfera (http://twitter.com/tuitersfera / http://tuitersfera.com.br/), projeto do @mlemos (http://twitter.com/mlemos) focado em medir a twittersfera brasileira. 🙂
Muito bom o artigo. As redes virtuais estão sendo tão acessadas que hoje é anti-social não estar em uma delas .
Bem bacana o post.
Também estou te seguindo no Twitter =)
Uma lista interessante. Podemos tirar várias conclusões a partir daí:
1 – As redes de língua portuguesa estão a uma eternidade, das grandes redes internacionais.
2 – Oa brasileiros se interessam mais pelas redes que dão retorno.
3 – Estamos loge da globalização das redes. Isso é bom?
Muito interessante esse artigo, mostra que as redes sociais tem uma grande parcela do tráfego da internet.
Interessante, parabéns.
Como eu utilizo muito as mídias sociais para captar profissionais e prospectar clientes vou deixar um pouco da minha experiência. Social Media Marketing é meu foco e minhas ações são executadas em redes sociais bem diferentes das pesquisadas no artigo, sei que mundialmente essas redes que foram citadas são top no rank mundial, mas no Brasil nossa realidade é outra. O Orkut manda aqui e tenho como relato que ele capta mais profissionais para a empresa do que o jornal mais popular aqui de porto alegre, segundo o twitter vem tomando projeção no Brasil, mas ainda é um conceito pouco assimilado pela massa da web… Eu sou utilizador do twitter e estou na torcida para que ele mantenha a projeção que esta tendo. Quanto a redes de compartilhamento de conteúdo acho que Ueba, Linkk, Dihitt, Via6, Rec6 são realidade brasileiras e Digg, Technorati e tantas outras estrangeiras não geram tanto trafego quanto nossas similares nacionais.
Paz no coração e Luz na razão.
Não podemos esquecer do novo Plik né, existem muitas redes sociais, algumas têm sites que são pesados, outras são totalmente em inglês, e algumas nem permitem postagens em português, porém o plik.com.br é leve e em português ! 🙂
Para quem quer ver, um site estilo twitter: http://plik.com.br
Parabéns por fazer parte do nosso dia-a-dia.
Quando o twitter começou não achei muita graça, mas agora tô viciando, acho bastante dinâmico. Obrigado pelo artigo!