Olá leitores da Agência Mestre,
No mês de Fevereiro, continuamos o acompanhamento das 4 principais redes sociais “digg-like” do Brasil: o diHiTT, o Rec6, o Linkk e o Uêba. Indexamos, através de nossas ferramentas de monitoramento, um total 2.549 notícias/artigos que foram à popular nestas redes.
Com base nestas notícias e artigos, montamos o relatório abaixo, que exibe as notícias mais votadas/visitadas, as mais comentadas e as palavras mais utilizadas nos títulos destas notícia.
Vamos aos dados:
Dihitt
Em fevereiro, o diHiTT sozinho angariou mais notícias e artigos em sua página inicial do que seus concorrentes somados: 1362 notícias contra 1187 de Rec6, Linkk e Uêba; Em relação a janeiro, que teve 1510 notícias, houve uma queda na quantidade total de entradas, enquanto a notícia mais votada teve mais votos (3 a mais) e a notícia mais comentada teve mais que o dobro de comentários (65 em janeiro, contra 168 em fevereiro). A comunidade continua muito ativa no agregador.
Notícias mais votadas
É importante ressaltar que apenas acompanhamos os artigos que estão em popular na capa do site e não na sidebar do diHiTT.
- 127 Votos – E a gente nem desconfiava! O Super Homem é argentino!
- 116 Votos – Meu Pai: O Grande Homem da Minha Vida…
- 111 Votos – Meu final de semana – Shodo e Ikebana
- 110 Votos – Felizes, mas não para sempre
- 109 Votos – Você Está No Leme
Notícias mais comentadas
É importante ressaltar que apenas acompanhamos os artigos que estão em popular na capa do site e não na sidebar do diHiTT.
- 168 Comentários – Médico recomenda masturbação contra baixa autoestima
- 97 Comentários – A IMPERATRIZ DO ORIENTE
- 91 Comentários – Fotos inéditas dos atentados de 11/9 são divulgadas nos EUA
- 83 Comentários – Preferência por cão ou gato pode indicar grau de instrução, sugere estudo
- 60 Comentários – Aniversariantes de Fevereiro – com selinho de presente
Principais palavras no título das notícias
- amor
- anos
- blog
- carnaval
- dia
- fotos
- mulher
- mundo
- semana
- vida
Rec6
Após a mudança da plataforma em janeiro, fevereiro não foi um mês de muita movimentação no novo Rec6, apenas 112 notícias diferentes passaram pela home do site. Em janeiro foram 2226. Por outro lado, a notícia de mais clicks teve praticamente o dobro de clicks: 1272 em fevereiro, contra 626 em janeiro.
Tivemos algumas experiências negativas com o Rec6, que esteve misturando suas referências de notícia enviada e link de destino, algumas notícias estavam trocadas. Soubemos também que isso aconteceu com outras pessoas. Em larga escala, isso deve ter contribuído para a menor participação dos usuários da rede.
Notícias mais clicadas
- 1272 Clicks – Aprenda como acessar sites bloqueados
- 368 Clicks – OpenCola: O Refrigerante Open Source
- 191 Clicks – Local Search ? Tire Proveito das Buscas Locais | Agência Mestre
- 185 Clicks – Veja maiores flagras do carnaval 2010: Videos proibidos Carnaval 2010 na web. Veja Carnaval 2010 fotos proibidas | Suco de Cevada
- 151 Clicks – Vídeos de Briga
Principais palavras no título das notícias
- arteriazine
- carnaval
- dica
- dicas
- emprego
- filmes
- links
- man
- online
- você
Linkk
Com 275 notícias diferentes na página inicial, o LinkK aumentou a diversidade em relação à janeiro (259 notícias), mas ainda não passou a marca de 300 notícias (dezembro). A quantidade de votos em suas notícias manteve o valor regular, cerca de 30 votos. Interessante notar que, diferente de Rec6 e diHiTT, o LinkK não teve “carnaval” como uma das palavras mais frequentes nos títulos de suas notícias, mas “seo” se manteve popular, desde janeiro.
Notícias mais votadas
- 30 Votos – 12 tipos de artigos que recebem sempre MUITOS comentários!
- 29 Votos – Barreiras do Marketing em Mídias Sociais
- 29 Votos – SEO, é muito mais que Análise On-Page | Agência Mestre
- 28 Votos – Blogueiro cria técnica para aumentar a vida útil do colchão
- 28 Votos – Counter Strike Faz Sucesso Também nos Jogos Online
Principais palavras no título das notícias
- brasil
- buzz
- celular
- ipad
- jogos
- seo
- site
- sociais
Uêba
Por último, e não menos importante, o Uêba teve uma grande quantidade de notícias diferentes em fevereiro, 800 diferentes entradas, uma queda em relação à janeiro. Já os cliques na notícia mais clicada subiram bastante, passando de 7500, sendo que em janeiro, a notícia mais clicada passou pouco de 5 mil cliques. E tal como no LinkK, o carnaval também não passou pelo Uêba em fevereiro.
Notícias mais clicadas
- 7733 Clicks – Imagens Diversas para 12/02/2010
- 5644 Clicks – Quer viajar para o exterior, ganhar para isso e ainda aprender inglês?
- 5360 Clicks – Quer ir de graça para a balada? Fique ligado!
- 4053 Clicks – Burn baby Burn!
- 2725 Clicks – Você sabe mesmo o que é NFe?
Principais palavras no título das notícias
- arte
- brasil
- celebridades
- cinema
- criativas
- fotos
- imagens
- jogos
- mundo
- vídeo
Evolução das Redes Sociais nos Últimos Meses
Com base nos dados dos últimos 4 meses preparamos alguns gráficos para mostrar a evolução das redes monitoradas, observando o número de votos, comentários e no caso do Uêba e Rec6, os cliques em notícias.
Número de Votos no diHiTT
Número de Comentários no diHiTT
Número de Cliques no Rec6
Número de Votos no Linkk
Número de Cliques no Uêba
Conclusões
No comportamento geral da tendência de visita nos sites, nota-se que o diHiTT continua em ascenção; o Via6 realmente em queda, enquanto o Rec6.com ainda não figura entre os concorrentes; LinkK constante; e o Uêba em uma ligeira alta de tendência de visitas:
Fonte: Google Trends for Websites
Será o momento de escolher outra rede social a acompanhar no lugar do Rec6? Pelo que parece, o Via6 também não está mais interessado no Rec6.com, uma vez que, agora, o antigo rec6.via6.com redireciona para o noticias.via6.com, assim, a relevância do rec6.via6.com não vai mais para o Rec6.com. Está sendo usado o redirecionamento 301.
Em abril, veremos como ficou o comportamento das redes brasileiras em março. Até lá!
São redes sociais baseadas no envio de links. Não tem o dinamismo das mais famosas. Não geram tanto interesse assim para passar algumas horas usando-as, tal qual o Twitter provoca.
Abraços!
Na verdade elas atendem grupos de usuários diferentes; usuários com intenções diferentes. Ambas tem seus méritos e falhas.
De longe o Dihitt tem me dado bem mais resultados, mas os outros sempre ajudam.
Seria interessante acompanhar o ocioso também, pois é um site muito importante com noticias chegando aos 25mil cliques em apenas 24horas.
Olá,
Parabéns pela análise!
Acredito que o Dihitt continuará a crescer cada mais enquanto os outros perderão cada vez mais espaço.
Outra coisa que não entendo é porque vocês incluem o Uêba na lista sendo que este não é uma rede estilo Digg.
O Uêba é um site de Links, e se fosse contar estes então deveriam fazer uma análise dos outros da categoria, como BombaNet, Linklog e tantos outros e se fosse para analisar o mais visitado dos sites de Links deveria se analisar então o Ocioso, pois o Uêba não chega nem perto do Ocioso e possui uma forma de funcionamento muito ruim, sem miniaturas dos Posts, sem categorias e só imagens fazem sucesso por lá, enfim, não sei o que o Uêba está fazendo nesta lista.
Abraços!
Realmente é impressionante como o REC6 caiu de produção. Eu particulamente era um usuario constante do rec6, mas não gostei muito da nova plataforma, tem muitos erros.
Desde então passei a frequentar o Dihitt e o Likk.
Parabéns pelo post.
São redes sociais meio que segmentadas não da para comparar com o Twitter. O dihht é bom só que tem uma plataforma meio furada quem vota mais tem mais destaque ou seja, alguém realmente acha que as pessoas lêem as noticias que estão votando?
Eu gosto do Ueba e do Ocioso geram um excelente retorno só de visitas do Ocioso eu tenho mais de 100k em apenas 4 meses de blog.
Eu uso o Dihht, é muito bom..