Olá amigos da Agência Mestre!
Na semana passada, escrevemos sobre o ano do Facebook. Como 2010 foi importante para esta rede social e seu dono, Mark Zuckerberg. Todas as inovações e criações de grande importância foram lembradas por aqui.
Mas a pergunta que ficou deve, hoje, envolver muitos adeptos do Facebook: “o que esperar para 2011?”. Com base nas minhas experiências, principalmente deste segundo semestre, elaborei alguns tópicos, tentando prever o que se passa na mente de Mark e seu time de desenvolvedores.
Anúncios e Mais Anúncios
Uma das coisas mais bacanas envolvendo o Facebook e a Agência Mestre neste ano de 2010 foi a entrevista com Dennis Yu, um especialista na rede social, em nosso blog. O norte-americano enfatizou alguns pontos interessantes e explicou outros ainda nebulosos ao nosso público. Dennis chamou a atenção para o lado dos anúncios.
Os Ads do Facebook estão tomando forma no Brasil, mas, por conta da impossibilidade de encaixarmos à nossa realidade (pagamento em R$), acredito que muita gente ainda não tenha experimentado anunciar na rede social, não conhecendo as opções de segmentação desta ferramenta.
Se o Facebook atingir um nível considerável no Brasil, que desperte a atenção de Zuckerberg, é possível imaginar uma ramificação da empresa por aqui. Assim, fica mais fácil temos todas as aplicações e inovações da rede com uma customização para nossa língua, moeda e outros itens que serão adaptados para atingir o público brasileiro. Hoje, somos quase nove milhões de usuários, mas ainda o 18º na lista de países. Valeria o investimento?
Jogos e Popularização
Dennis Yu também falou sobre “gamificação”, ou seja, um aumento nos jogos e aplicativos que interagem com os usuários. Coisas do tipo FarmVille e o recente CityVille, que superou o concorrente rural, são extremamente populares entre os usuários médios. No Brasil, esse tipo de aplicativo tem rápida e fácil aceitação entre aqueles que estão na rede. Uma boa fatia destes quase nove milhões de usuários, provavelmente, está no Facebook para jogar.
Um ponto interessante, não só para empresas desenvolvedoras, mas para quem pensa nas estratégias e na área de publicidade, é: como atingir esse público? Trata-se de um belo desafio para 2011 – atrair a atenção para os jogadores de FarmVille e adjacentes.
Outro ponto que devemos ver em 2011, não só por conta dessa massificação dos jogos previstas por Yu é a própria popularização de usuários. Temos uma tendência natural no Brasil de “seguir o hype”. Aquilo que está na moda de alguns, acaba crescendo e se tornando algo popular, mesmo sem ser amplamente explorado.
O Facebook tende a seguir esse caminho no ano que está para chegar. Caminho este já percorrido por Orkut, Twitter e até o Tumblr. Como podemos nos portar diante desta situação? Será possível enxergar novas possibilidades com a onda de users que deve vir por aí?
Socialização
A parceria Facebook-Microsoft certamente vai apresentar seus frutos em 2011. A união entre a rede social e o Bing, apresentando resultados de Like e comentários dos amigos do Facebook, deve gerar resultados positivos, obrigando o Google a se mexer um pouco mais. Nada melhor do que ver, na prática, uma boa idéia como essa, anunciada no fim deste ano.
Resta saber o quanto isso vai influenciar, de verdade, no mundo do search. Como sabemos, o Bing começa a dar seus passos e não tem, nem de longe, a preferência da maioria dos usuários da Internet quando o assunto é buscadores. Se as coisas fossem realizadas diretamente no Google, certamente teríamos resultados mais expressivos e com muito mais rapidez.
Ainda assim, uma das tendências é mesmo a parte social. Já vimos por aqui, em nosso último artigo, como o Facebook está se expandindo e como deve continuar crescendo. Nada mais natural que buscar envolver os buscadores e outros sites para oferecer esta “socialização”. Já vemos por aí muitos blogs que oferecerem comentários apenas se houver a linkagem entre eles e seu perfil do Facebook.
Métricas
Uma meta, que já está se tornando realidade antes mesmo de 2011 chegar, é a parte de mensuração dos dados do Facebook. É difícil trabalhar numa campanha de marketing, envolvendo as fan pages, sem saber exatamente como está sendo a interação dos usuários, o movimento de novos fãs e quais os melhores links clicados e postados.
O Insights do Facebook, um “primo distante” do Analytics, surgiu meio precário, dando apenas informações básicas do fluxo de visitantes e novos seguidores de uma fan page. De uns dias pra cá, muita coisa mudou. O Facebook melhorou a página interna de análise de uma fan page, inseriu novos itens e expandiu a maneira de mensurar os resultados.
Agora, podemos ver melhor a movimentação dos usuários, a quantidade de “curtir”, a frequência de cada fã e de apenas visitantes, observar os links postados no mural (quantos cliques, porcentagem de comentários), e muito mais.
Acredito que o Facebook não deve parar de dar atenção a esse lado. Com a impossibilidade natural de termos o Google Analytics de fazer o tracking total dos dados dentro da rede social, é necessário termos algo de nível parecido com a ferramenta do concorrente para entendermos melhor se nossas estratégias e ações estão dando resultado.
E O Que Mais?
É difícil prever, não dá pra esperar pouco quando o assunto é Mark Zuckerberg e seu Facebook. Se olharmos para a quantidade de coisas lançadas em 2010, podemos esperar um 2011 ainda mais cheio de inovações e lançamentos.
E você? Onde acredita que o Facebook apontará sua mira? Deixe aí nos comentários suas impressões para o próximo ano, divague, use suas experiências e tente visualizar como estaremos trabalhando em 2011!
Um grande abraço e Feliz Ano Novo!
Agora o Facebook embalou de vez, quero só ver qual será o primeiro concorrente a fechar as portas ainda em 2011. Seria o Orkut?!
Legal o post, acho que o Facebook tem muito a oferecer mesmo em 2011, como disse, os games sociais só crescem mesmo, tanto que a Zynga tá prá comprar o MySpace(rumores), e o Google, ao meu ver ainda não pegou o jeito da coisa (social), a não ser que surpreenda com as ‘camadas sociais’ aguardadas pelo Google Social…Não entendo mesmo como o Orkut está ereto ainda… : -) Obrigado!
Muito bom o Post, creio que o facebook vai evoluir em muita coisa nesse ano de 2011, como antigo usuário do facebook, creio que eles vão melhorar muito ainda a questão da privacidade.
Hoje saiu uma notícia no G1 falando sobre a invasão no perfil do dono do Facebook, agora talvez ele veja um pouco mais essa questão de privacidade.