Olá, amigos da Agência Mestre!
Como alguns já sabem, o Facebook soltou uma nota em seu blog de desenvolvedores anunciando o futuro do FBML dentro da rede social. Muita gente levantou o comentário que a linguagem desenvolvida para se trabalhar no Facebook estava com os dias contados, que todo o trabalho de aprendizado e aplicação desde sua criação estava sendo jogado fora.
Decidi escrever o artigo da semana sobre o tema FBML para clarear alguns pontos desta decisão do Facebook. Começando justamente pela nota oficial, onde, em nenhum momento, os desenvolvedores da empresa avisam que vão eliminar por completo a linguagem. Na verdade, o time responsável pelas novas aplicações optou por depreciar, menosprezar o FBML.
No lugar da linguagem, o dev team do Facebook recomenda o uso de iFrames. O método foi adotado neste início de ano, mesmo período em que a corrente por não trabalhar com FBML deverá aumentar consideravelmente.
Mas o Facebook não cortará pela raiz o FBML, impossibilitando o uso de suas tags. Dois pontos chamam a atenção para isso: primeiro, o próprio comunicado dos desenvolvedores, ressaltando que as tags já criadas e utilizadas continuarão sendo aceitas. A intenção da rede social é brecar novas aplicações e trabalhos de programadores para ampliar a lista de tags da linguagem.
Segundo, o aplicativo Static FBML, tão recomendado aqui em nossos artigos e o único direcionado para permitir códigospara criar landing pages e abas customizáveis, é o mais utilizado no Facebook. Na lista de aplicativos, o Static supera os famosos jogos como CityVille e FarmVille. O app é popular e de fácil operação, inclusive sua versão alternativa “Static FBML 2”, que permite uma segunda aba numa fan page, ocupa o top 10 da lista:
Dados: AllFacebook.com
O time de desenvolvedores de Mark Zuckerberg trabalha forte para permitir aplicações em iFrame nas abas. Aliás, no próprio comunicado de “depreciação” do FBML, eles recomendam a partir destes primeiros meses de 2011 apostar em iFrames caso alguém desejar desenvolver algo novo para as páginas.
Os Trabalhos Continuam
Portanto, meus caros leitores, não desanimem e nem parem o trabalho por conta dessa freada no FBML. O que já foi criado continuará e, dado o grande número de adeptos do aplicativo, dificilmente Mark Zuckerberg passará a ordem ao seu time para interromper de vez tudo que já foi feito nesta linguagem.
Como já dissemos, é possível instalar o Static FBML e colocar codificação HTML no campo de criação, facilitando o trabalho da maioria dos programadores que têm mais facilidade com a linguagem.
Já existem empresas que oferecem o serviço de criação de fan pages, outras apostam em aplicativos pagos para dar um modelo pronto para que os usuários criem páginas de modo fácil, sem necessidade de aprender a linguagem e os códigos. Também já comentamos por aqui sites que oferecem gratuitamente templates para que você insira um bom visual na sua página.
Tudo isso confirma que o FBML veio, se consolidou e abriu espaço para muita gente. Sendo assim, não é necessário se assustar com a decisão do Facebook.
Precisa de Ajuda?
Se você precisa de uma ajuda para montar a fan page, desenvolver estratégias, inserir o FBML e outras situações envolvendo o Facebook, procure-nos para uma consultoria. Basta entrar em contato para mais informações.
ótimo, mas estamos falando do Facebook, e qualquer programador sabe o quão arbitrário eles são.
Antigamente, havia a possibilidade de colocar abas nos profiles, era um recurso muito usado…e isso não impediu que fosse retirado. Quem quiser, pode conferir aqui developers.facebook.com/blog/post/415
Ou seja: não há garantia alguma que vão dar suporte a isso no futuro.
Acho que ao invés de insistir em algo que terá seu funcionamento reduzido (e possivelmente retirado), as pessoas deveriam se focar em se atualizar.
No caso, a implementação do tagueamento nas fanpage através do tracking code do analytics como pixel não irá mais funcionar?
Então ique,
acabei de receber em meu twitter @alissonlucio essa informação e tomei um susto…
fui a pagina que me enviaram e peguei um pouco do assunto que era em ingles logo vim correndo aqui pra mestre SEO pra saber se ja haviam postado algo a respeito…
confesso que estou um pouco preocupado….
vou deixar o link aqui pra quem quiser dar uma olhada…e até você ique se puder
dar uma resumida e passar pra gente aqui…rs
abraço e até mais…
http://www.searchenginejournal.com/facebook-updates-fan-pages-finally-does-something-right/27838/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed:+SearchEngineJournal+(Search+Engine+Journal)&utm_content=Twitter
Bom dia Ique muniz…
Uma pequena duvida bestinha =)…
o Uso de Iframes em paginas de internet não pode prejudicar a pagina, como também a segurança do site?
=x
Olá,
Gostei das informações disponivéis por aqui, valeu por compartilhar.
Tentando descobrir como modificar a cara das páginas no facebook, cheguei a famosa FBML, seguido os passos vi que na página do aplicativo não tem mais o link de “add…”. E ai algum pode me indicar ou outro caminho? ou solução?
Grato.
oi! tentei mexer nisso e apareceu:
Este aplicativo já foi instalado para todas as páginas aplicáveis.
como faço páginas agora no facebook? alguma dica? o aplicativo static não funciona mais.
Estou com o mesmo problema.
Vocês devem usar o app static html. .. A linguagem FBML acabou descontinuada,
Boa tarde, criei uma fan page mas para reajustar, gostaria de modificar o nome da mesmas. Tem como fazer isso?
Obrigado
O Nome ou a URL?
Se for apenas o nome, simplesmente através do botão Editar Página – Menu Informações Básicas. Mas você só pode fazer isso se sua fan page tiver menos que 100 fãs. Se passar disso, o nome fica travado.
Boa tarde eu gostaria de saber como deixo minha home ativa, pois ja fiz tudo no FBML joguei o codigo fico tudo certo, masi todo vez que alguem pesquisa pelo nome da empresa sempre vai direto no mural e náo na home como é na pagina do banco do brasil, coca cola e outros.
O que preciso fazer pra arrumar isso.
Obrigado.
Quando você é o admin de um fan page, sempre verá o Mural, Rafael. Peça para que um amigo, que não curtiu sua página, acesse a fan page que você criou e setou a aba customizada para abrir primeiro de tudo. Assim você terá a certeza que tudo deu certo ! 🙂
Boa tarde Ique;
Desenvolvi algumas FANPAGES para clientes da empresa.
Hoje foi formatar uma delas e, quando fui acessar (como admin.) o programa “Static HTML: iframe tabs” NÃO apareceu a tela de programação, aquela com duas caixas para vc colocar as páginas ANTES e DEPOIS do internauta CURTIR.
Você sabe o motivo? Ja foi descontinuado? Fiz uma das páginas semana passada (rsrsrs)…
Estranho, deve ser algum bug com o Static. Remove e instala de novo pra tentar ver se aparece. O Static html tá firme e forte e não morre tão cedo hehe