Olá leitores da Agência Mestre!
O Facebook não para de mudar. A busca pela constante inovação, entregando facilidades a mais de meio milhão de usuários é freqüente. Por conseqüência, somos presenteados com Mark Zuckerberg e seu time de especialistas, que trazem novidades e alterações na rede social mais famosa do momento.
A bola da vez é no campo das mensagens. Na intenção de trazer mais interatividade e rapidez aos perfis e contas, o Facebook Messages foi anunciado esta semana. Sob a descrição de um novo “sistema moderno de mensagens”, Zuckerberg apresentou a aplicação para o mundo.
Ainda em fase de testes, o novo sistema promete uma integração nunca vista, agregando e-mails, SMS, mensagens do próprio Facebook e conversações em tempo real em apenas uma caixa de entrada. O dono da rede social fez questão de frisar que não pretende “matar o e-mail” com a funcionalidade, mas não descarta uma substituição de plataforma vinda dos usuários.
Em uma possível tentativa de competição com o Google e seu famoso Gmail, o Facebook disponibilizará, juntamente com o Messages, e-mails @facebook.com. É com a nova conta que o usuário terá acesso a Inbox do sistema, interagindo com a mesma da maneira que bem entender.
Aliás, essa liberdade de controlar o que entra é uma das características marcantes. A chamada “Social Inbox” é uma das principais investidas da aplicação, que consiste em reunir mensagens em sua caixa apenas dos seus amigos e contatos que você permitir receber. Chega de receber e-mails indesejados, de pessoas e contatos desconhecidos.
Isto Não é um E-mail
Mark Zuckerberg falou no início de sua apresentação, e não só o dono do time, como toda equipe reforçou: “o Messages não é um e-mail”. A preocupação em não ser mais do mesmo envolve toda funcionalidade da ferramenta. A maneira de se usar o Facebook Messages é diferente, rápida e fácil.
O CEO da rede social ainda comparou o serviço aos tradicionais programas de mensagens instantâneas (como MSN, ICQ). Aliás, o Facebook Messages tem essa característica. A troca de mensagens entre você e um outro usuário se dá através de um chat rápido, sem os tradicionais campos de remetente, CC e BCC, que estamos acostumados a ver no e-mail convencional. A aba de “assunto” também foi removida.
Em resumo, Zuckerberg quer, com o serviço, simplificar a vida dos mais de 500 milhões de usuários. Na apresentação oficial, disse: “você pode enviar mensagens simples, e elas irão brotar para as pessoas onde quer que elas estejam, seja qual for o meio utilizado”.
Claro que, muito em breve, uma atualização para o aplicativo do Facebook nos smartphones será disponibilizada, inserindo o Messages no mundo mobile.
Disponibilidade
A princípio, ele está disponível apenas através de um convite para testes. Para obter o convite, basta acessar o Facebook Messages e clicar no “Request an Invitation”. De imediato, a rede social responde que em breve enviará um convite para que seu perfil passe a receber o novo serviço, atualizando a área de mensagens de sua página.
Vale a pena pedir e testar a inovação. Assim que utilizar o Messages, poste aqui suas impressões e o que espera de mais uma mudança do time de Zuckerberg.
Fique abaixo com o vídeo, que serviu como divulgação do Messages para o mundo:
Eu sempre uso o Facebook como meio de divulgação de artigos através das páginas, mas com esta ferramenta com certeza vai ficar ainda mais fácil e prático.