Desde o ano passado o Facebook tem dado uma “mãozinha” para anunciantes no quesito público-alvo, nos dando opções de transformar leads em clientes, atingir mais e mais vezes este público e a novidade: atingir os amigos deles também.
Os três recursos que nos ajudam nisso são chamados de: Audiência Personalizada (ou Público Personalizado), LookaLike e Facebook Exchange.
Falamos sobre o Facebook Exchange (que é o valioso Remarketing no Facebook) neste artigo.
E agora vamos te mostrar como transformar seus leads offline em fãs e ainda atingir os amigos deles.
Audiência Personalizada
Este recurso foi lançado em setembro de 2012 e tem ajudado muitos comerciantes a trazer os leads para sua página no Facebook.
A grande mágica é que ele cria listas segmentadas de pessoas retiradas da sua lista de e-mails e telefones para que você crie anúncios para elas apresentando seu serviço dentro da rede social. Ou seja, você faz o upload do seu mailing, o Facebook compara os e-mails (ou telefones) com os e-mails (ou telefones) de usuários cadastrados na rede e pronto! Você achou seu cliente e está a um passo de anunciar para ele dentro do Facebook.
Fácil, não é? Para facilitar mais ainda, vamos ao passo-a-passo!
Aqui na Mestre nós costumamos usar a ferramenta Social Ads Tools, que é bem prática para automatizar a trabalheira dos anúncios e facilitar nossa vida, mas, como é mais comum o uso do Power Editor, vamos montar os passos por ele.
O primeiro passo, claro, é instalar o Power Editor no seu navegador.
Depois de baixar toda sua conta de anúncios, vá até “Públicos” no canto esquerdo e depois em “Criar Público” e “Público Personalizado”.
Detalhe: o Facebook vai pedir que você concorde com os termos de Customização de Audiência. Não deixe de aceitar para que o processo seja realmente feito.
Para quem for fazer em outra ferramenta que não seja o Power Editor, é preciso consultar este link.
Feito isso, preencha os campos de identificação da lista e faça o upload dos seus contatos (em e-mails ou em números de telefone) no Bloco de Notas. Se for lista de telefones, não esqueça de colocar código do país e DDD antes do número.
Depois clique em “Verificar atualizações” para recarregar o status para o seu público.
A ferramenta alerta que pode demorar até 1 hora para sua segmentação estar disponível, por isso, keep calm que ainda não é hora de atacar nos anúncios.
Depois de pronto e aceito, vá até o Gerenciador de Anúncios do Power Editor ou da própria plataforma do Facebook e produza seu anúncio normalmente, mas, na hora de escolher seu público, vá em “Público Personalizado” e assinale sua lista recém cadastrada.
Sempre leve em consideração que algumas pessoas não usam o mesmo e-mail para o cadastro no Facebook, por isso, a ferramenta pode não encontrar 100% do seu mailing. Mesmo assim, ter seu público offline (mesmo que só uma parte dele) dentro do Facebook já é de grande ajuda para que seus anúncios tenham um resultado melhor.
LookaLike</2>
A grande novidade do momento é ainda mais interessante. O LookaLike aproveita a segmentação de Audiência Personalizada para buscar amigos dessa lista que tenham os mesmos interesses e anunciar a elas também. Ou seja, o recurso aproveita a lista do seu mailing que já é cliente para encontrar amigos desses clientes que tenham interesses em comum com os serviços da empresa e assim anunciam a eles também, aumentando ainda mais seu público online.
O grande segredo para o sucesso deste recurso é uma lista grande de Audiências Personalizadas, já que, quanto mais pessoas disponíveis em suas listas, mais chances e informações o Facebook tem para criar um público Lookalike viável.
Vamos ao passo-a-passo?
Lá no Power Editor, no mesmo campo de “Públicos” onde você fez o upload de sua lista de Audiência Personalizada, selecione a lista que deseja encontrar público similar e clique em “Criar Público Semelhante”.
Escolha o país que deseja atuar e deixe sinalizado o campo “Similaridade”, assim o resultado será mais preciso, mesmo que o alcance seja menor, afinal, é preferível ter um número menor de pessoas que realmente se encaixem nos interesses do que um número maior que não tenha tanto interesse no seu serviço.
Novamente a ferramenta assinala que a validação da ação pode demorar (neste caso, de 6 a 24 horas), então keep calm que ainda não é a hora de atacar nos anúncios [2]!
Depois de aceito, vá novamente até o Gerenciador de Anúncios do Power Editor ou da própria plataforma do Facebook e produza seu anúncio normalmente, mas, na hora de escolher seu público, vá em “Público Personalizado” e assinale sua lista LookaLike recém cadastrada.
Este será o público com interesses em comum com seus clientes e que, possivelmente, poderão ser seus mais novos clientes também.
O que ainda é mais interessante no recurso de Público Personalizado é que seu anúncio pode falar com cada um da sua lista “exclusivamente”.
Basta criar a lista segmentada com cada um dos nomes de seus clientes e produzir anúncios para cada uma delas já inserindo o nome da pessoa. Quem é que não gostaria de ser impactado por um anúncio te chamando pelo nome e ainda oferecendo o que é de seu interesse?
Um exemplo é o do site Camiseteria, que impacta os seus usuários com anúncios utilizando os nomes dos clientes:
Ou ainda do ClickOn:
Simples e muito útil, alcançar públicos personalizados e ter o cuidado de anunciar exclusivamente a eles pode ser muito mais vantajoso do que “atirar no escuro” e acabar atingindo pessoas não tão interessadas em seu produto.
O que você acha? Deixe seu comentário e nos conte suas experiências com a Audiência Personalizada e o LookaLike!
Olá Juliana, excelente artigo… Nos abriu um novo horizonte de como trabalhar nosso público, tendo em vista que e-mail está cada vez mais complicado.
Só me tira uma dúvida… Como funciona esta parte de personalizar o nome do usuário? Não encontrei nada sobre.
Obrigado.
A resposta da sua dúvida deve fazer parte do plano premium da agência.
o q seria esse plano premium?????
Como funciona esta parte de personalizar o nome do usuário? [2]
Pelo o que eu entendi, o anúncio não é personalizado. O que ele sugere é que você crie uma lista só com os “Fulanos” do seu mailing. Aí você cria um anúncio chamando o interlocutor de Fulano e direciona exclusivamente para essa lista.
Dentro da sua lista de emails, você segmenta apenas as Marias, por exemplo. Depois, cria um anúncio apenas para as Marias. A segmentação é feita na lista, depois sobe para o FB.
Excelente artigo Parabéns!
Parabéns!!!! Excelente! Aprendi bastante! Conteúdo rico.
Puxa! Muito bem escrito e detalhado este artigo. Parabéns! =D
Me diz uma coisa: Se eu escolher vários coisas no campo Interesses Precisos, será uma clausula “e” ou uma clausula “ou” ? Vi que no caso das categorias amplas é utilizado o “ou”
AQUI
Já no de interesse preciso, fiquei na dúvida.
Cheers!
Mas isso não é contra as regras de publicidade do Facebook?
Não, se os dados forem opt-in não tem problema algum.
Adorei este artigo, muito bom!
Ótimo post. Agora tenho uma dúvida. Tenho todos os e-mails @facebook de uma fanpage. Posso usá-los para este tipo de estratégia?
Top!
olha o http://www.airstrip.com.br , ele usa a busca semantica pra gerar as listas e depois exporta pra upload nas redes sociais. top! Ele pega todo mundo pela boca e depois deixa você separar em clusters pra gerar o custom audience.
Muito seu conteúdo gostei muito