Salve, salve amigos da Agência Mestre!
Chegamos à terceira edição do MestreCast. Pertinho do Natal, resolvemos presentear vocês com um programa rico em informações e dicas para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais famosa do mundo: o WordPress.
Pois é. No programa desta semana, fizemos um bate-papo sobre o WordPress, envolvendo o SEO e citando plugins interessantes para tornar seu trabalho cada vez mais fácil, melhorando também o visual, atraindo mais usuários e facilitando a vida dos motores de busca – objeto importante em nossa área de atuação.
Mais uma vez, estou ao lado de Fábio Ricotta e trouxe uma presença pra lá de ilustre: Frank Marcel, daqui da Agência Mestre, se junta ao nosso debate e insere dicas quentes para o trabalho de SEO envolvendo o WordPress.
No MestreCast #3, você saberá que existe um checklist básico de plugins, como resolver possíveis problemas de conteúdo duplicado, que Itajubá é uma cidade de vacas na praça e também aprenderá a importância de se não esquecer uma pauta.
Ouça abaixo a edição desta semana:
Músicas:
ZZ Top – Gimme All Your Lovin’ (abertura)
Metallica – Fuel
Metallica – Sad But True
Metallica – From Whom the Bell Tolls
Metallica – King Nothing
Metallica – Wherever I May Roam
Metallica – The Unforgiven
Metallica – Master of Puppets
Jingle Bells – Remix Techno Natal
Plugins Comentados:
- All in One SEO Pack
- Google Analytics for WordPress
- Rich Category Editor
- Breadcrumb Navigation XT
- Google Sitemap Generator
- Similar Posts
- WordPress Popular Posts
- WP Cache
- WP Super Cache
- W3 Cache (recomendado)
[display_podcast]
Fala galera!
Mais uma vez mandando muito bem no Mestre Cast, agora especial do SEO para WordPress.
Gostei do Ique ou do Ricotta inventando um novo verbo “plugnizar” hahahahah
Grande abraço,
Domicio Neto
Show de bola, estão de parabéns, ótimas dicas hein.
Grande Abraço a todos
Feliz Natallllllllllllll
@seobrandup
Legal! Mas como eu assino pelo iTunes?
Abs.
Só faltou o nome dos plugins + links no post /=
Só uma coisa meus amigos..
Algumas dessas funcionalidades como Breadcrumbs e Post mais populares dá pra ser feito sem plugin, código na mão mesmo !
Tem muitos que acham que só sair colocando plugin já é uma maravilha pra SEO, mas esquecem q muitos adicionam CSS e JS ao site e podem até prejudicar o tempo de carregamento do site ! Sim, vcs falaram disso no podcast, mas reforço isso aqui pois também já testei bastante isso.
Aos poucos estou trocando plugins do Tudo Para WordPress por funcionalidades desenvolvidas pela equipe mesmo, e isso tem ajudado bastante 🙂
Tem alguns slides sobre tal tema no meu SlideShare tb, quem quiser mais dicas é só ver em http://www.slideshare.net/gugaalves ! E tem mtas dicas no Tudo Para WordPress tb, claro o/ Abraços !
Abraços
Ótimo artigo , mas vocês poderiam colocar os links do plugins no post.
Uma idéia para o próximo Mestrecast , falem de forma mais aprofundada em SEO em redes socias .Está faltando conteúdo de qualidade em português nesta área .
Pessoal,
Parabéns, o MestreCast está sensacional!
Eu sugiro que utilizem o mesmo esquema do Guanabara , o plugin podpress não atualiza os podcasts automaticamente no Itunes.
Qual o esquema p/ participar de um MestreCast? Quem sabe um dia né? rs.
Abraços
Quero primeiramente parabenizar pela iniciativa pois o conteúdo é muito rico, mas sigo na mesma linha do pessoal acima, vocês priorizam a relação de músicas mas não disponibilizam o link dos plugins, é fundamental, até porque em certos momentos não se consegue entender o nome deles no cast.
No mais fica aqui o meu parabens!
Cara demais as dicas, agora que já estou trabalhando com wordpress vou usar todas as informações passadas.
Valew galera da Agência Mestre.
Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo
Pessoal,
Agradecemos o feedback e já estou trabalhando na lista de links para atualizar o post com os plugins!
Avisaremos no Twitter e no Facebook da atualização.
Opa! Já vou fazer o download…
Aproveitando, fiz uma apresentação sobre SEO para WordPress aqui no RJ em Set/2009 sobre o assunto. É bem útil até hoje para muita gente. Segue a URL:
http://www.slideshare.net/pabloalmeida/seo-para-wordpress-1963251
Abração! 😉
Concordo plenamente com o Guga Alves, sempre tento evitar plugins com funcionalidades simples que dão para ser feitas na unha. Breadcrumb mesmo eu chamo hardcode nos meus blogs.
Mas as dicas dada foram excelentes ;D
Ricotta, neste episódio vc disse que em 6 meses a 1 ano, o Google deve parar de prestar tanta atenção ao texto âncora. Ouvi direito? É isso mesmo?
Olá pessoal, boa tarde.
Ficou realmente muito bom este Mestrecast sobre WordPress.
Em certo momento o Frank Marcel e o Fábio Ricotta falam sobre a edição da slug, sobre cortar alguns termos como “a” “e” “de” “as” por exemplo.
Gostaria de saber se é recomendável cortar esses termos do title também e da sua importância.
Um exemplo simples: Download de Jogos Grátis > Download Jogos Grátis.
Parabéns pelo sucesso!
Já estou aguardando o Mestrecast da semana que vem.
E aí Otávio! É viável cortar as stop words somente em urls/slugs mesmo, seja categoria ou post.
Para títulos, o ideal é você construir uma frase que faça sentido e que naturalmente não fique sobrecarregada de stop words. Mas não deve ser feito cegamente da forma como você apontou no comentário.
Abs,
DEsta dicas do wordpress são demais, há unica que ainda não havia empregado no meu blog é o Cache e após ouvir o mestre Ricotta e instalei o w3 cache.
E para o meu espanto meu blog subiu 5 posições em uma palavra-chave bm concorrida, foi demais.
Valeu galera do mestrecast.
Excelente a lista de plugins!
Parabéns por mais um mestrecast, to gostando muito.
Abraços.
Muito bacana o programa dessa semana, parabéns.
Vocês falaram sobre o plugin similar post e disseram que é possível rackea-lo para que o mesmo mostre thumbs dos artigos. Eu não sei programar e gostaria de saber se há algum lugar onde eu possa baixar esse plugin rackeado.
Obrigado
Olá Pessoal.
HJ me lembrei de baixar mais um episódio, daí vi que tinha dois. Final de ano agente fica meio lerdo.
Parabens pelo Cast tenho gostado muito. São excelentes todos que participam.
Apenas uma pergunta, ou sugestão. Vcs não irão disponibilizar pelo itunes? pra quem já visita a página é meio ruim ficar fazendo download pra depois colocar no dispositivo. Pelo itunes fica bem mais tranquilo.
Ajuda agente ai rs
Abraços.
Olá amigos,
qual o plugin (ou tema) para criar um diretório de artigos?
Estou pensando em criar um e gostaria de algumas dicas de vcs….
Abraços
Olá, bom dia!
Gostei muito do podcast, pois, como sempre com muitas informações relevantes.
No entanto, fiquei em dúvida em relação ao link permanente. Vocês falaram que é importante ter o nome da categoria e o nome do post, por exemplo, analytics/como-criar-conta-google-analytics. Entretanto, ouvi a poucos dias que o ideal é usar apenas o nome do post para não gerar conteúdo duplicado.
Qual seria o ideal nesse caso?! Sou iniciante, daí a dúvida, que aparentemente pode ser pueril!
Att
Helen,
você não precisa exibir o mesmo conteúdo do post na página da categoria.. na página de categoria você pode exibir apenas um resumo do post, ou parte dele usando a tag more no html do post.. Ou até mesmo, se achar válido, usar noindex,follow na página da categoria (coisa que não faço).
Cada caso é um caso e vai variar muito da disposição da sua página de categoria.Acho até bom usar /category/postname pois assim você pode ter a categoria com uma keyword interessante e trabalhar bem o conteúdo da página de categoria 🙂
Olá, Ique, Frank e Fábio. É informação que não acaba mais! Obrigado por disponibilizarem. Eu gravo os MestreCasts em CD e vou ouvindo no carro. O Frank é bem zen hein!? Que a equipe da Agência Mestre prossiga sempre nessa excelência e sincronia. Agradecimentos especiais ao Ique Pauta Muniz.
E aí, Valter!
Poxa obrigado pela força e pelos elogios. Aqui cada um tem um jeito de conduzir o programa e o Frank, de fato, é o mais tranquilão.
Muito bacana de saber que você grava em CD nossos programas! Abração
Olá, pessoal. Depois de ouvir uns MestreCasts, cheguei a conclusão de que o ideal para o link permanente é o formato category/postname. No entanto, meu blog tem categorias-filhas. O que o WordPress fez foi uma mistureba. Por exemplo, no meu blog tem a categoria “criar blogs” e a subcategoria “seo”. O WordPress gerou criarblogs/seo-criarblogs/postname. Será que isso é prejudicial para o ranqueamento?
Outra pergunta: antes eu não utilizava o category na composição do link permanente. Meu plugin de broken links apontou centenas de links quebrados depois que passei a utilizar o formato category/postname. Foi consequência? Estou na dúvida porque mudei de domínio há um mês (mas não estavam dando links quebrados).
Eu uso o Rich Editor Category e vi um hack muito interessante aqui na Agência Mestre, percebi que a descrição de cada categoria só imprime na primeira página da categoria, nas demais, o descrição desaparece, como eu faço isso, se você através de código, compartilha ai, estou com um grave problema de conteúdo duplicado.
Valeu!
Olá Bboy,
Use a função do wordpress chamada is_front_page => http://codex.wordpress.org/Function_Reference/is_front_page
Um abraço!