É bem provável que todo mundo já tenha se deparado com aquela ajuda do Google para quando você digita algo errado ou mesmo quando o Google acha que você está procurando outra coisa, e te dá a sugestão: você quis dizer: …
E por que estou trazendo este tema à tona? Porque muitas pessoas, na hora de fazer a otimização de sites, perguntam:
Devo Otimizar Palavras Escritas de Forma Errada?
É de longa data que nós vemos o Google dar a sugestão de uma outra busca quando ele supõe que você, na verdade, quis dizer outra coisa. Contudo, ele sempre mostrava resultados com as palavras erradas e somente uma linha Você quis dizer: ….
Houve um tempo em que realmente era muito válido otimizar palavras erradas, o tempo até a linha de sugestão ou antes dela. Hoje em dia, de modo geral, não vale mais. Mas por quê? Justamente pela nova forma como o Google está mostrando sua sugestão, não somente uma linha com o termo que ele acredita ser o correto, mas, também, os 2 primeiros resultados da busca com tal termo de busca. Isso significa muito.
Com a sugestão e os dois resultados da busca alternativa, o usuário realmente lê o que é a sugestão e vê os dois principais resultados, percebendo inevitavelmente que pode ter digitado errado. Antes podia passar desapercebido, eu mesmo não notei por várias vezes.
Além de o Google “forçar” o usuário a conhecer a busca alternativa, normalmente a palavra escrita da maneira correta tem um volume de busca muito maior do que a palavra escrita de forma errada. Mas, em português, nós temos uma situação extra: palavras com acento ou c cedilhado: ç. Essas palavras grafadas de modo errado também tem um volume de busca alto e, nem sempre, o Google as identifica como sinônimas.
Tanto acontece de uma página aparecer para palavras sem acento mudando apenas algumas posições em relação a forma correta, como aparecer para uma forma de escrita e desaparecer na outra. Quando as posições diferem muito pode ser o caso de se utilizar SEO para tentar rankear bem para as duas formas, se as duas formas tiverem um volume alto de busca e de conversão.
Por que Não Otimizar Palavras com Grafia Errada?
Já entendeu a idéia? Não se deve otimizar palavras em sua escrita errada, especialmente, porque o site perde a credibilidade e o profissionalismo. Um site bem escrito passa muito mais confiança para seus visitantes. Um blog então. Realmente passa o ar de que existe uma entidade, ou pessoa, que se dedica ao trabalho realizado ali.
Além do mais, como pode ser visto nas duas imagens deste post, o Google está colocando resultados de sua sugestão de termos antes do resultados para termos escritos de maneira errada, tornando ainda mais valioso rankear nas duas primeiras posições para o termos corretos, pois, agora, parte do tráfego para a grafia errada com certeza irá se converter para páginas com a grafia correta. Provavelmente, será um esforço mais bem empreendido quando dedicado a rankear bem no termo correto do que dedicado ao termo escrito errado.
A essa altura, com certeza, você já está pensando em todas as keywords de entrada que você tem reportadas na sua ferramenta de web analysis escritas de forma errada e como elas representam uma boa porcentagem das visitas. Eu sei. Isso acontece mesmo. E é importante acompanhá-las ali. Pode ser um indicativo para você de uma mudança de investida. De certa forma, rankear para o termo escrito errado, é um passo na direção de rankear para o termo escrito correto.
A minha recomendação pessoal é de não otimizar palavras com a grafia errada, não seria nada bom acabar sendo reconhecido como proficional da área… é mais difícil levar a sério.
Outro dia eu ia para cuiabá e encontrei umas páginas assim, mas… vale tudo né? O foda é a americanas fazer isso.:
http://viagens.americanas.com.br/gool.aspx
http://viagens.americanas.com.br/goll.aspx
http://viagens.americanas.com.br/tan.aspx
Resultado: Ia comprar no Submarino, mas eu vi no rodapé, que a Americanas, Shoptime e BLockbuster é parceiro, então fui na decolar mesmo.. isso é para criar link building?
É Fernando, o final do seu comentário vale mais que qualquer link building ou SEO. Quando uma pessoa se depara com isso, o site perde a credibilidade, independente de qual site for, e a pessoa vai embora.
Mas isso nao serve pra link building nao…
Excelente post, sempre tinha dúvida a respeito de escrita errada.
Vale a pena colocar escrita errada em campos como TITLE dos links, ALT das imagens, etc ? Da algum peso no resultado caso o usuário digite errado ? Perde credibilidade mesmo sendo um campo “invisível”?
Acho que você perdeu o foco.
Não vale a pena usar palavras erradas porque você não vai parecer profissional e perde credibilidade. Se for em um campo “invisível”, pior ainda. Nada pior do que uma pessoa se sentir enganada.
O alt da imagem tem uma função de acessibilidade, além de servir como texto alternativo para buscadores e também não deve ser usado para “camuflar” palavras.
Não importa se tem peso no resultado ou não, importa a imagem que você passa.
Primeiramente parabéns pelo ótimo post
Pra mim ainda não ficou claro a questão dos acentos, o google reconhece palavras com acento como distintas, nesse caso eu vinha otimizando minhas paginas toda com a escrita correta ou seja com acento. Só que o problema é que o volume de pesquisa para essa mesma palavra sem acento é 5x maior…
O que fazer nesse caso escrever a palavra certa com acento e ficar com o menor volume de buscas ou começar a otimizar sem acento e tentar a primeira pagina com um volume de buscas maior?
Um Abraço
Renan, nas experiências que eu tive, o rankeamento de keywords com grafia errada foram sempre muito próximo do rankeamento de grafia correta.
Em último caso, você pode até focar grafia errada, mas eu não recomendo.
e quanto ao nome do arquivo html, deve ser acentuado ou não?
Não, use a versão sem caracteres especiais.
Perfeito Frank, sempre com uma visão prática, parabéns pelo artigo!
Estes detalhes que parecem simples, podem fazer grande diferença no projeto de SEO do cliente como um todo, pois o esforço gerado para trabalhar 2 grafias, é sem dúvida maior do que adotar apenas uma das formas.
Já no quesito monitoramento, na sua opinião é válido monitorar o ranking (via RankTracker da Agência Mestre), para todas as variações (acento, cedilha) ou somente as keywords com grafia correta?
Abraço.