Marketing Digital

Tendências de Consumo de Vídeo em 2024: O Que os Profissionais de Marketing Precisam Saber?

Por Raquel Pereira

Veja quais são as principais tendências de consumo de vídeo de 2024 e como aplicá-las no seu negócio para maximizar os resultados do seu time de conteúdo.

Raquel Pereira

A tendência de consumo de vídeos pode ter começado há alguns anos, mas – em 2024 – o consumo dessa mídia continua a evoluir rapidamente, com novas tendências que estão moldando a maneira como as marcas se conectam com seus públicos. 

Segundo a nova pesquisa recente da HubSpot, há mudanças significativas na forma como os consumidores estão interagindo com conteúdos em vídeo, oferecendo novas oportunidades e desafios para os profissionais de marketing. 

Vamos explorar as principais tendências e como você pode aplicá-las na sua estratégia:

Sobre o Estudo: Como o consumo de vídeo está mudando em 2024 da HubSpot

O estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa com mais de 500 profissionais de marketing para entender suas percepções e insights mais recentes sobre o volátil universo do conteúdo em vídeo.

Sobre o Estudo: Como o consumo de vídeo está mudando em 2024 da HubSpot

O estudo completo apresenta as principais metas, desafios, referências e insights do marketing de criação de vídeos. Além disso, a pesquisa indica quais são os hábitos de consumo de vídeo dos usuários e como eles estão mudando atualmente.

Principais Estatísticas do Consumo de Vídeo em 2024

Conforme compartilhado pela HubSpot, o estudo mostra que o vídeo continua sendo parte integrante do dia a dia dos usuários – principalmente nas redes sociais. O que, consequentemente, coloca essa mídia em alta na produção das empresas e na mente dos profissionais de marketing. Pode-se destacar que:

  • existem mais de 3,3 bilhões de espectadores de vídeos digitais em todo o mundo;
  • 89% dos consumidores afirmam que querem ver mais vídeos de marcas;
  • os usuários têm 52% mais probabilidade de compartilhar um conteúdo em vídeo nas redes sociais do que qualquer outro;
  • 75% dos espectadores consomem vídeos curtos em seus dispositivos móveis; e
  • 83% dos profissionais de marketing consideram que os vídeos curtos têm que ter menos 60 segundos para boa performance.

Esses dados nos levam a considerar algumas tendências de consumo de vídeo dos consumidores em 2024, que incluem:

Crescimento dos Vídeos Curtos

Os vídeos curtos, especialmente aqueles com duração de 15 a 30 segundos, estão dominando o cenário das redes sociais. Plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts estão vendo um aumento maciço no engajamento. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores preferem vídeos curtos para consumo rápido de conteúdo.

Crescimento dos Vídeos Curtos

Impacto do Crescimento de Vídeos Curtos no Marketing

A preferência por vídeos curtos exige que as marcas sejam mais concisas e criativas na comunicação de suas mensagens. Os profissionais de marketing devem focar em captar a atenção do público nos primeiros segundos e utilizar formatos verticais otimizados para dispositivos móveis.

Vídeos Educacionais e How-To em Alta

O conteúdo educacional e os vídeos “how-to” continuam a ganhar popularidade, com 54% dos consumidores utilizando vídeos para aprender algo novo. YouTube permanece como a principal plataforma para esse tipo de conteúdo.

Impacto dos Vídeos Educacionais e How-To no Marketing

As marcas podem aproveitar essa tendência criando conteúdos que não apenas promovam seus produtos, mas também eduquem o público sobre temas relacionados à sua indústria. Isso ajuda a construir autoridade e fidelizar a audiência.

Aumento do Consumo de Vídeos em Plataformas de Streaming

Há um crescimento no consumo de vídeos em plataformas de streaming, com mais pessoas assistindo a conteúdos longos em serviços como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube. A pesquisa aponta que 45% dos consumidores dedicam mais de 2 horas por dia ao consumo de vídeos em streaming.

Aumento do Consumo de Vídeos em Plataformas de Streaming

Impacto das Plataformas de Streaming no Marketing

Considerar parcerias e integrações com plataformas de streaming pode ser uma estratégia eficaz. Além disso, as marcas podem explorar a criação de conteúdos mais longos e envolventes para plataformas como YouTube, aproveitando a preferência dos consumidores por vídeos de longa duração.

A Importância do Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)

Os consumidores estão cada vez mais engajados com conteúdos gerados por outros usuários. 79% afirmam que a autenticidade de UGC influencia suas decisões de compra.

Impacto do UGC no Marketing

Incentivar e destacar conteúdos gerados por usuários pode ajudar a aumentar a confiança na marca. Isso pode ser feito através de campanhas que incentivem os clientes a compartilhar suas experiências com os produtos ou serviços, criando uma conexão mais autêntica com o público.

Como Aplicar Essas Tendências na Sua Estratégia de Marketing?

As tendências de consumo de vídeo podem mudar, isso é fato! Afinal, tudo depende do consumo dos usuários e consumidores da sua marca; talvez, eles prefiram uma estratégia massiva de vídeos curtos, ou podem estar mais interessados em vídeos longos e com muito conteúdo. Por isso, para aplicar essas tendências em sua estratégia, o ponto primordial é conhecer a persona do seu negócio e entender suas preferências. Dessa forma, você pode:

Como Aplicar Essas Tendências na Sua Estratégia de Marketing?

Foque em “Contos” Visuais

Crie vídeos curtos que contem histórias impactantes de forma rápida e visualmente atraente. Utilize plataformas como TikTok e Instagram Reels para promover lançamentos de produtos ou campanhas sazonais.

Eduque Seu Público

Desenvolva uma série de vídeos educativos ou tutoriais que abordem tópicos de interesse do seu público-alvo. Esses vídeos podem ser usados para nutrir leads ou engajar clientes existentes, reforçando sua posição como um líder de pensamento no setor.

Explore Formatos de Longa Duração

Considere criar documentários, séries ou webinars que possam ser distribuídos em plataformas de streaming e YouTube. Esses formatos permitem uma narrativa mais aprofundada e uma conexão mais forte com o público.

Incorpore UGC em Suas Campanhas

Crie campanhas que incentivem os clientes a compartilhar seus vídeos usando seus produtos. Destaque esses conteúdos nas suas redes sociais e sites, mostrando a verdadeira experiência do cliente com sua marca.

Monitore e Adapte

As tendências de consumo de vídeo estão em constante mudança. Use ferramentas de análise para monitorar o desempenho dos seus vídeos e esteja preparado para ajustar sua estratégia conforme novas tendências emergem.

Conte com uma agência de marketing que acompanha as tendências do mercado!

A Agência Mestre sempre buscou ser uma referência no setor de marketing digital e, por isso, estamos sempre acompanhando as principais tendências do mercado, aplicando a melhoria contínua e buscando novas técnicas e estratégias eficientes para os nossos clientes.

Descubra porque contar com o apoio de uma agência de marketing digital pode revolucionar o seu negócio!

LEIA MAIS

Como Usar o Whatsapp como Ferramenta de Vendas

Como Usar o Whatsapp como Ferramenta de Vendas

Use o WhatsApp como ferramenta de vendas: configure corretamente, personalize mensagens, utilize automações e melhore o atendimento para aumentar suas conversões com a Agência Mestre.

Como Adicionar Botão de WhatsApp no meu Site

Como Adicionar Botão de WhatsApp no meu Site

Olá leitores do blog da Mestre, Uma das atividades mais comuns em empresas brasileiras é o uso do WhatsApp. O Brasil é o segundo maior…

O que é SEM?

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?