Você sabia que 66% dos usuários preferem consumir conteúdos por meio do vídeo? É o que mostra o levantamento do site Wyzowl, lançado em agosto de 2020. Desta forma, é interessante pensar em estratégias nesse formato e começar a trabalhar nas técnicas de linguagem corporal para criar maior desenvoltura frente às câmeras.
Quer saber como se tornar mais confiante para gravar vídeos e impulsionar o seu negócio na internet? Veja só estas dicas!
Técnicas de linguagem corporal para vídeos
Com o aumento das buscas por vídeo, também cresce o número de empresas que estão apostando nesse formato para aumentar a sua relevância na internet.
Porém, se você não se sente à vontade para ficar diante de uma câmera, os usuários provavelmente vão perceber isso pela forma como se porta. E, com isso, as suas gravações podem acabar não sendo tão atrativas.
Por conta disso, aposte em técnicas de linguagem corporal para que os seus movimentos passem a mensagem que você quer transmitir, também.
Veja algumas formas de melhorar suas expressões em vídeo:
1. Faça ensaios gravados
Antes de tudo, é preciso entender como você se porta frente a uma câmera. Então, faça alguns ensaios, treine e teste alguns discursos — e, principalmente, grave esse processo!
Depois, assista a todas as gravações e faça anotações daquilo que você achou bom e o que acredita que precisa melhorar. Repita o processo até perceber que conseguiu corrigir os principais erros.
2. Tenha um roteiro preparado
Pode parecer que não tem muito a ver com técnicas de linguagem corporal, mas já saber exatamente o que será falado é muito importante para que você se sinta mais confiante para fazer um vídeo.
Ao decorar ou usar o apoio de algo para ler enquanto grava, você não irá gaguejar ou reproduzir alguns “tiques” nervosos para tentar lembrar o que deveria ser dito.
3. Olhe no “olho”
Não é só porque você e a pessoa que está vendo o vídeo não estão, de fato, frente um ao outro que essa conexão deve ser distante.
Uma ótima estratégia para fazer com que o espectador sinta como se você estivesse falando diretamente com ele — além de ser ótimo para a sua segurança —, olhe diretamente para a lente da câmera.
4. Diga “xis”
Você sabia que falar sorrindo te torna muito mais simpático? Obviamente, não é preciso exagerar, mas sempre que possível fale em um tom animado e mostrando os dentes.
Além de ser melhor para a captação de áudio — já que o som emitido fica mais claro —, o usuário que estiver assistindo ficará com uma boa impressão sua.
5. Cuide da postura
Ficar de braços cruzados, com a postura para baixo e torta passam a sensação de que você está sendo obrigado a gravar esse vídeo. Então, tenha muito cuidado com isso!
Mantenha a coluna ereta e use o braço para leves gesticulações — apenas tenha atenção para a forma como as suas mãos estão passando uma mensagem, também.
Está mais confiante com essas técnicas de linguagem corporal para vídeos? Continue acompanhando o blog da Mestre para mais dicas!
Também queremos indicar mais dois artigos que podem ser do seu interesse, já que são de temas relacionados: