Com a introdução do novo Selo de Verificação do Google, o Gmail está tornando mais fácil identificar remetentes legítimos para diminuir a ocorrência de e-mails spam na caixa de entrada dos usuários e aumentar a credibilidade das empresas.
Confira os detalhes dessa novidade:
O que o Google está mudando com o novo Selo de Verificação do Gmail?
Com base no recurso BIMI do Gmail, empresas que já autenticaram seu logotipo de marca como avatar de e-mail receberão automaticamente um selo de verificação para indicar sua identidade verificada. Isso ajudará os usuários a identificar rapidamente remetentes legítimos e interromper o spam.
O recurso Brand Indicators for Message Identification (BIMI), introduzido em 2021, é identificador de mensagens utilizado pelo buscador no Gmail para exigir que os remetentes sejam autenticados e verifiquem o logotipo da marca para que seja exibido como um avatar nos e-mails.
Fonte: Blog do Google
A imagem divulgada pelo próprio Google mostra que, ao passar o mouse pela marcação, um pop-up aparece e diz que “O remetente deste e-mail é verificado como [nome da marca] e o logotipo na imagem do perfil.”
A nova autenticação com o selo de verificação do Google pode, além de ajudar os usuários a identificarem contas legítimas, otimizar os sistemas de segurança para identificar e interromper o spam, permitindo que os remetentes alavanquem a confiança de sua marca.
Quem tem acesso ao novo Selo de Verificação do Gmail?
Segundo o buscador, as empresas que já adotaram o BIMI receberão automaticamente a marca de seleção. Além disso, o Selo de Verificação do Gmail está disponível para todos os clientes do Google Workspace, bem como clientes dos antigos G Suite Basic e Business e usuários com Contas do Google pessoais.
Como conseguir o Selo de Verificação do Gmail?
O único recurso necessário para que sua conta tenha acesso ao Selo de Verificação do Gmail é configurar o BIMI da sua conta. Para isso, você pode visitar a Central de Ajuda do Google clicando aqui, e seguir os passos descritos pelo buscador.
Quando o Selo de Verificação do Gmail estará disponível?
Segundo o buscador, o lançamento completo do recurso começou no dia 3 de maio e, para aqueles que solicitaram o selo, ele pode levar de um a três dias para aparecer.
Como dito anteriormente, o Selo de Verificação no Gmail é um recurso importante para a segurança dos usuários, mas, além disso, ele pode ser muito importante para a credibilidade do seu negócio, por ser um identificador do seu negócio.
Outras marcas que estão investindo em verificação dos usuários
O Gmail não é o primeiro nessa onda de “selos de verificação”. Confira outras novidades sobre o assunto:
- Twitter Blue: confira os detalhes sobre o Twitter de Elon Musk e o seu programa de assinaturas, o Twitter Blue;
- Meta Verified: o programa de assinaturas do Facebook e Instagram também está com novidades e pretende chegar ao Brasil em breve;
- Selo de Verificação no Google: além do Gmail, o buscador também está testando os selos de verificação para anúncios na Pesquisa do Google.