A Vidyard and Demand Metric realizou um estudo sobre como os negócios estão utilizando o formato de vídeo em suas organizações.
A pesquisa contou com 705 executivos de marketing (45%), vendas (25%), experiência do cliente (12%) e outros (18%) cargos.
Confira os destaques da pesquisa!
Vídeos institucionais e para redes sociais
Os dados do relatório mostram que o vídeo está se tornando uma ferramenta importante para as ações de marketing e venda das empresas, visto que 8 em cada 10 executivos, das áreas anteriormente citadas, consideram esse formato valioso para o Marketing de Conteúdo da organização.
De acordo com o estudo, os estilo de vídeo mais utilizados são:
- vídeos institucionais (53%);
- vídeos de demonstração ou de produtos (51%);
- vídeos para rede social (48%);
- vídeos de treinamento (45%);
- vídeos tutoriais (42%).
Quanto ao canal de divulgação desses vídeos, as redes sociais e os sites empatam. 63% dos entrevistados afirmam publicar suas produções nas redes sociais e o mesmo número afirma divulgar em seu site.
Para completar o top 3 do estudo, pela primeira vez o YouTube perdeu o posto para a utilização de vídeos em vendas e conversas com o cliente (59%). De acordo com as pesquisas, 43% das empresas utilizam vídeos para apresentar sua proposta de vendas e 38% para aprimorar a experiência no suporte ao cliente.
Como o vídeo é utilizado nas ações de marketing
Os pesquisadores observaram que havia um alinhamento entre o tipo de vídeo mais utilizado e a função do profissional entrevistado. Por isso, o estudo apresenta ainda uma análise mais profunda sobre os tipos mais comuns de vídeo utilizados em cada área:
Nessa análise, os tipos de vídeo usados pela maioria dos profissionais de marketing são:
- institucionais (71%);
- mídia social (64%);
- demonstração ou produto (60%);
- vídeos de treinamento (48%);
- depoimentos de clientes ( 46%).
Por conta dos esforços da equipe de marketing estarem fortemente conectados ao apoio de outras áreas, o alto investimento na criação de vídeos institucionais está fortemente relacionado à expansão da marca e ao papel do marketing de promover a empresa. Esse pensamento também pode ser aplicado a outros tipos, como as mídias sociais e os vídeos de depoimentos de clientes.
Destaques nas funções de Vendas e Experiência do Cliente
Os vídeos classificados como “demonstração ou produto” são o principal investimento das áreas de venda e experiência do cliente, com 50,6% e 42% respectivamente. A única categoria presente em todas as funções é a de vídeos institucionais, representando 41% do investimento de vendas e 31% de experiência do cliente.
Dentre os motivos, podemos associar a descoberta do relatório Content Matters 2022, no qual a maioria dos profissionais de marketing diz possuir como objetivo criar reconhecimento da marca a partir de sua produção de conteúdo. Considerando esse cenário, os vídeos institucionais são a principal estratégia para atingir esse objetivo.
Dados de visualização de vídeo considerados importantes para pontuação e nutrição de leads
21% dos entrevistados dizem que sua equipe de vendas usa dados de visualização de vídeo para:
-
- qualificar leads;
- engajar clientes em potencial;
- influenciar negócios específicos.
Cerca de três quartos dos profissionais entrevistados acreditam que é importante para a organização que a equipe de vendas tenha acesso aos dados de visualização dos vídeos e utilizem essa informação para qualificar os leads. Além disso, dois terços dos profissionais de marketing vêem que esses dados são importantes para a nutrição dos leads.
Produção de vídeos e crescimento do ROI
A eficácia dos vídeos é uma realidade para 7 em cada 10 entrevistados, que afirmam perceber um desempenho melhor dos vídeos comparado a outros tipos de conteúdo. No entanto, os mais otimistas são os profissionais de marketing.
49% deles afirmam que o ROI dos vídeos está melhorando, enquanto 21% afirmam ter resultados estáveis para esse tipo de conteúdo. Tal otimismo pode ser explicado pela participação da área na criação desses materiais, com 65% criando e 63% solicitando esse formato de conteúdo.
No entanto, a produção de vídeos não é algo simples. Quando perguntados sobre os desafios desse formato de conteúdo, ambas as áreas disseram:
- ter dificuldade em criar vídeos profissionais que representem bem a marca;
- não ter uma estratégia para a produção de vídeos;
- dificuldade de disponibilizar tempo e recursos da equipe nessas produções;
- produzir vídeos que encantem a audiência.
Apesar dos desafios, 49% dos entrevistados estão satisfeitos com os resultados obtidos até o momento.
Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.
Aprenda como utilizar o formato de vídeo em suas estratégias
- A maioria das agências de marketing classificam o vídeo como o formato de mídia que traz mais resultados para as campanhas;
- Já se perguntou como o Google consegue reconhecer o conteúdo dos vídeos na internet? Clique e confira a explicação da especialista!;
- Aprenda como reutilizar seus conteúdos em vídeo nas redes sociais de forma rápida e impactante. Leia: Vídeo Nuggets: O Que São, Como Fazer e Utilizá-los!