Primeiramente gostaria de falar sobre o novo codenome existente nas agências que trabalham com web, o “estruturador” ou seja o profissional que trabalha com HTML e como ele esta 99% relacionado com o futuro da internet brasileira.
O estruturador, programador web, desenvolvedor webstandard ou qualquer outro termo que podemos designar a esta profissão se resume a frase ” o futuro da web “. Justamente pelo mesmo ser o futuro é que ele hoje esta começando a ganhar terreno no mundo profissional auxiliado por um fator importante que sempre existiu. Este fator esta possibilitando ao estruturador a saída da sua sombra debaixo do designer e do programador, assim valorizando o profissional, onde até hoje ainda não é dado o valor a este profissional, mas porque? Pelo simples fato de que ele não tem como aparecer, onde hoje sinônimo de um bom site para a maioria dos leigos se resume ao desenho da página ou a um complexo sistema de e-commerce, mas nunca as boas práticas do principal código que gera a acessibilidade do usuário, do programador e da máquina, isto só acontece porque até então não existia um incentivo, algo que além de gerar bons resultados gerasse dinheiro.
Inexplicavelmente surge uma idéia em uma universidade nos EUA que revolucionária o mundo e a profissão do estruturador, algo que fizesse sentido ao uso das boas práticas de semântica entre outras existente no mundo webstandards e que através disso gerasse dinheiro, e o que vale dinheiro graças aos céus é visto com bons olhos no mundo profissional. A explosão do GOOGLE como não era de se esperar começou a gerar efeitos positivos nas grandes empresas, mas o GOOGLE não conseguia entender corretamente essas empresas, e para entende-las com precisão ele precisaria adotar um padrão. Então aonde você acha que eles clamaram por ajuda ? Sim a sombra , o estruturador. Hoje o papel do profissional de webstandards esta crescendo e tudo indica que ele perpetuará por um bom tempo.
A Internet brasileira até então vem sofrendo com a falta tremenda de estudo nessa área, não é novidade hoje para nenhum profissional web, que ah centenas de sites mal estruturados, fora dos padrões. E por esse conhecimento isto hoje esta chegando a cabeça das grandes empresas e ao saber pelo exterior a potencialidade do SEO, junto com os webstandards as empresas começam a buscar um serviço mais otimizado e conseqüentemente grandes agências procuram esses profissionais.
Então sabemos que o futuro deste profissional tem grandes expectativas, é o momento da sombra sair debaixos das cabeças chaves e começar a trilhar seu próprio caminho.
Muito bom este post!
Parabéns!
Acho que esse cara está puxando muito a sardinha pro seu lado.
Haha, brincadeira…
Conheço o Guilherme e acompanho seu trabalho como estruturador desde quando ele estava aprendendo à “class-ear” e à “id-alizar” tags em css, e ele se tornou um excelente profissional nesta área.
Sucesso,
Bill Szilagyi
Sei muito bem do que ele esta falando, como é dificil , afinal não eh desde hoje que eh assim, eu acho que desde muito tempo essa neutralidade da profissão é muito parecida, uma das profissões que tambem não leva crédito éo EDITOR, nossa e como o google ajudou, acho que não foi somente o rapazinho que mexe com web, mas tambem o editor, apesar de que o editor na minha sincera opnião esta abaixo de todos por créditos de um site..
Muito bom esse post mesmo!!!!
sucesso parabens!!!
Esse eh meu guri!
Lembro dele nos tempos dos meus primeiros sites, meado de 2002 ou 2004. Ygoconnection entre outros sites de anime.
Take it easy!
Opa
Conheci o Guilherme a 1 ano e meio atras, e como nosso amigo bill falou, é um excelente profissional, estuda cada vez mais as ramificações da estruturação,
e achei esse post muito bom.
Forte abraço e boa sorte
Ótimo artigo, você saberia informar qual universidade dos EUA teve essa idéia?
Obrigado pela contribuição.
Felipe, foi na Universidade de Standford rodando o servidor nos dormitórios da facul, haha da pra imaginar?
Neide Tereza, nossa você apontou um outro fator tambem que vai ser mais interessante para as profissões de web, o Editor, mas acho que quem eh editor geralmente trabalha com publicidade e não esta só limitado a web, porem o GOOGLE tambem ajudou a desenvolver essa nova profissão !
ótimo post!
Conheço o Guilherme, ele realmente sabe tudo sobre o assunto e é um otimo profissional!!!
Bom post, vlw !!
Nossa muito bom esse texto ta de Parabéns Guilherme!
Oi Guilherme ! Muito interessante o artigo, sou designer e realmente acho que você esta certo, aqui onde eu trabalho, “trabalhamos com tabela ainda ” rsrs.. fica muito complicado, porque nos fazemos o layout limitando nossas idéias e então o programador que nem sabe muito disso coloca na tabela e é trabalhoso para fazer manutenção e tudo mais. Acredito que vc esteja certo, é uma boa profissição.
Olá , gostei do post.
OI Gui, gostei muito do seu post!
Faço alguns freelas com o Guilherme e sei perfeitamente sobre oque ele esta falando, outro dia estavamos discutindo sobre isso, e realmente acho que esse eh o Boom dessa profissão e é a hora perfeita para se formar grandes carreias, percebi nos ultimos tempos que estão saindo muitas vagas web aqui em sp procurando profissionais plenos em css, e padrões web não é Guilherme?
E aii Lucas !! Tudo bom ? Sim aqui em São paulo eu percebi ultimamente uma movimentação forte de requisições para profissionais nesta área, parece que as empresas web querem estar em 2009 com o SEO na cabeça ou ao menos os padrões :p
Ótimo artigo, conheço o Guilherme a um bom tempo e ele sempre me surpreende com o conhecimento nessa área.
Olá, muito bom o post !
Guii..=]
arrasou..adoreeei
bjaaao 😉
Gostei muito do post ! é isso ai!
Ahh como sempre todo estruturador perfecionista demais calma la cara a era de vcs chegou!!
Muito bom o artigo, explicou legal , acho que muita gente vai mudar de profissão agora !
ahuuhauhuh….. mto bom mlq………. curti o texto…… so que esta faltando um pouco de humor!
conte a saga do latrel!…
Muityo bom o blog, gostei muito. O texto ta foda!
muito bom,parabéns.
muito legal, o texto está muito bom .
parabéns !
manerooo, tá legal!
Gostei muito do texto, está de parabéns!
Ótimo artigo!
Meu namorado também trabalha na área e acho essas matérias interessantíssimas.
Explicou legal a matéria e fará muita gente pensar sobre a profissão.
Parabéns!
Boa Guilherme, gostei do artigo!
I met Guilherme on the Internet. I live in Canada and I work in SEO. Although I don’t understand Portuguese, he translated the article for me and I have to say that I agree with him. Great post! I wish the best for the profession in Brazil!
Muito Sr. Guilherme.
Ótimo post sobre aquele cara que fica por baixo dos panos em um site rs
Realmente é uma anatomia fantástica, sem contar que há necessidade de uma boa flexibilidade na hora que o trabalho aperta (Prazo curto por livre pressão rs ).
Muito bom mesmo!
Fica aqui mais uma dica sobre o crescimento da área.
Parabéns
Abs
Nossa Guii,
tah otimoo o texto!
adoreiiiii =)
continua assim viuuu
hahahhaha
Beeeijo*
nossa mew
mtu bom…adorei!!
E ai Gui ! Curti o post !! parabens!
Gosteeeeeei do post *-*
parabenssss =D
Nussa parabens em^^
é uma matéria legal e uma area q eu gostaria de entra
bem q pra intender legal só tendo uma palestra pessoalmente mesmo, maisdeu para intender^^,
parabens^^
Gostei do artigo! =) Parabens
po gosteii x)
daora msm .
Gostei muito! Parabéns, Guilherme!
muito legal! parabens!
é isso ai.
super lgl.
Parabéns pelo artigo.
Me pareceu um desabado (☺). Mas gostei muito.
Uma pena as agências digitais se deixarem demorar a entender essa tendência. Isso está lhe custando caro agora.
Guilherme sou Editor tambem e sei como é dificil, parabens pelo post
Concordo com teu artigo , sou programador e sempre ficam querendo que eu saiba css .. -_-
Eu particularmente prefiro as tabelinhas cara 😀 , mas é bom post!
Cara gostie muito sobre oque vc falou! Sucesso !
Ué vc não era designer???!?!?!? Hauheuahe bricadeira, vida eterna ao CSS …
Interessante, gostei do texto , usou bem as palavras.
Votado, e gostei do post..
Gostei da parte que você falou do designer -_-, alias do semi designer semi programador..
Legal, foi preciso na idéia e potente na afirmação haha
Afinal ie6 ainda é legal ? hHAHAHAH morte ao ie6 Guilherme? Que tal fazer uma campanha?
Oi Guilheme, achei interessante seu post , abraço.
Olá, tia suzana !! 🙂 como vai ?
Então ja existe uma campanha para a cabar o ie6, alias algumas, mas eu particularmente acho que nada adianta até que essas campanhas cheguem aos usuário de classe c que ainda utilizam o ie6..
http://www.end6.org/
Tenho que me curvar às alegações do nobre autor, pois a internet deixou mesmo a condição de mero espaço especulativo, para ser a ferramenta revolucionária da nova geração trabalho. E nisto, temos de convir que “uma só espécie” de profissional não seria suficientemente capaz de resolver toda a intrincada rede de tarefas e problemas que se desencadeiam a cada clicar de mouse. Esse tal de “estruturador”, é mesmo o “especialista” de seguimentos.
Parabéns por abrir mais esta oportunidade no mercado informático.