A Microsoft anunciou que está abrindo uma nova “era de produtividade” para clientes e desenvolvedores com o Windows Copilot e o Dev Home, duas automações alimentadas por IA para aprimorar o Windows 11.
O pronunciamento do diretor de produtos Windows e dispositivos, Panos Panay, foi realizado no dia 23 de maio de 2023, durante o evento Microsoft Build e também por meio do Blog do Desenvolvedor do Windows.
Confira os detalhes:
O pronunciamento oficial da Microsoft
Durante o evento, o diretor apresentou os novos recursos baseados em sistemas de inteligência artificial que devem ser incorporados ao sistema operacional do Windows em sua 11º geração nos próximos meses.
“A equipe e eu estamos ansiosos para voltar ao Build com a comunidade de desenvolvedores este ano. […] A IA é a tecnologia que define nosso tempo e os desenvolvedores estão na vanguarda dessa transformação.”
Segundo os dados apresentados por Panay, o Windows teve um crescimento significativo no último ano, principalmente impulsionado pela adoção do sistema operacional mais recente da Microsoft, o Windows 11. Ele afirma que grande parte (24%) desse crescimento pode ser creditado aos desenvolvedores, que estão usando cada vez mais o sistema para desenvolvimento.
Por isso, o objetivo da Microsoft é ampliar os recursos de IA para que esses desenvolvedores tenham acesso a novas ferramentas de desenvolvimento, tendo mais contato com sistemas de linguagem de IA.
Confira os principais recursos anunciados durante o evento:
Windows 11 e Copilot integrados
O grande pronunciamento foi a incorporação do sistema Copilot, tecnologia alimentada por IA desenvolvida pela Microsoft para tornar o Office 365 mais produtivo e eficiente, ao Windows 11. Segundo o diretor, o Windows passa a ser o primeiro sistema operacional de computadores pessoais a oferecer uma assistência centralizada de IA para os clientes de forma nativa.
“Juntos, com o Bing Chat e plug-ins próprios e de terceiros, você pode se concentrar em dar vida às suas ideias, concluir projetos complexos e colaborar em vez de gastar energia procurando, lançando e trabalhando em vários aplicativos.”
Fonte: Blog da Microsoft
Conforme compartilhado pela Big Tech, o botão do Windows Copilot estará disponível ao lado da ferramenta de pesquisa na barra de tarefas e, após aberta, surgirá uma aba lateral do programa para que você possa utilizá-la como assistente pessoal.
O Copilot terá integração com os principais aplicativos do Windows, de forma que será possível utilizá-lo de diversas maneiras para tornar o dia a dia mais produtivo, pois todos os recursos estarão disponíveis em conjunto numa única ferramenta. Ou seja, você pode utilizar o recurso para copiar e colar, resumir, reescrever ou explicar seu conteúdo, bem como utilizá-lo para realizar tarefas mais complexas como planejar viagens e selecionar horários de voo, por exemplo.
Além disso, o Windows Copilot terá integração com os plug-ins do Bing e ChatGPT, oferecendo às pessoas acesso à experiências de IA aprimoradas, com novas maneiras de alcançar e inovar. Segundo a Big Tech, o Windows Copilot começará a ser disponibilizado para visualização no Windows 11 em junho deste ano.
Windows 11 para desenvolvedores
Segundo Panay:
“Este é um momento incrível para ser um desenvolvedor no Windows. As possibilidades em todos os setores – saúde, finanças, educação, tecnologia e outros – são infinitas.”
A Microsoft está investindo em ferramentas de inteligência artificial que possam democratizar o acesso ao aprendizado e construção de novos aplicativos, tornando mais fácil aplicar experiências baseadas em IA para codificar e desenvolver produtos.
Windows IA Library
Durante o evento, o diretor de produtos anunciou o lançamento da nova Windows IA Library (Biblioteca de IA do Windows), com uma coleção de modelos de machine learning selecionadas para operar APIs que ajudarão a impulsionar o desenvolvimento de IA (com a ajuda de IA).
Fonte: Blog da Microsoft
A Big Tech comunicou que apresentará mais detalhes sobre a disponibilidade e datas de visualização dos modelos nas próximas semanas. No entanto, a empresa já anunciou que o novo modelo ONNX Runtime será a porta de entrada da IA no Windows, bem como o Olive- uma cadeia de ferramentas criada para otimizar modelos e variados dispositivos.
Os modelos são um avanço do Hybrid Loop, anunciado em 2022, que conta com ferramentas que permitem um padrão de desenvolvimento com cenários híbridos de IA no Azure e em dispositivos clientes.
“O ONNX Runtime agora oferece suporte à mesma API para executar modelos no dispositivo ou na nuvem, permitindo cenários de inferência híbrida em que seu aplicativo pode usar recursos locais quando possível e alternar para a nuvem quando necessário.”
Dev Home: O novo companheiro de produtividade do Windows
Ainda durante o evento, o diretor anunciou o lançamento de uma nova experiência de centralização de recursos para desenvolvedores no Windows 11, o Dev Home, já disponível em pré-visualização.
O objetivo é agilizar o fluxo de trabalho com recursos como: otimização do WinGet para configuração mais fácil e rápida, Dev Drive para desempenho aprimorado do sistema de arquivos e um novo painel personalizável para acompanhar todos os fluxos de tarefas em um só lugar.
Fonte: Blog da Microsoft
Além disso, o Dev Home possui integração com o GitHub e as configurações da máquina do usuário para codificação de repositórios segundo o interesse do desenvolvedor, instalando facilmente as ferramentas e os pacotes que precisa.
O Dev Home também pode configurar os ambientes de codificação na nuvem, usando Microsoft Dev Box e GitHub Codespaces. Para ter acesso ao modelo de pré-visualização, basta baixá-lo na Microsoft Store.
Dev Drive: o novo armazenamento de repositórios do Windows
Seguindo com os anúncios do novo Windows, o Dev Drive foi lançado como um novo tipo de armazenamento, projetado especificamente para desenvolvedores, com capacidade para lidar com repositórios contendo muitos milhares de arquivos e diretórios.
Fonte: Blog da Microsoft
O Dev Drive utiliza o Resilient File System, que combinado com um novo recurso de modo de desempenho no Microsoft Defender for Antivirus, oferece uma melhoria de até 30% no desempenho do sistema de arquivos durante compilações e operações de E/S de arquivo, segundo a Big Tech, esse novo modo de desempenho é mais seguro do que exclusões de pasta ou processo, fornecendo uma solução equilibrada entre segurança e desempenho.
O Dev Home promete simplificar a configuração do Dev Drive como parte do processo de configuração do ambiente, permitindo armazenar código-fonte do projeto, pastas de trabalho e caches de pacotes e, segundo a Microsoft, o Dev Drive estará disponível em pré-visualização ainda esta semana.
Novos recursos e melhorias no Windows 11
A Microsoft está anunciando também outras novidades mais globais para o Windows 11, como:
- agrupamento de todas as instâncias dos aplicativos alocados na barra de tarefas;
- ocultar hora e data na barra de tarefas, de forma a manter o foco ou realizar capturas de tela sem necessidade de realizar edições;
- encerrar aplicativos diretamente pela barra de tarefas;
- suporte nativo para formatos de arquivo como tar, 7-zip, rar, gz e outros;
- separadores ao Windows Terminal para organização de diferentes shells em janelas separadas.
Novidades na Microsoft Stores
Por fim, a Microsoft anunciou que estava expandindo os recursos baseados em IA disponíveis na Microsoft Store, anúncios expandidos e mais ferramentas para alcançar novos usuários.
Fonte: Blog da Microsoft
Alguns dos principais produtos anunciados foram:
- Microsoft Store AI Hub: em breve, será incorporada uma seção dedicada às melhores experiências de IA criadas pela comunidade de desenvolvedores e pela Microsoft na Microsoft Store do Windows 11;
- Palavras-chave geradas por IA da Microsoft Store: para ajudar a otimizar a descoberta de aplicativos, a Big Tech lançou uma nova ferramenta no Partner Center que aproveita a IA para gerar e sugerir tags de pesquisa para aplicativos, otimizando a capacidade de descoberta;
- Resumo de avaliação gerado por IA: usando o poder da IA, a empresa quer compilar milhares de avaliações em um resumo simples, permitindo que os clientes descubram novos conteúdos com facilidade;
- Anúncios da Microsoft Store: a partir de junho, os anúncios da Microsoft Store poderão expandir sua presença além dos EUA, para mais de 150 regiões em todo o mundo, com mais opções para alcançar clientes nos resultados de pesquisa;
- Aplicativos de backup e restauração: a empresa também está aprimorando a experiência de backup e restauração de aplicativos, com pré-visualização já disponível.
Desde o lançamento do ChatGPT, fortemente apoiado financeiramente pela Microsoft, acompanhamos as corridas dos sistemas conversacionais de IA para a pesquisa online. Agora, a Microsoft está se colocando novamente a frente dessa disputa, expandindo seus recursos para além dos navegadores e tornando a experiência com IA nativa nos dispositivos desktop.