Marketing Digital

iOS 17 Pretende Remover Automaticamente Todos os Parâmetros de UTM das URLs

Por Raquel Pereira

Confira os detalhes sobre o novo iOS 17 e os possíveis impactos que a sua estratégia de marketing digital pode sofrer com o fim das UTMs.

Raquel Pereira

Durante seu último lançamento, a Apple anunciou diversas novidades sobre o futuro da tecnologia, com seu novo óculos de realidade aumentada e as próximas gerações de seus produtos mais clássicos, como o iPhone.

No entanto, o lançamento do novo iPhone 15, previsto para dezembro de 2023, pode gerar um revés para os profissionais de marketing com a chegada do novo iOS 17 e o “Rastreamento Avançado e Proteção de Impressão Digital”.

Confira os detalhes:

Rastreamento Avançado e Proteção de Impressão Digital e o Fim das UTMs no iOS 17

Segundo portais especializados, como o 9to5Mac, a próxima geração do sistema operacional da Apple – o iOS – deverá conter novos recursos de privacidade e segurança que a Apple está introduzindo este ano.

Dentre eles, o chamado Link Tracking Protection pode gerar o maior impacto nas estratégias de marketing digital. Com ele, todos os parâmetros de UTM utilizados nas URLs serão removidos quando o usuário clicar em um link, seja ele compartilhado nos aplicativos Mensagens, Mail ou no Safari Private Browsing (podendo ser habilitado pelo usuário na navegação padrão do Safari.

Essa medida de proteção avançada de links será padronizada nos novos produtos atualizados para o iOS 17 e o macOS Sonoma.

Como a remoção automática de UTMs no iOS 17 pode impactar a sua estratégia de Marketing Digital?

A adição de parâmetros de rastreamento (UTMs) aos links é uma prática comum entre anunciantes e empresas de análise para acompanhar a atividade do usuário em sites. Dessa forma, ao invés de utilizar cookies de terceiros, um identificador de rastreamento é anexado ao final da URL da página.

Essa abordagem também contorna as medidas de prevenção de rastreamento inteligente do Safari, que bloqueiam cookies entre sites e outros métodos de armazenamento de sessão. Agora, a Apple está tomando medidas para restringir esse comportamento em seus sistemas operacionais.

Para mitigar parcialmente o impacto dessas mudanças, a Apple está oferecendo uma alternativa para os anunciantes medirem o sucesso de suas campanhas, por meio da atribuição de anúncios de medição de cliques privados no modo Safari Private Browsing. Essa abordagem permite que os anunciantes rastreiem as métricas de conversão da campanha publicitária, mas sem revelar a atividade individual do usuário.

Apesar dos links ainda funcionarem como esperado, a remoção dos parâmetros pode dificultar – e muito – as ações de tráfego pago. Por enquanto, a Apple não anunciou se outros aplicativos terão a mesma restrição.

LEIA MAIS

Script de Vendas para WhatsApp: 18 Modelos para Você Usar

Script de Vendas para WhatsApp: 18 Modelos para Você Usar

Os scripts de vendas no WhatsApp melhoram a eficiência e as taxas de conversão da sua equipe comercial. Separamos modelos prontos para diversos segmentos e funções para você copiar e colar!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Como Mensurar Leads do WhatsApp

Como Mensurar Leads do WhatsApp

Aprenda como mensurar leads gerados pelo WhatsApp, abordando desde botões flutuantes em sites até integrações com CRM e campanhas de Lead Ads.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?