Uma das dúvidas mais recorrentes de quem trabalha com a internet diz respeito a criação de indicadores, em especial os de Marketing Digital. No vídeo abaixo, nosso CEO, Fábio Ricotta, responde mais essa pergunta.
Pergunte ao seu cliente sobre os indicadores
Uma das regras mais simples na hora de criar os indicadores em Marketing Digital é conhecer bem o seu cliente. Isso porque ao entender bem o que essa pessoa quer ( e procura), você terá mais assertividade na hora de realizar as métricas.
A regras dos 3 porquês
Quando questionamos alguns clientes sobre suas necessidades ou expectativas, é comum que recebamos repostas muitas vezes genéricas e quem nem sempre são o que ele procura.
Por exemplo, se alguém afirma que deseja alcançar a primeira posição no mecanismo de busca do Google, é preciso entender o porquê dessa vontade. Normalmente, o cliente acredita que estando na primeira posição ele receberá mais leads e tendo mais leads, conquistará mais clientes.
Ou seja, esse questionamento repetitivo faz com que encontremos a sua necessidade básica, que nesse caso é conquistar um número maior de clientes. E, consequentemente, o que ele precisa medir (ou saber) é a quantidade de vendas que realiza a partir da busca orgânica.
Use a lógica do negócio
Outro ponto importante é sempre levar em consideração a lógica do negócio. Por isso, e-commerce precisa de monitoramento em receita, faturamento e o número de transações diárias (dependendo de cada canal). Já para empresas que necessitam que o usuário solicite orçamentos ou agende reuniões, por exemplo, o ideal é monitorar quantos leads são gerados por dia.
Um detalhe importante é que para os indicadores, menos é mais. Isso porque se você tiver dezenas de indicadores, certamente terá mais dúvidas. O ideal é, portanto, que você possua os indicadores certos, para assim ter a visão assertiva do negócio.
Se mesmo assim o cliente insistir que precisar acompanhar indicadores como, o tempo de carregamento do site, a taxa de rejeição, entre tanto outros, pergunte novamente o motivo. Se ele possuir um bom argumento, a necessidade passa a ser válida.
Entenda o insight
Entender o que tiramos de cada indicador também é um bom indicativo de assertividade. Já que ao olhar determinados valores, o cliente pode absorver a informação de maneira que o ajude a crescer.
Por exemplo, se você fizer um estudo de conversão, a taxa de bounce rate tem sentido, mas se o trabalho for de Links Patrocinados ou SEO, ela não é tão interessante dentro do Marketing Digital.
Por esse motivo, a regra dos 3 porquês e os insights são a base do que fazemos de forma cotidiana para o Marketing Digital. Afinal, nós sabemos que todos os números precisam de uma reflexão para fazerem sentido em seu negócio.