A Hitwise revelou em seu estudo que o Google Brasil detém 78,63% de participação nas buscas no mercado brasileiro. O período selecionado é de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012
Após o gigante das buscas, segundo maior market share é do Bing, buscador da Microsoft, com 7,61% da preferência dos usuários, seguido de Ask Brasil, com 5,34% e Google.com, com 5,03%.
Somando-se todos os domínios do Google entre os top 10 buscadores mais visitados no Brasil, o buscador atinge 84,43% de participação no mesmo período de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro. Já o Bing e Bing Brasil têm, juntos, 8,19% da participação de buscas no período.
O Yahoo! Brasil está em quinto lugar na preferência dos usuários de Internet no país, com 1,19% de participação de buscas nas 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012. Ainda entre os top 10 buscadores mais usados no Brasil no período estão Google Portugal (0,74%), Ask (0,65%), Bing (0,58%), Yahoo! (0,064%) e Google Espanha (0,035%).
Yahoo! Brasil lidera em taxa de sucesso
O Yahoo! Brasil ficou no topo do ranking de taxa de sucesso dos 10 buscadores mais relevantes na Internet brasileira. No período de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012, buscador registrou 82,89%, enquanto o Bing Brasil atingiu 81,32%. Isto significa que, para os dois mecanismos de busca, mais de 80% das buscas executadas resultaram em uma visita a um site.
Já o Ask Brasil registrou taxa de sucesso de 77,80%, seguido do Ask (76,66%), Google (72,55%), Yahoo! (72,21%), Google Portugal (70,78%), Bing (70,73%), Google Brasil (68,13%) e Google Espanha (67,61%).
A taxa de sucesso é calculada pela proporção das buscas realizadas em cada uma das ferramentas que geraram efetivamente uma visita a um site.
Buscas contendo uma palavra são maioria
As buscas contendo uma palavra foram 31,56% do total no período de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 20,16%, e três palavras, 19,11%. As buscas contendo quatro palavras somaram 11,25% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 7,89%.
Por que vocês acham que a efetividade do Yahoo foi melhor? Será que o Google, por ser muito maior, recebe muitas consultas para checagem de rankings?
Essa foi a primeira explicação (para não dizer a única) que pensei para o Yahoo e o Bing liderarem a taxa de sucesso.
Abraços
Google é tudo não adianta querer fazer anuncio em mídia de Papel que não vira nada –
é Fato Sempre que o telefone aki para de tocar!
Pode olhar que acabou a verba da campanha Adwords
Olá, Fábio. Eu olho esses resultados sempre hegemônicos do Google e fico me perguntando “por que será que as outras empresas continuam tentando?”. Essa de taxa de sucesso é novidade pra mim. Bom saber.
Não me espanta nada ser a google a liderar o mercado, é só motor de busca a nível mundial. Em relação ao yahoo que tem a melhor taxa de sucesso não sei bem como isso pode ser mas a ser verdade é bom sinal um pouco de concorrência é sempre bom!
Olá Fábio,
Realmente isso só comprova o que se supeitava, por isso que em termos de SEO devemos nos aprofundar sempre no Google, afinal não dá para brigar com os números ou dá?
Dominar o Google é questão de sobrevivência para qualquer site ou blog que deseje se manter ativo e bem sucedido na internet.
Abraço.
Um pouco surpreendente para mim essa “Yahoo! Brasil lidera em taxa de sucesso” mas uma coisa é certa concorrência sempre é boa para não relaxar o melhor do Mundo …rsss A briga sempre vai ser grande para ser THE BEST!