Olá pessoal!
Quem foi ao ExpOn pode assistir palestras de grandes nomes do SEO nacional e internacional. Uma das mais procuradas do evento foi a de Link Building Nacional dada pelo trio Fábio Ricotta, Cassiano Travareli e Manuela Sanches.
Planejamento Estratégico
De acordo com a Manuela, o planejamento estratégico está logo após a proposta e o contato com o cliente. O intuito é conhecer o nicho e os concorrentes do site do cliente para assim planejar os próximos passos do trabalho. O planejamento estratégico seria o primeiro passo do link building.
Iniciamos o planejamento estratégico fazendo a análise das palavras-chave que serão trabalhadas. Para isso, podemos utilizar ferramentas como SemRush, Keyword Tool External do Google Adwords e o próprio Google Analytics, caso o site invista em PPC. Todos os dados levantados devem ser colocados em uma planilha para determinar qual o valor de cada palavra-chave para a campanha.
Com o valor de cada palavra-chave definido, analisamos os resultados de busca para aquelas que possuem um preço alto para a campanha. Podemos utilizar o SEO Quake para analisar as métricas dos sites que aparecem nos resultados de busca. Desse modo, podemos verificar o que já está funcionando para os principais termos selecionados.
Depois de analisados os concorrentes, devemos olhar o conteúdo do site do cliente e levantar o que podemos oferecer em troca dos links que queremos criar para o site. Conteúdo de boa qualidade, vídeos, podcasts, widgets são conteúdos que chamam a atenção e podem ganhar links.
Podemos utilizar também o Majestic SEO para analisar as top pages dos concorrentes e ver o tipo de conteúdo que eles estão ganhando link e verificar se o conteúdo é viável para nosso cliente.
Dois modos citados para ganhar links são: escrever guest post e distribuir press release. Para descobrir onde podemos distribuir conteúdo e ganhar links podemos utilizar o Majestic SEO, Open Site Explorer, utilizar queries no Yahoo, OMGILI (redes sociais) ou SEO Quake (descobrir sites que estão bem posicionados e não são concorrentes).
Para ajudar com as queries nos buscadores existem algumas ferramentas que auxiliam esse trabalho, exemplo Link Building Queries da Ontolo, Link Finder do SEOmoz e Link Search Tool, da Solo SEO.
Entretanto, é preciso conversar com o cliente e perguntar se ele está de acordo com os próximos passos do trabalho e com o grupo de palavras-chave selecionadas antes de iniciar as próximas etapas do link building.
Conteúdo – A Base
Conteúdo: A Base para Link Building
De acordo com o Cassiano, um fator importante que deve ser levado em consideração na criação de uma página é que o usuário analisa rapidamente os elementos da página para saber se ele realmente se interessa pelo assunto.
Existe uma grande diferença entre conteúdo de qualidade e página de qualidade. As páginas, além de possuírem conteúdo de alto nível, também trazem elementos de nível, que são estudados para que seja atrativo para o usuário. E foi comprovado que o usuário gasta mais tempo em página de qualidade.
Mas então como podemos criar uma página de qualidade?
-
- • Definir o conteúdo da página (tema, objetivo, URL, palavra-chave principal);
-
- • Analisar o que os concorrentes estão falando sobre o assunto;
-
- • Destacar palavras-chave importantes no conteúdo utilizando negrito e itálico;
-
- • Utilizar títulos e subtítulos;
-
- • Dividir o conteúdo em tópicos
-
- • Linkar para fontes externas confiáveis que falam sobre o seu conteúdo;
-
- • Linkar para conteúdos internos;
-
- • Utilizar imagens para ilustrar o conteúdo;
-
- • Utilizar vídeos;
-
- • Criar uma seção FAQ esclarecendo as dúvidas dos usuários sobre o assunto;
-
- • Voz do usuário. Agregue comentários, reviews e feedbacks dos usuários;
-
- • Facilitar a distribuição do seu conteúdo em redes sociais;
-
- • Listar conteúdos relacionados que já foram postados dentro do site no final do artigo;
- • Fazer citações, infográficos, listas, apresentações.
Uma dica importante foi utilizar hash (#) para linkar diretamente para uma seção específica do conteúdo. As hashtags ajudam o Google a criar links na snippet da página de resultados de busca diretamente para a seção.
Depois de criada páginas de qualidade, precisamos buscar oportunidades de ganhar links para elas. Guest post e indicar o conteúdo do site em comentários em blogs, fóruns, canais de vídeos, sites de perguntas e respostas e canais de apresentações são exemplos de onde podemos ganhar links.
Ações que visem melhorar o conteúdo e encontrar oportunidades de aumentar a visibilidade do seu site aumentam as chances de ganho de links.
Relatório e Automatização
Link Building – Relatórios e automação
De acordo com o Fábio, é preciso melhorar o relacionamento com o cliente. Em um trabalho de link building o cliente sempre quer saber: O que foi feito? Quanto foi feito? E o que meu site ganhou com isso?
Para mostrar os resultados é preciso criar relatórios. Precisamos de uma planilha de controle com a data, backlinks, texto âncora, domain authority, page authority, cache, visitas por mês e posicionamento da palavra-chave ao longo do tempo.
Com isso, podemos analisar se o trabalho de link building está melhorando o ranking das keywords trabalhadas nos resultados de busca. Em alguns casos, a página perde posicionamento e, por isso, é necessário analisar as fontes de má qualidade que influenciaram negativamente no seu site.
Também é possível que os links criados podem não influenciar o posicionamento nos resultados de busca, mas eles trazem uma quantidade considerável de visitas para o seu site. Para isso, é possível fazer um custom report no Google Analytics e analisar o tráfego para esses links criados.
Algumas fases do trabalho de link building podem ser automatizadas. É o caso da prospecção dos ativos utilizando footprints. Existe uma ferramenta chamada Scrapebox que analisa as páginas do Google utilizando footprints pré-definidos e retorna os sites relevantes para criar os links para o seu site.
Além disso, podemos verificar quantos likes do Facebook um grupo de URLs recebeu utilizando o Bulk Like Checker e verificar quantos retweets uma série de URLs recebeu utilizando o Bulk RT Checker. Essas duas últimas ferramentas estão no Labs da Agência Mestre.
Não é possível automatizar todo o trabalho de link building, mas podemos agilizar algumas etapas do processo utilizando as ferramentas certas.
Espero que tenham gostado da nossa cobertura do evento.
Um abraço e até a próxima!
A palestra foi show de bola!
Estou upando os vídeos que fiz em 3 partes… segue o primeiro:
http://www.youtube.com/watch?v=1RO7dbLGsv0&feature=related
Tenho uma loja virtual e um blog que usarei para atrair visitas com o conteúdo relevante ao meu público alvo. Porém, estou usando dois domínios o http://www.gasracing.com.br para a loja e o blog.gasracing.com.br para o blog.
Me disseram que seria melhor utilizar gasracing.com.br/blog pois assim os links que eu conseguisse para o blog aumentariam também o PR da minha loja. Porém o bloger só permite que o blog seja hospedado no diretório raíz. Posso fazer uma página /blog e redirecionar 301 para o dominio atual?
Obrigado
Marcelo
Instala um blog wordpress no /blog e faz um 301 no subdominio para o /blog.
Existem maneiras de migrar do blogger para o wordpress sem perder seus posts. Olha no Google que acha fácil um manual.
Abraços
Acho que pode ser interessante, segue o link para os vídeos da palestra completa:
http://caioferreira.net/seo-avancado/palestra-expon-2011-sobre-link-building
(fiquem a vontade para embedar os vídeos diretamente no post se desejarem)
Abraços
Caio Ferreira
Uma pequena dúvida,
Ao fazer minha automação pra pegar prospects com footprints etc..
é interessante eu já automatizar quais dados para cada url?
PR DA PA somente, sociais tbm é uma boa?