Olá leitores da Agência Mestre,
Cerca de 3 semanas atrás publicamos o primeiro estudo sobre os Resultados Universais do Google no Brasil. A idéia repercutiu bem e enviamos a nossa pesquisa no YouMoz, uma área do SEOmoz, onde qualquer pessoa interessada na área pode contribuir com algum material. No momento perguntei à comunidade se haveria o interesse no estudo para os EUA, já que são poucas as pesquisas nesta área, mesmo nos EUA. Como algumas pessoas pediram, resolvemos estudar melhor o cenário americano, e assim podemos ter mais um estudo sobre o mercado, uma vez que boa parte da Agência Mestre também trabalha com o mercado americano.
Grupo de Dados
Utilizamos nesta pesquisa um total de 2044 termos, onde cada um foi submetido à busca do Google EUA (.com) 4 vezes entre o período de 26 de Outubro à 30 Outubro, totalizando um total de 8.176 consultas. Neste grupo de 2044 termos, separamos eles em quantidade palavras, onde utilizamos a seguinte distribuição:
Diferentemente do estudo do Brasil, nestas consultas pesquisamos alguns tipos de resultados universais diferentes. Para cada uma das consultas investigamos se o resultado apresentado possuía um dos 5 resultados universais:
- Blogs Search
- Imagens
- Mapas
- Notícias
- Vídeos
- Produtos
- Livros
- Linha do Tempo
Desta forma, pudemos obter os seguintes resultados:
Blogs Search
Durante as quatro execuções do lote de termos pudemos notar uma pequena variação nos resultados onde, na primeira execução, obtivemos a menor quantidade de resultados universais com blog, 307. Já na terceira execução, obtivemos a maior, atingindo 361 consultas com resultados de blogs.
A média geral das quatro execuções aponta que 16.9% dos resultados possuem resultados com blogs e 83.1% não apresentam.
Imagens
No cenário de imagens pudemos notar que os resultados apresentam uma boa quantidade de imagens relacionadas. Na primeira execução obtivemos a menor quantidade de resultados com imagens, 762. Na segunda execução do lote, notamos a maior quantidade de resultados com imagens, 777.
A média geral das quatro execuções aponta que 37.7% dos resultados possuem imagens nos resultados e 62.3% não apresentam.
Mapas
Com relação à mapas, o cenário é bem americano é bem interessante. Nas duas últimas consultas, obtivemos a menor quantidade de mapas, 348. Já na segunda execução obtivemos a maior quantidade de mapas, 360.
A média geral das quatro execuções aponta que 17.3% dos resultados possuem mapas nos resultados e 82.7% não apresentam. É interessante ressaltar que utilizamos IP’s americanos, logo se as cidades responsáveis por estes IP’s possuem resultados locais do Google Business Center, eles influenciaram nos resultados.
Notícias
Curiosamente, as notícias nos resultados universais é o único tipo que apareceu em mais de 50% das consultas. Segundo os dados, obtivemos na terceira execução a maior quantidade de resultados com notícias, 1178. Na primeira execução do lote, notamos a menor quantidade de resultados com notícias, 1118.
A média geral das quatro execuções aponta que 56.1% dos resultados possuem notícias nos resultados e 43.9% não apresentam.
Vídeos
O interessante no cenário de vídeos é que notamos que em média, de cada 3 consultas, uma possui vídeos relacionados. Nas consultas, obtivemos na primeira execução, a menor quantidade de resultados com vídeos, 671. Na última execução do lote, notamos a maior quantidade de resultados com vídeos, 677.
A média geral das quatro execuções aponta que 32.9% dos resultados possuem vídeos nos resultados e 67.1% não apresentam.
Produtos
Os produtos aparecem em uma quantidade pequena de consultas ainda. Na primeira e quarta consultas obtivemos 59 resultados contendo os produtos e na segunda execução observamos a maior quantidade de produtos, 61.
A média geral das quatro execuções aponta que 2.9% dos resultados possuem produtos nos resultados e 97.1% não apresentam.
Livros
Curiosamente, no cenário de livros, o Google vem exibindo uma boa quantidade de resultados universais. Nas duas primeiras consultas obtivemos 440 resultados contendo os livros. Na terceira execução observamos a maior quantidade de livros, 445.
A média geral das quatro execuções aponta que 21.6% dos resultados possuem produtos nos resultados e 78.4% não apresentam.
Linha do Tempo
A linha do tempo é um resultado universal bem curioso, que aparece para determinados termos e agrega aos resultados de busca algumas informações temporais. Na primeira e última consultas obtivemos 14 resultados contendo a linha do tempo. Na segunda e terceira execuções observamos a maior quantidade de resultados contendo a linha do tempo, 15.
A média geral das quatro execuções aponta que 0.7% dos resultados possuem produtos nos resultados e 99.3% não apresentam.
Mescla de Resultados Universais
Como sabemos, uma página do Google não apresenta apenas um dos itens dos resultados universais, mas em sua grande maioria é apresentado uma combinação ou mescla destes itens, misturados com os resultados orgânicos ou ainda bem definidos acima ou abaixo deles.
Mostramos abaixo uma tabela com as 101 combinações encontradas nas páginas dos resultados do Google EUA:
Conclusões
Com esta pesquisa traçamos como estão os resultados universais no Google EUA. Com isto, podemos compará-lo ao estado atual do Google Brasil e assim direcionar melhor os nossos esforços em um tipo mais efeivo de resultado.
Para resumir o estudo, podemos citar que:
- 16.9% das consultas apresentaram Blogs Search
- 37.7% das consultas apresentaram Imagens
- 17.3% das consultas apresentaram Mapas
- 56.1% das consultas apresentaram Notícias
- 32.9% das consultas apresentaram Vídeos
- 2.9% das consultas apresentaram Produtos
- 21.6% das consultas apresentaram Livros
- 0.7% das consultas apresentaram Linha do Tempo
Desta forma podemos entender claramente o que acompanhamos nos eventos internacionais, onde vários palestrantes citam as buscas locais como grande fonte de tráfego e ainda podemos dizer que a divulgação de Press Releases é efetiva pela quantidade de aparições de Notícias nos resultados de busca.
O interessante de se observar nestas duas pesquisas, tanto a do Brasil quanto a dos EUA, é saber onde direcionar os seus esforços para cada país. No Brasil notamos que as imagens possuem uma enorme participação nas SERPs, já nos EUA as notícias lideram. Assim basta você concentrar a sua otimização mais direcionada para estes tipos de resultados universais. Caso você tenha dúvidas de como otimizar para estes resultados, vale apena ler o meu artigo sobre SERP Domination que traz diversas dicas para cada um dos tipos de resultados universais.
Espero que tenham gostado desta pesquisa e estamos abertos à sugestões. Até a próxima!