Olá, leitores da Mestre. Hoje, no Mestre TV, o Fábio vai falar de uma coisa que mudará o mercado de Marketing Digital: A Busca por Voz!
Dê o play e saiba mais sobre o assunto:
O marketing digital vai mudar por causa das buscas por voz. Toda essa nova geração de dispositivos por voz, que começou a ganhar notoriedade por conta dos assistentes de celulares – tal como a Siri -, evoluiu até funcionarem sem interface de toque. O Google Home ou o Amazon Echo, que tem seu assistente visual que é o Alexa, são exemplos de dispositivos sem tela que são ativados por comandos de voz.
Busca por Voz e Mobile First
Todo o investimento feito neste tipo de tecnologia só reforça a ideia do mobile first. E quando falamos deste conceito, não nos referimos apenas ao uso de celulares, e sim da utilização cada vez maior de dispositivos que permitem obter informações ou executam ações sem que o usuário perca mobilidade. Você pode, por exemplo, ter um computador de bordo no seu carro que é capaz de gerenciar o seu veículo, usar um wearable ou até mesmo contar com a automação residencial.
Ainda hoje, a busca por voz atua cada vez mais em duas camada: na de ação e de informação. A primeira está relacionada as atividades e funcionalidades que os dispositivos podem executar a partir do comando de voz , já a segunda, por sua vez, diz respeito às pesquisas feitas. É por isso que, como consequência, todo o mercado começa a se adaptar a este tipo de comportamento que tem colocado o mobile em primeiro lugar.
A camada de ação e o uso de Bots
Pode até parecer que todos esses avanços ainda estão distantes de serem presentes no dia a dia das pessoas e dos profissionais, mas dentro da camada de ação, o uso de Bots para busca por voz já é uma realidade. Hoje, esses sistemas já conseguem receber comandos dos usuários e serão a base do uso de dispositivos e busca por voz sem a necessidade de interfaces de toque.
No Brasil, assim que esse entendimento do comando de voz evoluir, a adoção do sistema promete ser espetacular, uma vez que o Android é predominante no país. Assim, no momento que superarmos a barreira da voz, seja daqui a dois ou a cinco anos, vamos ter um uso brutal deste tipo de tecnologia.
Como se preparar para as buscas por voz
Se você está se perguntando como se adaptar a essa nova tendência, a dica que deixamos é pensar para a sua empresa como ter bots e automatizar ações dos usuários. Além disso, você também pode automatizar o seu atendimento (SAC) e, por fim, pensar em quais tipos de ações mais geram atrito entre possíveis cliente e pessoas, e que podem ser substituídas por bots.
E você, concorda com essa opinião? Também acha que as buscas por voz vão dominar o mercado de Marketing Digital?Deixe seu comentário sobre o assunto, e veja também o artigo sobre Bots de Facebook para o Marketing Digital!