Olá leitores da Mestre,
É muito comum que ao assumir um projeto de marketing digital, você depare com alguns momentos onde o tráfego e vendas do cliente simplesmente explode. Datas famosas, como Black Friday ou natal, são duas das mais lembradas, mas outras como dia das mães, dia dos pais ou ainda cyber monday amparam alguns nichos de mercados.
A sazonalidade é algo muito presente no mundo real e também na Internet, fazendo-se de suma importância que o analista do projeto tenha isto claramente em suas mãos. Dê o play no vídeo abaixo e conheça formas e considerações importantes sobre sazonalidade.
Identifique a Sazonalidade pelo Histórico
A forma mais simples de começar a “descobrir” a sazonalidade de um mercado, caso você não conheça, é de posse da ferramenta de Web Analytics, você coloca a data mais antiga disponível com dados até a data atual, fazendo com que o gráfico fique totalmente na tela, como abaixo:
Você não precisa marcar a opção de mostrar os dados por meses, mas deixe no modelo original, de tráfego diário. Veja que existem picos em dezembro, junho/julho e em novembro. Como este gráfico é de um resort, entende-se facilmente que o aumento de tráfego ou conversões deve-se por conta das férias e de promoções de black friday.
Um outro caso é este abaixo:
Aqui também é fácil notal os picos de sazonalidade que localizam-se e junho, no dia dos namorados, e em maio, no dia das mães. Sabendo que é um cliente voltado à beleza e estética, entendo que eles fazem um bom sucesso com este público nestas épocas.
Este é o modelo mais fácil e preciso para identificar a sazonalidade em um projeto que você assume.
Identificando por Ferramentas
Outra forma de apoiar ou prever picos de acesso é através do Google Trends, uma ferramenta do Google que aceita um termo e mostra a busca deste termo ao longo dos tempos.
Aqui você pode utilizar os principais termos que o seu projeto possui como alvo e você pode inserir eles para saber o comportamento ao longo do tempo. Imagine que eu trabalhe com portal de entretenimento e preciso saber quando é o pico de um programa de televisão, o Masterchef, por exemplo. Facilmente consigo ter uma noção pelo Google Trends:
Ou ainda, se trabalho no setor de passagens aéreas, posso colocar este termo na ferramenta e observar que existem sempre picos em Janeiro:
Crie um Calendário
O trabalho seguinte é unir os dados que você descobriu com informações da empresa que você está prestando o serviço. Pergunte aos mais antigos ou donos do negócio quando é a melhor época da empresa. Este histórico é fundamental para que você crie o seu calendário de datas importantes. Você pode “apelar” ainda para sites de calendário ou datas sazonais, como este aqui. Investigue cada dia do ano e tente olhar se alguma faz sentido para o seu projeto.
O ponto aqui é definir e anotar quais são as suas datas ao longo do ano, para saber quando você poderá se preparar. Faça este “mapa” e imprima-o, colocando junto da sua mesa de trabalho. Outro ponto que gosto de fazer é anotar em meu “Google Calendar” (ou seu sistema online favorito), 1 mês antes de cada data um aviso de que falta 1 mês para aquela data especial. Assim, serei avisado caso esqueça de olhar no meu calendário.
Prepare-se Muito Bem
Encontrar a sazonalidade é a parte mais fácil, o difícil aqui é preparar as suas estratégias para que surtam efeito no dia exato. Por exemplo, quando falamos de sazonalidade em SEO precisamos ter em mente que não podemos trabalhar 7 dias antes da data especial. Precisamos de um planejamento e execução prévios, com cerca de 2 meses ao menos, para que você consiga ter uma execução razoável.
Já em compra de mídia, entendo que você até pode executar com 1 semana antes da data especial, mas saiba que vários dos seus clientes irão fazer ações, desta forma, você ficará sobrecarregado. Então a recomendação aqui é levantar tudo o que estará em promoção, ao menos 15 dias antes, para que você possa escolher bem os termos, criar os anúncios, subir imagens e testar as landing pages.
Em email marketing, confirma com a empresa de disparo, se você conseguirá realmente fazer o disparo que deseja, pois várias empresas farão disparos naquele dia. Outro ponto importante aqui é criar uma base segmentada, como este exemplo aqui do Ponto Frio sobre a Black Friday:
Aqui existe sim uma página já criada, que manteve-se a URL ao longo dos vários anos de Black Friday e ainda a pessoa pode se cadastrar de forma segmentada. Eu por exemplo estou apenas na lista de tecnologia, mas outra pessoa pode entrar em uma ou mais listas. Assim facilita-se o disparo e a personalização.
Cuidado com Hospedagem
Em dias de picos de tráfego a sua hospedagem tradicional pode não aguentar muito o acesso, ficando sobrecarregado e estragando a sua estratégia. A solução aqui é bem simples mas precisa ser executada. Você precisa conversar com o responsável dentro da sua empresa ou a empresa de hospedagem, sobre o que pode ser feito durante o dia. Algumas soluções simples são o aumento de recursos, a utilização de cache ou ainda de uma CDN, como o CloudFront da Amazon, a Max CDN ou ainda o Cloud Flare.
Você ainda está perdido na hora de explorar as datas sazonais? Sua loja ou empresa não tem qualquer estratégia? Entre em contato com a gente e peça um planejamento.
Desejo muito sucesso a todos nas datas sazonais e espero que tenham gostado!
ótima matéria!