Olá leitores da Mestre,
Quanto mais evoluímos em marketing digital, notamos que cada canal de aquisição de tráfego importa. Mas além de trazer tráfego é importante você pensar em relacionamento com os seus visitantes e clientes. É aí que entra o processo de email marketing dentro dos projetos.
Aqui na Mestre, estamos cada vez mais envolvidos na visão de Inbound Marketing, a qual usa como um dos pilares, o trabalho de email marketing para relacionar-se com a sua base, tornando-a mais interessada em você, na sua autoridade e nos seus produtos. Neste tema, criamos um episódio no MestreTV para que você entenda melhor a importância do lead:
E para executar uma boa estratégia de email marketing e nutrição de leads, você precisará de uma ferramente qualificada. Por isto, separei 5 das melhores ferramentas que já tive contato para que você escolha a sua. Vamos lá?
Mailchimp
Uma das ferramentas mais queridinhas da comunidade é sem sombra de dúvidas o Mailchimp. Contando com uma interface simples e leve, é possível você criar as suas campanhas de forma muito intuitiva. Ele é muito atrativo para quem está começando pois existe um plano gratuito de até 2.000 emails na base e até 12.000 emails por mês.
A parte mais intuitiva ao meu ver é a criação do visual da sua peça de email, que pode ser feita através de uma base de templates ou então criando o seu próprio código:
Nele é possível você gerenciar as suas campanhas de email marketing e também todos os emails das pessoas. Existe ainda uma série de integrações possíveis entre o Mailchimp e outros softwares, sendo para mim um dos grandes diferenciais da plataforma.
Outro ponto importante é que é possível criar uma quantidade enorme de automações, sejam elas as tradicionais ou até mesmo relacionadas à loja virtual:
Dois pontos negativos do Mailchimp ao meu ver são a separação dos leads (emails) em listas, fazendo a cobrança duas vezes caso o email esteja em duas listas. Isto não é muito comum e isto faz com que o seu plano suba rapidamente. Outro ponto é que por não ter uma representação no Brasil, neste momento, o valor do Mailchimp fica um pouco proibitivo caso você tenha listas muito grandes.
GetResponse
A GetResponse também é muito conhecida de profissionais lá de fora e alguns aqui no Brasil já utilizam ele. O interessante é que ele está com a sua interface toda em português facilitando muito que qualquer pessoa possa operá-lo. Nele existe a funcionalidade de fluxo de automação, algo indispensável para qualquer ferramenta de email marketing nos dias de hoje.
Para mim, o maior destaque é o criador de emails, que é praticamente um editor visual:
Ainda dentro da ferramenta, diferentemente do Mailchimp, você consegue criar pesquisas (enquetes) e até mesmo landing pages para coletar leads:
Ao meu ver ele é uma excelente alternativa para o Mailchimp, apesar de ter uma interface inicial mais cheia que o Mailchimp, entendo que ele entrega bem mais funcionalidades para quem utiliza, além de ter as funcionalidades de pesquisa e landing pages. O GetResponse é uma bela ferramenta a ser testada por você!
InfusionSoft
Cada vez mais as ferramentas de email marketing estão vindo ou são criadas dentro de sistemas mais complexos. Este é o caso da InfusionSoft, que diferentemente do GetResponse, ele reúne ainda uma série de funcionalidades de vendas dentro do seu software. Ele é bem direcionado para empresas e pessoas que querem juntar os processos de vendas e marketing em um único local.
O destaque ao meu ver é a possibilidade de criação visual das suas campanhas de email marketing:
Ela não é a ferramenta mais barata, mas contém funcionalidades como integração com carrinho de compras, gerenciamento de cookies/tags em usuários/visitantes, um CRM para gerenciamento das pessoas, um sistema fenomenal de autoresponders para fluxo de automação e um lindo sistema de criação de formulários.
É uma ferramenta robusta que pode ser bem aplicada para empresas ou projetos que precisem de uma ferramenta mais profissional. Vale a pena conferir o InfusionSoft.
RD Station
Se o Mailchimp é a ferramenta “gringa” queridinha das pessoas, sem sombra de dúvidas o RD Station é a ferramenta queridinha do mercado brasileiro. Criado pela Resultados Digitais, a plataforma do RD Station foca muito no processo de marketing e vendas da empresa, contando com um sistema de email marketing e automação muito bons!
Para relacionamento com clientes e parte da nossa base utilizamos o RD Station aqui na Mestre. Ela se mostra uma ferramenta muito simples para gerenciar toda a minha base, me cobrando apenas 1 vez pela pessoa, diferentemente do Mailchimp. É um modelo bem justo e ainda que você paga em reais, valendo muito mais a pena do que qualquer software “gringo”.
A ferramenta está passando por várias melhorias, contando com um sistema novo de Marketing BI e Lead Scoring. Ainda fica à desejar nas ferramentas de criação de layout de email e de landing page, se comparado as ferramentas “gringas” que apresentei acima, mas é possível ter uma customização bem razoável.
LeadLovers
Uma outra ferramenta brasileira de email marketing, muito focada em nutrição e geração de leads é o LeadLovers. Muito mais nova do que as outras mas com uma infinidade de funcionalidades, utilizamos a LeadLovers aqui na Mestre para projetos com mais volume e onde preciso ter uma visão melhor dos meus funis de nutrição.
Assim como a RD Station, a LeadLovers só cobra uma vez pelo lead/email cadastrado, facilitando muito o valor da ferramenta, que é um dos mais baratos que já vi no mercado.
Uma especialidade do LeadLovers é o criador de páginas, que lhe ajuda a colocar uma página no ar para a captura de emails, entrega de um ebook ou ainda para exibição de um webinar. Você pode criar do zero o seu HTML ou utilizar o sistema de drag and drop:
Para mim o LeadLovers é a ferramenta ideal para pequenos produtores, blogueiros e pequenas empresas que precisam de um sistema interessante e funcional para coletar, organizar e nutrir seus leads. Vale muito a pena testar!
E você gostou das sugestões? Ficou na dúvida em como implementar a nutrição de leads? Qual ferramenta você utiliza? Deixe a sua opinião nos comentários e se realmente gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais. É o único pedido que tenho para você em troca deste material!
Parabéns, ótima matéria!
Nós utilizamos aqui na empresa 2 sistemas:
Observação: Não enviamos spam NUNCA! nem deixamos nossos clientes fazerem isso.
O server da K2Host envia até 2.000.000 de e-mails mês por um ótimo preço, nesse caso é preciso instalar um CMS para gerenciar os envios (wordpress ou Joomla) pq esse é apenas o server SMTP.
Além disso, para os que querem arrebentar a boca do balão com uma listagem com Opt-In (lista de e-mails válida) a Dreamhost.com tem envio ilimitado, desde que o remetente aceite receber suas informações (opt-in). Temos cliente enviando 50.000 e-mails em minutos.
Uma ferramenta recente e muito interessante é a Active Campaign.
Além de outras funcionalidades permite taguear o lead e enviar e-mails previamente definidos de acordo com sua interação no site e não somente enviar e-mail com gatilho de tempo, além disso o valor é bem acessível com planos à partir de $9,00 mensais.
Vale à pena conhecer também!
Oi José,
Realmente ouvi falar bem do Active Campaign mas como não testei optei por não colocar na lista. Acho ótimo o esquema de taguear o lead e vejo que é uma tendência das ferramentas.
Obrigado pela contribuição!
Gostaria da opinião de vcs sobre a benchmark
grato!
Eu sou muito fan da GetResponse, até por que uso ela integrada com o PipeDrive.
Contudo sinto falta das duas plataformas ainda não terem se ligado, pois são muito complementares. Aqui na BNW fizemos uma série de integrações entre ambas manualmente e ainda quero fazer um controle de FUNIL DE MARKETING no PipeDrive automatizado com o GetResponse. Afinal, como bem comentado Fábio, a RD ainda peca em alguns itens básicos onde as ferramentas gringas dão show.
O que a RD oferece hoje é um pulo para GetResponse fazer também.. e fazer melhor. Acho o custo da GetResponse bem interessante e acessível para iniciantes na Automação de Marketing, o que na RD não sai por menos de R$ 800,00 mês. Mas uso RD em outro negócio e tem resultados bem legais!
Valeu a dica pelo Lead Lovers! Testarei em breve! Um abraço e uma ótima semana pra equipe da Mestre.
De tempos em tempos alguns falam que o email vai morrer mas entra ano, sai ano, e continua sendo uma ferramenta que da muito resultado. Isso ta ficando ainda mais evidente com todas as opções de automação de marketing, nutrição de leads e etc.
Eu trabalho numa startup brasileira que acabou de por no ar a versão mais nova do Route (www.route.to). Não temos a ideia de ser uma ferramenta “gigante” como a RD Station que tem um modelo bem parecido com a da HubSpot. A gente tá seguindo a linha de ferramentas como Vero, Customer io e Autopilot.
No fim de 2014 colocamos nosso Beta no ar e desde então estamos fazendo melhorias. O Route é desenvolvido aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul.
Quem quiser conhecer uma alternativa nova para ferramentas de automação de marketing, convido o pessoal para dar uma olhada no Route: http://www.route.to
Fábio, dê um help. Sou uma consultora autônoma, quero construir um novo site e vi que a LeadLovers oferece uma plataforma de criação de sites que é bem interessante, simples de usar e oferece, inclusive, SEO on page.
A dúvida é se vou conseguir rankear bem no Google usando a plataforma deles. A ideia inicial era usar o WordPress.
Vcs tem alguma experiência com sites construídos com o LeadLovers?
Renata
Não conhecia a InfusionSoft. Vou testa-la.
Parabéns pelo artigo, bastante informativo.
Abraço