O novo relatório “B2C Content Marketing Benchmark, Budgets, and Trends – Insights for 2023”, desenvolvido pelo Content Marketing Institute em parceria com o MarketingProfs, apresenta dados sobre o uso das estratégias de marketing de conteúdo no último ano e como os profissionais de marketing devem seguir este ano.
O principal objetivo é identificar as estratégias e dificuldades que os profissionais do setor B2C estão enfrentando no momento, como estão investindo seus recursos e do que precisam para otimizar suas ações.
Confira os insights coletados através da opinião de mais de mil profissionais de marketing entrevistados!
A Importância do Marketing de Conteúdo para os negócios B2C
70% dos profissionais entrevistados afirmam que, no último ano, a estratégia de marketing de conteúdo se tornou mais importante para suas organizações. Em contrapartida, apenas 4% dizem o contrário.
No entanto, para dar o devido valor à estratégia, é preciso investir em mais recursos para a construção de um ativo que realmente entregue resultados ao negócio. Por isso, quando questionados sobre o que mudariam em sua organização quanto ao marketing de conteúdo, a grande maioria quer: mais funcionários, mais orçamento e melhor acesso a especialistas no assunto.
O Grande Erro das Empresas ao Utilizar o Marketing de Conteúdo
O especialista em Marketing de Conteúdo do Content Marketing Institute, Robert Rose, explica que o marketing de conteúdo não é uma vantagem competitiva e também não é um diferencial. De acordo com ele:
“A maioria das empresas pensa em como pode mudar o conteúdo para se adequar ao propósito do marketing, não como pode mudar o marketing para se adequar ao propósito do conteúdo.”
Cada vez mais, uma estratégia sólida de marketing de conteúdo se torna uma necessidade das empresas para se conectar com o público alvo. As pessoas passam boa parte do tempo realizando buscas na internet, mas nem sempre elas estão em busca de produtos ou serviços.
A maior parte das perguntas feitas aos buscadores estão relacionadas às dores das pessoas, problemas que elas buscam resolver. Isso significa que, caso a sua empresa não tenha uma estratégia de conteúdo sólida, ela vai atingir apenas uma pequena parcela do público.
Ou seja, uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada conta com a produção de materiais para diversas etapas do funil, desde o topo, quando as pessoas ainda estão querendo entender mais sobre suas necessidades, até o fundo, onde os leads já estão procurando um produto ou serviço.
Marketing de Conteúdo não deve ser tratado como estratégia focada em projetos
O estudo mostra que os profissionais de marketing de conteúdo têm muita dificuldade em acompanhar as demandas de conteúdo, principalmente porque as empresas utilizam a estratégia como um esforço focado em campanhas e projetos.
Dessa forma, acaba sendo necessário o investimento (de recursos e de tempo) em muitos ativos diferentes, o que acaba tornando o processo de criação pouco coerente e, na maior parte das vezes, inconsistente.
Além disso, os entrevistados ainda listaram outros problemas que vêm afetando o desempenho das estratégias de conteúdo B2C:
- criar conteúdo que atrai diferentes públicos-alvo (57%);
- consistência no acompanhamento de métricas (44%);
- diferenciação dos produtos/serviços da concorrência (40%);
- comunicação entre as áreas da empresa (38%);
- integração das tecnologias utilizadas (37%);
- consistência na mensagem dos conteúdos (34%);
- acesso à especialistas em assuntos para criar os conteúdos (27%);
- fazer negócios através do marketing de conteúdo (25%).
Rose explica que os profissionais estão tão inseridos em um processo focado em projetos que acabam não conseguindo desenhar uma estrutura sustentável e escalável.
Recentemente, Brad Smith, redator e dono de três empresas focadas em criação de conteúdo, compartilhou um framework de cinco passos para tornar seu processo de criação de conteúdo mais objetivo e otimizado para estratégias de SEO.
Mas o Marketing de Conteúdo está trazendo retorno para as empresas B2C?
Apesar dos desafios, pelo menos metade (52%) dos entrevistados consideram sua estratégia de marketing de conteúdo como “moderadamente bem sucedida” e apenas 2% dizem que “não foram bem-sucedidos”.
Além disso, 25% consideram sua estratégia “muito bem sucedida” e 86% dizem que o marketing de conteúdo oferece uma “carreira significativa”. Para a felicidade dos profissionais de conteúdo B2C, 73% acreditam que suas organizações venham a aumentar o investimento na estratégia este ano.
Esse é o primeiro passo para otimizar a estratégia de marketing de conteúdo, tornando-a mais consistente e previsível a longo prazo. Assim, os profissionais terão mais informações para conseguir lidar com seus principais desafios hoje.
Confira também a opinião dos profissionais de Marketing B2B
Ambos os setores concordam que o marketing de conteúdo está se tornando mais importante do que nunca para suas organizações. Mas, será que os desafios são os mesmos para o marketing de conteúdo B2B e B2C? Confira o que os profissionais de marketing B2B precisam em 2023!