Até 8 de Janeiro de 2024, o Google estará descontinuando a ferramenta legada do limitador de taxa de rastreamento no Search Console.
Segundo o buscador, esse recurso não é mais útil porque a pesquisa melhorou sua “lógica de rastreamento e outras ferramentas disponíveis para os editores”. Confira os detalhes:
O que é a Ferramenta de Taxa de Rastreamento do Google Search Console?
A Taxa de Rastreamento do Googlebot é uma ferramenta da versão anterior do Google Search Console que permite que os usuários comuniquem ao Google quando querem uma “diminuição” no rastreamento do seu site, solicitando que o buscador rastreie menos do que faz atualmente.
Historicamente, o buscador não recomenda limitar a taxa de rastreamento, a menos que você esteja vendo problemas de carga do servidor que são definitivamente causados pelo Googlebot atingindo seu servidor com muita força.
Por que o Google está removendo essa ferramenta?
Conforme compartilhado pelo analista Gary Illyes, do Google, essa ferramenta já não faz mais sentido com os avanços do buscador e suas melhorias na indexação de sites:
“[Atualmente] com as melhorias que fizemos em nossa lógica de rastreamento e em outras ferramentas disponíveis para os editores, sua utilidade se dissipou”.
Segundo o analista, o Google agora reage à forma como o servidor dos sites se comunicam com ele e responde às suas solicitações HTTP para indexação das páginas através do Googlebot.
“Por exemplo, se o servidor retornar persistentemente 500 códigos de status HTTP para um intervalo de URLs, o Googlebot irá desacelerar o rastreamento automaticamente e quase imediatamente. Da mesma forma, o Googlebot fica mais lento automaticamente se o tempo de resposta às solicitações for significativamente maior.”
Ou seja, caso o seu site esteja passando por problemas de processamento das informações, você já não precisará mais notificar ao Google para que ele limite a sua indexação, pois essa ação será tomada imediatamente com base no tempo de resposta das informações.
O analista ainda acrescenta que, caso seu site esteja passando por esse tipo de problema, é possível consultar essa documentação do buscador e resolver as limitações.
Alterações na Taxa de Rastreamento
O Google afirma que, com a descontinuação da ferramenta limitadora de rastreamento, uma nova velocidade mínima de rastreamento para uma taxa mais baixa está sendo desenvolvida, comparável aos antigos limites de taxa de rastreamento.
Portanto, o Google “continuará efetivamente honrando as configurações que alguns proprietários de sites definiram no passado se o interesse de pesquisa for baixo e nossos rastreadores não desperdiçarem a largura de banda do site”, acrescentou Illyes.
Além disso, caso o seu site passe por problemas de rastreamento, o Google oferece um formulário de feedback para informar o que está acontecendo e solicitar uma reparação.
Pouquíssimos usuários e proprietários de sites utilizam a ferramenta atualmente, segundo o Google, mas para aqueles que estiverem usando esta ferramenta de taxa de rastreamento, é importante buscar novas formas de solucionar seus problemas de indexação até janeiro do próximo ano.