Há uma semana, os relatórios em tempo real do Google Analytics (4 e Universal), estavam atrasados com algumas métricas. Apesar do Google afirmar que corrigiu o problema duas vezes, usuários permanecem o relatando.
Segundo o Google, os problemas dos relatórios em tempo real do Universal Analytics não serão totalmente corrigidos
O Google respondeu ao tópico do rastreador de problemas dizendo que a equipe de engenharia “não conseguiu eliminar completamente o problema”. O Google acrescentou que a empresa “não está mais procurando resolver esse problema”.
Basicamente, o novo anúncio do buscados sugere que os usuários que desejam ter os relatórios em menos tempo devam considerar a migração para o GA4.
Quando tudo começou
De acordo com a análise do Search Engine Land, o problema teve início entre o dia cinco e seis de abril. No entanto, logo no dia sete, o Google afirmou ter corrigido o problema com o relatório em tempo real:
“Tomamos conhecimento de um problema que durou entre 2022-04-05 14:08:29 PDT e 2022-04-06 15:28:54 PDT em que o Universal Analytics teve um problema com sua interface de relatórios em tempo real. Como resultado, a interface pode ter mostrado resultados incompletos ou nenhum dado. O problema foi resolvido.”
Ontem, mais um comunicado oficial foi postado pelo buscador:
“Estamos investigando relatórios de um problema com o Google Analytics. Daremos mais informações em breve. Os usuários afetados podem acessar o Google Analytics, mas estão vendo mensagens de erro, alta latência e/ou outro comportamento inesperado. Os relatórios do GA4 podem aparecer em branco ou não carregar.”
A grande frustração é que as reclamações persistem até hoje, dia 12 de abril.
Usuários insatisfeitos
Confira algumas reclamações dos usuários feitas em suas contas do Twitter
@DigitalAnalyst_ diz:
“nas minhas contas, o erro só acontece em views com filtros aplicados… views rawData não vejo esse problema. Você vê um comportamento semelhante?
em todos os casos vejo menos de 10%, e com este truque 100%
no GA4 não vejo erro em tempo real😎O Google está tentando nos dizer algo?”
Para quem não entendeu o comentário do @DigitalAnalyst_, em 16 de março deste ano, o buscador anunciou que encerrará a operação do Google Universal Analytics até o dia 1º de julho de 2023, forçando os profissionais a migrarem para o GA4, ou então, buscarem outra ferramenta de análise de dados.
@djpinna compartilhou sua preocupação com seus seguidores:
“No momento, estou vendo PVs em tempo real normalmente, mas meus usuários ativos em tempo real caíram de 500-600 para cerca de 30. Estou no meio da organização das coisas do Modo de Consentimento e estou com medo de ter quebrado alguma coisa! Então, por favor, confirme se é apenas um relatório em tempo real que está falhando.”
Sua equipe não está confiante com a migração? Conheça nosso serviço de consultoria em Google Analytics!
Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.