Conforme anunciado nesta quinta-feira (22 de junho de 2023), o Google está lançando mudanças significativas em seus critérios de qualificação, que darão aos anunciantes insights de conversão mais precisos sobre o desempenho de seus anúncios.
Os anunciantes poderão utilizar essa novidade para identificar quais canais estão contribuindo para aumentar a taxa de conversão, de forma que eles possam medir melhor o impacto de suas campanhas. Confira os detalhes:
Nova Opção de Qualificação para Créditos de Conversão do GA4
Com esse lançamento, o Google está oferecendo aos anunciantes – pela primeira vez – a possibilidade de escolher quais canais devem ser qualificados para receber créditos de conversão (para conversões na Web), dentro do Google Analytics e compartilhá-las com o Google Ads.
Segundo o buscador, isso poderá ser aplicado tanto em canais pagos do Google (anteriormente, Ads-preferred) quanto nos canais pagos e orgânicos (anteriormente, Cross-channel).
Como o novo recurso do GA4 funciona?
Conforme compartilhado pelo buscador, o novo recurso foi desenvolvido para informar aos anunciantes quais canais contribuíram para gerar uma conversão, tornando a jornada de compra do consumidor mais clara e ajudando-o a medir o impacto de suas ações.
Para visualizar quais canais estão qualificados para receber crédito por conversão no Google Ads, é preciso acessar as guias Resumo de conversões > Detalhes de Conversões e Campanhas. Já no Google Analytics, essas informações podem ser encontradas na página de Configurações de Atribuição.
Os canais que podem ser considerados nesses casos são:
- Canais pagos do Google: somente canais pagos do Google Ads são qualificados para receber crédito de conversão.
- Canais pagos e orgânicos: canais pagos e orgânicos são qualificados para receber crédito de conversão, mas somente o crédito atribuído a canais do Google Ads aparecerá em suas contas do Google Ads.
Por padrão, a ferramenta vai selecionar inicialmente apenas os canais pagos, mas os profissionais podem optar por observar as duas instâncias para, assim, possuir uma fonte maior de informações.
Leia também: Ferramenta Permitirá a Aplicação de Públicos do GA4 ao Google Ads
Esses dados podem ser incrivelmente úteis para os anunciantes que investem em diversos formatos de anúncios e criativos, pois ajudará a mapear melhor aqueles que estão trazendo mais retorno sobre o investimento (ROI). Dessa forma, será possível criar novas estratégias para aumentar as conversões e a receita de forma confiável.
O prazo para migrar seus dados para o GA4 está acabando!
No dia 1º de julho, o Google Analytics Universal deixará oficialmente de processar novos dados! Ao final do dia 30 de junho, o GA4 se tornará a nova ferramenta de acompanhamento do Google e todos os profissionais de marketing deverão correr contra o tempo para se adaptar.
Que tal contar com o apoio de uma agência especializada em SEO e com mais de 15 anos de experiência no mercado para auxiliar o seu negócio? Conheça nossa Consultoria de SEO e veja como nosso time de mestres pode elevar os resultados do seu negócio, com as melhores práticas do mercado!