Nos últimos dias, os profissionais de Marketing Digital que utilizam o Google Search Console para auxiliar na indexação de suas páginas estão enfrentando problemas com a ferramenta.
Confira os detalhes e entenda porque suas páginas podem não estar sendo indexadas pelo Google:
Ferramenta de Indexação do GSC com falha
Na última semana (20), os usuários do Google Search Console começaram a notar uma sobrecarga na ferramenta de solicitação de indexação de páginas no buscador, com uma mensagem informando que a carga de host havia sido excedida:
(Imagem: Search Engine Land | Reprodução)
O recurso de “solicitação de indexação” é uma das formas que os profissionais de marketing têm para auxiliar o Google a encontrar suas páginas. Com ele, os profissionais podem analisar suas URLs e sinalizar para o Google quais são as novas páginas que ainda não foram indexadas nos resultados de pesquisa – como um “atalho” para que os mecanismos do buscador cheguem mais rapidamente às suas novas páginas.
No entanto, desde o fim da Atualização de Spam de Outubro de 2023 na última semana, muitos spammers que tiveram suas páginas removidas dos resultados de pesquisa estão sobrecarregando o recurso para voltar a exibir suas páginas nocivas ou irrelevantes aos usuários.
O que o Google disse sobre este erro?
Um dos porta-voz do Google mais conhecidos, o John Mueller, respondeu alguns comentários no X (Twitter), informando aos usuários que o Google já está ciente do ocorrido e está buscando alternativas para resolvê-lo:
We’ve been looking more at this and the other similar reports in the forum, and I don’t have a conclusive answer. It doesn’t feel as definitive as it usually is with this error, sorry … I’ll update here once we know more. cc @CrownRift @expomaster2 @ChrisRadny @CryptoShooting
— I am John (@JohnMu) October 20, 2023
Nesta segunda-feira (23), ele atualizou a conversa informando que o problema estava sendo causado por spammers e tranquilizou a comunidade de SEO informando que a indexação “normal” está funcionando corretamente.
Esse erro indica que minhas páginas estão sendo consideradas spam?
No post realizado no X pela Central da Pesquisa Google, informando o lançamento da Atualização de Spam de Outubro de 2023, muitos usuários estão compartilhando suas dúvidas sobre este erro.
Dentre eles, muitos questionam se suas páginas estão sendo ou poderão ser consideradas como spam caso eles consigam utilizar a ferramenta para acelerar o processo de indexação de novas páginas, mas o buscador reforça que não.
Apesar de ainda não ter uma solução para o problema, o buscador reforça que muitas regiões e – até mesmo – alguns usuários não estão sendo afetados pelo erro, portanto, não serão penalizados caso utilizem a ferramenta.
No entanto, se algum conteúdo spam for reindexado na pesquisa, este provavelmente será removido.
Como indexar minhas páginas sem a ferramenta do Search Console?
Novamente, John Mueller tranquiliza a comunidade dizendo que o problema não é algo com o qual precisam se preocupar, uma vez que a indexação do Google continua funcionando normalmente:
I wouldn’t worry about it – normal crawling and indexing is generally fine.
— I am John (@JohnMu) October 22, 2023
No entanto, muitos usuários costumam utilizar a ferramenta para acompanhar o status de indexação de suas páginas e – ao se deparar com tal erro – podem acreditar que há algum problema.
Neste caso, existem algumas dicas que podem te ajudar a tornar seus conteúdos mais “visíveis” para o buscador e aparecer no Google, como:
- realizar linkagens internas e externas para facilitar que o buscador identifique que existe um novo conteúdo disponível no seu site;
- buscar nos seus artigos e conteúdos mais visitados oportunidades de linkar para o novo conteúdo, de forma que ele possa ganhar mais relevância;
- criar publicações em redes sociais e compartilhar o link do seu conteúdo para atrair mais tráfego e mostrar para o buscador que sua página é relevante.
Essas são apenas algumas sugestões que você pode testar enquanto a ferramenta está “fora do ar”. Mas, ainda assim, se estiver precisando de ajuda para melhorar seu posicionamento no Google, conte com o apoio da Agência Mestre!